quinta-feira, 29 de novembro de 2007

133 ESTUDANTES DA CAPITAL E INTERIOR PARTICIPAM DO CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ ESCOLAR 2007

A Federação Cearense de Xadrez realizou com grande sucesso o Campeonato Cearense de Xadrez Escolar, com a participação de 133 jogadores de escolas de 8 cidades, sendo elas: Aracati, Canindé, Fortaleza, Itapipoca, Meruoca, Mombaça, Pacatuba e Quixadá. A competição aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro na escola municipal Filgueiras Lima, em Fortaleza.
Os campeões escolares de 2007, respectivamente masculino e feminino são:
1º ao 3º ano:
(M) Naelton Dantas Jorge – Escola Raimundo Marques de Almeida – Quixadá
(F) Maria Natalia Barbosa de Sousa – Escola João Paulo Sarasate – Pacatuba
4º ao 5º ano:
(M) Alexandre Saraiva Bezerra – Colégio Farias Brito – Fortaleza
(F) Maria Miriene Barbosa Lopes – Escola João Paulo Sarasate – Pacatuba
6º e 7º ano:
(M) Francisco Aldizio da Silva Junior – Instituto São José – Aracati
(F) Aline de Araújo Fialho –
8º e 9º ano:
(M) José Wanderley Maciel Silveira –
(F) Rebecca Barros Soares – Colégio Maria Ester – Fortaleza
Ensino Médio:
(M) Paulo Robson Rodrigues Barreto – Escola Luiza de Teodoro Vieira – Pacatuba
(F) Juliana Marques de Sousa – Colégio Farias Brito – Meruoca

Os campeões por equipes:
6º ao 9º ano: Escola Capelão Frei Orlando – Canindé
Ensino Médio: Escola Plácido Aderaldo Castelo – Mombaça

A Federação parabeniza aos jovens campeões cearenses de xadrez escolar 2007, a todos que se empenharam para a realização da competição e nossos patrocinadores.


Fernando Alves Lessa
Presidente
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site oficial: www.xadrezcearense.com.br
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3414 4113 / (85) 9933 8628
DIRETORIA 2007/2008
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: José Roberto Severiano Gomes
SECRETÁRIO: Alysson de Queiroz Lima
TESOUREIRO: Meuba Maria Bandeira de Almeida
DIRETOR TÉCNICO: Alessandro Marinho Bezerra

sábado, 24 de novembro de 2007

XADREZ POTIGUAR - O SITE DO XADREZ NO RIO GRANDE DONORTE

PrincipalArquivos Artigos Calendário Campeões Ranking

FIQUE INFORMADO SOBRE O XADREZ NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ACESSANDO EM:
--
William Pereira da Silva - 84 - 88287382

*****Xadrez Feminino no Brasil

XADREZ FEMININO NO BRASIL

http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/

Ellen Giese (Vice Campeã Feminino) e Sheila de Oliveira Souza (3º lugar Feminino)

Esse é o ponto de encontro e de discussão das enxadristas brasileiras. Esse espaço é de todas as mulheres enxadristas, portanto, sejam bem vindas meninas!

ACESSE:

http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/

http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/

http://xadrezfemininobrasil.blogspot.com/



--
William Pereira da Silva - 84 - 88287382

NOVOS NOMES DO XADREZ FEMININO

Natasha Camargo, Talitha de Souza e Sheila Souza
Novos nomes do xadrez feminino brasileiro
Pelo MF Álvaro Aranha

A nova geração do xadrez feminino brasileiro mostrou nos Jogos Abertos de São Paulo que está evoluindo a passos largos. A perspectiva para a próxima olimpíada é que tenhamos uma equipe bastante renovada.

Focarei essa matéria em alguns destaques desses jogos que vem apresentando grandes resultados. Da "geração Tatiana Ratcu" vou analisar as jogadoras Natália Baccarin e Vanessa Gazola. Da "geração Juliana Terao", analisarei a própria Terao, Amanda Marques e Daphne Jardim.

A jogadora paulistana Natália Baccarin tem 26 anos e foi sempre destaque nos torneios de categoria, inclusive, sendo campeã pan-americana nos anos 90. Por ser considerada a musa de toda uma geração, muitas vezes as pessoas acabam esquecendo dos seus muitos feitos no tabuleiro. Lembro-me bem em 1996, quando ainda menina, conseguiu empatar em uma simultânea com a GM húngara Judit Polgar. Ela bateu na trave no pré-olímpico 2006, perdendo a classificação na última partida, mas sem dúvida, é uma forte candidata a estar em Dresden representando o Brasil na olimpíada do ano que vem.

A outra jogadora da "geração Tatiana Ratcu" é a jogadora da cidade de Assis, interior de São Paulo, Vanessa Gazola. Um exemplo não muito comum no xadrez, Vanessa aprendeu a mover as peças aos 15 anos e a competir ao 19, perdendo assim, a grande chance de competir nos torneios de categoria. Com sua obstinação conseguiu queimar etapas e, desde 2005, está entre as melhores jogadoras do Brasil. Atualmente com 26 anos, se ela jogar o seu normal é candidatíssima a ser uma das cinco jogadoras que nos representarão na Alemanha.

Juliana Terao tem 15 anos e é claramente a líder da nova geração. Tetracampeã pan-americana, Juliana é o maior talento natural da história do xadrez feminino no Brasil e, se tivesse um pouco mais de marketing, já seria uma lenda viva do nosso xadrez. Com resultados impressionantes contra alguns dos melhores jogadores do Brasil, Juliana é a favorita para ser a primeira grande mestra brasileira. A única ressalva é que nos últimos brasileiros adultos, Juliana não apresentou seu xadrez normal e ficou em colocações abaixo do seu potencial. De qualquer modo, acho que seu nome é quase certo na próxima olimpíada.

Amanda Marques Pereira vem sendo apontada como uma grande revelação do xadrez feminino brasileiro desde seus 9 anos de idade. Atualmente com 13 anos, ela não desapontou as expectativas e vem evoluindo ao longo dos anos, tendo como seu auge o título pan-americano de 2006, em Cuenca no Equador. Apesar de muito nova, pode surpreender e queimando etapas se classificar para a Olimpíada.

A ribeirão-pretana Daphne Jardim tem mostrado grande evolução no último ano e ganhou todos os torneios nacionais de sua categoria. Com 13 anos, Daphne é outra esperança da nova geração e se conseguir manter um ritmo de trabalho forte, é outra que pode surpreender.

Apesar de a matéria tratar de jogadoras paulistas, gostaria de citar dois nomes de outros estados: Vanessa Feliciano (SC) e Jéssica Dobrzenski (PR). São duas jogadoras de grande talento e que darão muitas alegrias em um futuro próximo.

Vamos ver agora algumas partidas para ilustrar a matéria ACESSE:


--
William Pereira da Silva - 84 - 88287382

XEQUE-MATE NO MACHISMO

Xeque-mate no machismo

A disputa no xadrez cearense não pára sobre os tabuleiros, entre peões, cavalos, torres, rainhas, reis e bispos


A estudante Barbara Rodrigues defende a inclusão da modalidade na grade escolar(Foto: FCO FONTENELLE)
Clique para ampliar foto
A estudante Barbara Rodrigues defende a inclusão da modalidade na grade escolar(Foto: FCO FONTENELLE)

Cerca de 70 atletas devem participar, entre sábado e domingo, do VII Campeonato Cearense Feminino de Xadrez. A competição ocorre anualmente e, em edições anteriores, o número de enxadristas não chegava a 20. No Ceará, o esporte é dominado por homens, maioria nos primeiros lugares. Este ano, porém, houve um fato inédito: a versão feminina do Estadual teve mais inscrições que a masculina. O Colégio Farias Brito Aldeota sedia o evento.

De acordo com a Federação Cearense de Xadrez (FCX), a expectativa era de que 30 atletas se inscrevessem. No entanto, a entidade espera chegar a 70, com a entrada de competidoras do Interior. A supremacia masculina no xadrez cearense pode ser explicado pelo fator histórico. "As mulheres começaram há pouco tempo. Mas elas estão participando mais e melhorando de rendimento", comentou o presidente da FCX, Fernando Lessa.

"Em competições mistas, nós já tivemos mulheres ganhando de jogadores com níveis mais elevados", completa. Outro fator utilizado por Lessa para explicar o domínio masculino é a falta de tempo das mulheres. "O homem pode viajar para uma competição. A mulher, geralmente, não. Elas acumulam outras funções", explica. Este ano, enquanto o torneio feminino deve receber 70 atletas, o masculino contou com 38 enxadristas.

A opinião de Fernando Lessa é compartilhada por Bárbara Rodrigues, 15, enxadrista há três anos. Ela ficou em terceiro lugar no Estadual 2006 e, para este ano, é uma das favoritas. "O xadrez é um esporte onde vence quem tem mais prática. E o homem, de fato, leva a melhor por causa disso. A gente (mulheres) está chegando agora", afirma a estudante. Além do fator histórico, Bárbara aponta o "medo" como causa para a vantagem masculina. "Homem nenhum quer perder para uma mulher. Então eles não queriam a gente jogando", justifica.

Bárbara defende o xadrez como uma forma de dinamizar e melhorar o raciocínio e o sugere como modalidade a ser implementada na grade escolar. "Se as escolas dessem ao aluno a chance de aprender xadrez, todos teriam um melhor rendimento", aponta. No Ceará, conforme a FCX, há mais de dois mil enxadristas cadastrados.


E-MAIS

- O Campeonato Cearense Masculino começou a ser disputado em outubro, com confrontos seletivos. A competição terá suas rodadas disputadas no mesmo período da versão feminina, mas em horários distintos.

- A competição, no sábado, tem início às 14 horas e, no domingo, às 8 horas.



--
William Pereira da Silva - 84 - 88287382

sábado, 17 de novembro de 2007

OJOGOS.COM.BR

Termo de responsabilidade - © 2005 - 2007 Spill Group - Publicitar - Ajuda


--
William Pereira da Silva - 84 - 88287382
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...