sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Federação já recebeu mais de 140 inscrições para torneio de xadrez na praça

Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br> escreveu:
Para: Grupo FCX <fcx@yahoogrupos.com.br>
De: Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br>
Data: Fri, 28 Dec 2007 03:46:55 -0800 (PST)
Assunto: Federação já recebeu mais de 140 inscrições para
torneio de xadrez na praça

A Federação Cearense de Xadrez já recebeu mais de 140 inscrições para o torneio Fortaleza Bela, que será realizado neste sábado dia 29 de dezembro, no passeio público de Fortaleza a partir das 13h.
Para se inscreverem os participantes deverão doar um quilo de alimento não perecível que será entregue logo após o evento na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A premiação para os jogadores constará de troféus e medalhas, além de sorteio de vários brindes doados pelos lojistas do centro de Fortaleza.
É importante ressaltar que as vagas são limitadas e as inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo site www.xadrezcearense.com.br através do preenchimento de formulário específico. Os jogadores têm até às 18h desta sexta-feira (28) para efetivarem sua inscrição. Após este prazo somente no local dos jogos, caso ainda exista vagas. O evento é uma realização conjunta da Federação Cearense de Xadrez e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Regional do Centro. O torneio é aberto a qualquer enxadrista, homens e mulheres.

Fernando Alves Lessa
Presidente
(85) 9933 8628 / (88) 9956 2849



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site oficial: www.xadrezcearense.com.br
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3414 4113 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2007/2008
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: José Roberto Severiano Gomes
SECRETÁRIO: Alysson de Queiroz Lima
TESOUREIRO: Meuba Maria Bandeira de Almeida
DIRETOR TÉCNICO: Alessandro Marinho Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail
Proteção anti-spam
Muito mais espaço
Yahoo! Barra
Buscar sites na web
Checar seus e-mails .
Yahoo! Grupos
A melhor forma de comunicação
.

__,_._,___




Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

En: XADREZ NO PASSEIO PÚBLICO EM BENEFÍCIO DA SANTA CASA DE MISERICÓRIDA

Federação Cearense de Xadrez

Data: Wed, 19 Dec 2007 07:01:09 -0800
Assunto: XADREZ NO PASSEIO PÚBLICO EM BENEFÍCIO DA SANTA CA
SA DE MISERICÓRIDA
De: "Federação Cearense de Xadrez" <14210919849429585399@mail.orkut.com>
Para: REVISTA VIRTUAL

A Federação Cearense de Xadrez e a Prefeitura Municipal de Fortaleza,
através da Secretaria Regional do Centro realizarão um grande torneio
de final de ano no Passeio Público de Fortaleza, com apoio dos
lojistas do centro da cidade. O torneio será aberto a qualquer
enxadrista com inscrições antecipadas através da Internet.

Os homens e mulheres de boa vontade que desejarem participar deste
torneio deverão doar um quilo de alimento não perecível que será
entregue pela coordenação do evento a Santa Casa de Misericórdia,
logo após o término do torneio. A premiação para os jogadores
constará de troféus e medalhas, além de sorteio de vários brindes
doados pelos lojistas do centro de Fortaleza.

A competição acontecerá a partir das 13h do dia 29 de dezembro
(sábado). É importante ressaltar que as vagas são limitadas.
Inscrições exclusivamente pelo site, www.xadrezcearense.com.br
através do preenchimento de formulário específico.

Além dos jogadores, outras pessoas também poderão fazer a doação
de alimentos, que deverão ser entregues a coordenação do evento
durante a competição. Logo após o término do torneio, uma comissão
composta por membros da diretoria da Federação e da Prefeitura de
Fortaleza irá efetuar a entrega dos alimentos à Santa Casa de
Misericórdia. Contribua para um Natal Solidário, faça sua doação!

Fernando Alves Lessa
PresidenteEsta mensagem foi enviada por Federação Cearense de Xadrez.
Para ver o perfil de Federação, clique em: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14210919849429585399

* * *

Para definir os e-mails de notificação, acesse as suas
Configurações de conta: http://www.orkut.com/Settings.aspx

Se você deseja ignorar Federação, acesse o perfil de Federação e
clique em "ignorar": http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14210919849429585399

Se você não for usuário do orkut e quiser impedir que usuários do
orkut lhe enviem e-mails, acesse: http://www.orkut.com/Block.aspx




Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Xadrez: uma terapia para saúde

Geral : Xadrez: uma terapia para saúde

Enviado por Xadrezbr

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é o mais alto estado do vigor mental e físico, a qual colabora para o equilíbrio e completo bem-estar. O Xadrez, criado há mais de 3 séculos antes de Cristo é praticado atualmente, sobre um tabuleiro de 64 casas, em que se fazem mover diversas peças ou figuras. Hoje o Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, fascinando milhões de pessoas em diversas partes do planeta. A utilidade do Xadrez se expande para as mais diversas áreas de conhecimento, dentre elas, a matemática, na computação, na administração e até no desenvolvimento de outras modalidades esportivas, o que contribui para uma boa saúde.
A maior comprovação da contribuição do Xadrez para a saúde, vem dos primórdios da origem do xadrez. Conta a lenda que um determinado rei recebeu a notícia que seu filho havia falecido em uma guerra. O rei então se recolheu e seus aposentos e só aparecia para receber seus ministros e sábios. Com o passar dos dias, mais se agravou angústia e a tristeza que oprimiam o coração do rei. De que poderiam servir os ricos palácios, os elefantes de guerra, os tesouros imensos, se já não mais vivia a seu lado aquele que fora sempre a razão de sua existência? Depois de alguns dias surgiu um moço pobre e modesto que se chamava "Lahur Sessa" querendo falar com o rei já a muito tempo. O rei resolveu atender o pobre moço que queria lhe dizer que inventou um jogo que pudesse distraí-lo e abrir seu coração para novas alegrias. O rei achou o jogo tão interessante que começou a aprender a jogar. Em poucas horas de aprendizado e muitas perguntas o rei começou a derrotar os seus dignos vizires e começou também a se sentir mais feliz. O jogo naquela época, com formato original, simulada uma Guerra de dois exércitos. Com o tempo, o jogo foi evoluindo até chegar aos dias atuais com esta forma que conhecemos e regras que jogamos.

Analisando a lenda ilustrada, concluímos que o rei fez do Xadrez uma espécie de terapia para sua vida, de modo que através dele, a felicidade se fez presente quando jogava. Dessa forma, podemos observar ainda que a palavra felicidade está diretamente ligado ao bem estar, ao contentamento, ao bom resultado, êxito ou seja, qualidade ou estado de quem é feliz.
Aprofundando, recentes estudos elaborados por três pesquisadores do University College, em Londres, demonstraram que a felicidade está diretamente ligada ao bom funcionamento do sistema endócrino e cardiovascular. Analogicamente podemos concluir que o rei gostou tanto do Xadrez que se sentiu mais feliz e deixou a moléstia de lado. Atualmente os apaixonados pelo Xadrez dizem que este esporte é como a música e o amor, são capazes de estimular a produção de hormônios do bem estar e deixar o homem mais feliz.
Durante vários anos de prática de Xadrez e observando a elvolução dos alunos pude constatar que a maior parte dos enxadristas são felizes diante de um tabuleiro. Eles dizem que o Xadrez traz uma felicidade em nossa vida e serve como terapia para uma vida mais feliz, saudável, que é uma atividade prazerosa para descansar a mente. Consoante, muitos psicólogos já indicam o Xadrez aos seus pacientes que tem uma vida estressado e agitada com a finalidade de relaxar e acalmar. Nesse sentido constatamos também o uso do Xadrez no auxílio ao tratamento da depressão e do cansaço mental, pois o Xadrez estimula o pensar (raciocinar) beneficiando o paciente com a calma e tranquilidade pois o momento de cada lance traz o silêncio da partida para o cerebro. Outra relação do Xadrez com a saúde é que 99% das pessoas que o praticam durante sua vida, não desenvolvem doenças como "Mal Alzheimer" e mal de "Mal de Parkinson" é de se considerar que esse rol é apenas exemplificativo, pois existem muitas outras doenças que poderíamos citar.
Quanto a uma curisosidade é que um dos homens mais velhos do mundo ganhou uma aposta na Inglaterra. Alec Holden vivia na inglaterra e tinha 90 anos e dizia que "iria viver eternamente". Com essa brincadeira, Alec apostou em uma casa de aposta que viveria ate os 100 anos e voltaria para pegar o prêmio. O "centro de avaliação de chances" (como um amigo meu caracteriza tais lugares) "William Hill" (nome da tal casa) aceitou a proposta e acolheu as 100 libras do jogador, prometendo pagar-lhe, caso ele sobrevivesse mais 10 anos, a importância de 25 mil libras, algo em torno de 100 mil reais. Isso porque a casa avaliou que tal aposta permitia a chance de somente 1 vez ser bem sucedida entre 250 tentativas semelhantes. Agora que ela sabe que o "velhinho soprou suas
100 velinhas" e amarga um tremendo prejuízo, acaba de subir a idade mínima em casos similares para 110 anos. Não foi informado se Alec quererá renovar sua aposta e concorrer nesse novo, digamos, "patamar etário".
Vocês devem estar se perguntando: onde está o xadrez nesta história? É simples! Quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas ainda estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade, ele respondeu: "eu sempre como mingau no café-da manhã e jogo Xadrez todos os dias! Aha!". O perfeito equilíbrio na vida: mingau para o corpo e Xadrez para a mente! Tudo a ver!
Hoje em dia existe também a terapia do Xadrez dirigida especialmente para os que não vão bem nos estudos. O introdutor desse método em São Paulo é o psicólogo Estevan Matheus, que atende sobretudo pré-adolescentes e adolescentes. "Enquanto ensino os lances do jogo, puxo conversa sobre a vida em casa, na escola e com os amigos", conta Matheus. "O resultado é compensador. Dá para notar um bom reforço cognitivo, que se traduz em maior concentração e melhora das notas" diz Estevan Matheus a uma entrevista publicada no site "www.saude.abril.com.br".
Dessa forma, está comprovado, devemos cuidar bem da nossa saúde física, sempre lembrando que a saude mental é a base de uma vida mais saudavel, pois, velha conhecida e mais, grande aliada "Mente sã, corpo são" diz tudo. Então, vamos á prática do Xadrez!

FONTE: http://www.xadrezbr.com.br/htdocs/modules/news/article.php?storyid=263

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Xadrez leva disciplina e vitória a garoto de 10 anos

Xadrez leva disciplina e vitória a garoto de 10 anos


Luíz Paulo Supi é campeão na modalidade, que faz parte de currículo
FONTE:

O garoto Luís Paulo Supi, 10 anos, estudante da 5ª série do Colégio São Mateus, em Catanduva, onde mora, era um garoto agitado, que não conseguia se concentrar, embora seja inteligente.

Depois que começou a jogar xadrez, disciplina que faz parte do currículo do colégio, sua vida mudou.

Luís Paulo passou a se destacar e a ganhar campeonatos. Conquistou 20 medalhas e hoje é o melhor jogador da escola, ou melhor, de Catanduva.

Ganhou campeonatos como o Paulista há alguns dias, e em janeiro se classificou em 4º lugar no Campeonato Sul Americano, na Argentina.

"No ano passado foi uma coleção de vitórias", conta a mãe dele, Débora Fabiana Supi. E o comportamento de Luís Paulo? "Mudou muito, ele ficou mais centrado, disciplinado e melhorou tanto na escola quanto em casa".

O próximo desafio é o campeonato Brasileiro Absoluto, que acontece em setembro deste ano.

O Colégio São Mateus, foi pioneiro em Catanduva a incluir no currículo escolar o jogo de xadrez. Isso foi há 10 anos. Hoje, a atividade faz parte do currículo das escolas da rede municipal de ensino do município.

Segundo o professor Gleison Begalli, muitos talentos despontaram no colégio.

Ele enumera as vantagens que o jogo trás para os alunos que o praticam. "Ajudam a desenvolver o intelectual, além do raciocínio, concentração, tomada de decisão, cálculo e lógica."

Em Rio Preto, jogo é pontual
A Secretaria de Educação de Rio Preto não pensa, pelo menos por enquanto, em incluir o jogo de xadrez no currículo escolar das 33 escolas municipais da cidade.

A secretaria de Educação, Duda Laguna, informa que o xadrez é jogado em uma escola ou outra como atividade pontual. "Quando está chovendo, o professor de Educação Física introduz o jogo, mas nada oficial."

Ela diz que há outras prioridades, como a instalação de uma biblioteca por sala de aula e de um laboratório de informática por escola. "Temos 33 escolas com 33 laboratórios. Cada um tem 15 computadores, o que dá um total de dois alunos por máquina."

Duda reconhece os benefícios do jogo de xadrez na formação intelectual dos alunos e afirma que não está descartada a inclusão desse jogo no currículo das escolas municipais num futuro próximo.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

ONG usa xadrez para incentivar preservação da Natureza

ONG usa xadrez para incentivar preservação da Natureza

Enviado por Mestre em 30/03/07 (1046 leituras)
Geral
A ONG SOS Sertão, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, que se engajou à campanha do "Plante verde, colha futuro", do JORNAL DA PARAÍBA e das TVs Cabo Branco e Paraíba, vem realizando importante trabalho com crianças filhas de pessoas carentes e convivendo em situação de risco social. Os meninos e meninas, integrantes do Projeto Xadrez Ecológico, estão sendo orientados através de jogos de xadrez sobre a necessidade da preservação de todos os organismos vivos do ecossistema caatinga. A ONG pretende estender o trabalho a outras cidades da região. De acordo com informações do coordenador da ONG SOS Sertão, Joaquim Neto, as crianças participam de um trabalho educativo visando a impedir o tráfico de animais silvestres na região, muitos deles em processo de extinção. Cada peça de xadrez, segundo Joaquim, recebe o nome de um animal. "É através da brincadeira com as peças de xadrez que as crianças se familiarizam com os nomes dos animais, criando assim em suas mentes a consciência sobre a importância de proteger as nossas espécies", ressalta.

Já passaram pelo Projeto Xadrez Ecológico 25 crianças e agora outros 30 estão sendo preparados para o combate de tráfico de animais. As aulas têm duração de dois meses. Ao final do curso, conforme Joaquim Neto, a crianças saem prontas para desenvolver um trabalho de conscientização em suas comunidades, de forma a preservar a "nossa natureza".

A ONG vem tendo o seu trabalho reconhecido em toda a região, tendo em vista suas ações serem voltadas, principalmente à preservação da flora e ao fortalecimento da agricultura familiar, e mais recentemente, para impedir o tráfico de animais silvestres e conscientizar as comunidades rurais sobre a importância da preservação da caatinga e de suas espécies animais. A adesão à campanha "Plante verde, colha futuro", entende Joaquim Neto, é de fundamental importância para a ONG, que tem buscado constantes parcerias com entidades ambientais e instituições diversas. "Com a colaboração de voluntários, parceiros e da população, a SOS Sertão realiza visitas nos municípios para rastrear as áreas de maiores conflitos ambientais", afirma Joaquim.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...