quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

XADREZ POTIGUAR - MORRE BOBBY FISCHER

++1943+2008 ++

A NOTÍCIA NÃO FOI DIVULGADA ANTES AQUI NO NOSSO BLOG MOTIVADO PELO PERÍODO FÉRIAS, MAS JAMAIS DEIXARÍAMOS DE REGISTRAR ESTE IMPORTANTE E TRISTE ACONTECIMENTO.

FONTE: http://www.xadrezpotiguar.com.br/


Robert James Fischer
1943 - 2008



Faleceu a maior lenda do Xadrez Moderno: Bobby Fischer!!
Nascia em 9 de março de 1943 na cidade de Chicago a maior lenda do Xadrez Moderno, Robert James Fischer, mais conhecido como Bobby Fischer! Aos 14 anos, Fischer já era um enxadrista da elite mundial ao vencer o Campeonato Norte-americano, repetindo a mesma atuação nas sete outras vezes que participou, inclusive com performance de 100% em 1963.
Muitos títulos foram conquistados e várias partidas brilhantes ficaram para a história, mas o feito que imortalizou o genial Fischer foi a conquista do Título de Campeão Mundial em 1972 contra Boris Spassky, tornando-se o 11º a conseguir, quebrando a hegemonia da Escola Soviética (Russa), que já durava 45 anos, desde Alekhine! Surpreendentemente após a conquista, Fischer afastou-se do cenário enxadristico, abdicando-se a defender seu Título em 1975 contra o russo Anatoly Karpov, voltando então a imperar o domínio soviético.
Apesar de seu afastamento os aficionados continuaram nutrindo esperanças a respeito de sua volta, como quem aguardara "a volta do Messias". Então em 1992, após 20 anos de reclusão, "suas preces" foram atendidas e "A Lenda" voltou para um encontro com seu amigo e arqui-rival, o franco-russo Boris Spassky, a quem vencera em 72. Após 30 partidas Fischer venceu Spassky novamente. Quando todos pensavam que Bobby Fischer estava de volta eis que novamente, tão subitamente como ressurgiu, desapareceu.
Em 17 de janeiro de 2008, a comunidade enxadristica ficou atônita com a notícia sobre o falecimento de Bobby Fischer. Apesar de seus afastamentos, Fischer era uma Lenda Viva e a possibilidade de segunda volta continuava a habitar a mente de todos, principalmente a de seus fãs contemporâneos.
Por ironia do destino Fischer faleceu com a idade do número de casas da atividade que revolucionou: 64!
Existem algumas passagens obscuras na vida de Bobby Fischer mas guardar-se-á na memória seus grandes feitos, suas belas partidas e sua vontade incansável de elevar o Xadrez e seus praticantes à patamares nunca antes imagináveis!

FCX - CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ

FCXFEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Fundada em 15 de agosto de 1949 / Filiada à Confederação Brasileira de Xadrez
CNPJ: 07.884.653/0001-20 - CX. POSTAL 46 - CEP: 63900-000

 
CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ
DA CRIANÇA E DA JUVENTUDE
 
No dia 09 de março a Federação Cearense de Xadrez promove sob a realização do Clube de Xadrez Lance 23 e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza o Campeonato Cearense de Xadrez da Criança e da Juventude, evento que definirá os campeões estaduais nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Sub 20 (naipes masculino e feminino).
 
Os campeões estaduais ganharão o direito de jogar o Campeonato Brasileiro em suas respectivas categorias com hospedagem completa custeada pelos organizadores do evento nacional. As inscrições devem ser solicitadas até o dia 02 de março exclusivamente pelo site www.xadrezcearense. com.br. No dia do evento cada jogador deverá doar um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Hospital Infantil Albert Sabin.
 
Serão disponibilizados alojamentos com vestiários para delegações do interior do Estado a partir das 18h do dia 08 de Março de 2008 no local do evento, que será o Ginásio Poliesportivo Aécio de Borba, em Fortaleza. As delegações devem providenciar colchonetes e materiais individuais para seus atletas e informar a coordenação do evento até o dia 02 de março quantas pessoas ficarão no alojamento e o nome do responsável pela delegação.
 
A competição será disputada em sistema suíço de seis rodadas de 21 minutos para cada jogador e a premiação constará de troféu para os campeões e medalhas até o quinto colocado em cada categoria. Faça já sua inscrição. As vagas são limitadas.
 
Fernando Alves Lessa
Presidente


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

XADREZ NO CEARÁ - FUNDAÇÃO DO CLUBE BARBALHENSE DE XADREZ

FEDERAÇÃO APÓIA FUNDAÇÃO DO CLUBE BARBALHENSE DE XADREZ
 
No próximo dia 15 de março a Federação Cearense de Xadrez, representada por seu presidente, Fernando Alves Lessa, participará da solenidade que marcará a fundação do Clube Barbalhense de Xadrez, na cidade de Barbalha, região Sul do Estado do Ceará.
 
O novo Clube leva o nome do saudoso Antônio Garcia Sampaio, cuja família de médicos enxadristas, através dos irmãos Dr. Ângelo Roncalli, Dr. Jácio Derardo e Dr. Ronieri Garcia são os beneméritos do Clube.
 
A nova instituição nasce com o propósito de movimentar intensamente o xadrez no município de Barbalha, atraindo inclusive enxadristas das cidades vizinhas. No dia seguinte a sua fundação realizará o primeiro torneio de uma série de 64 programados para acontecer durante o ano de 2008, todos válidos pelo calendário oficial do Estado. Para acompanhar os eventos do Clube acesse o site da Federação – www.xadrezcearense. com.br. O primeiro presidente será o enxadrista José Soares Neto.
 
Mais informações: (88) 3532 1792 / 8819 0706 / 9626 2800 - jsoares.neto@ hotmail.com
 
 
Fernando Alves Lessa
Presidente
(85) 9933 8628 / (88) 9956 2849


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

RETORNO ANTECIPADO - NOTÍCIAS DO XADREZ

TINHA PROMETIDO VOLTAR SOMENTE NO DIA TRÊS DE MARÇO, PORÉM RESOLVI ANTECIPAR A VOLTA PARA O FUNCIONAMENTO DO BLOG CXPENSART PARA HOJE, DEVIDO PRATICAMENTE TER ACABADO AS FÉRIAS E OS EVENTOS DO XADREZ NO RIO GRNADE DO NORTE, CEARÁ E EM TODO BRASIL JÁ ESTA DE VENTO EM POPA. ENTÃO MÃOS A OBRA E VAMOS AS INFORMAÇÕES DO XADREZ:
 
CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART

"Pensar com arte é pensar com sabedoria, arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos" William Pereira da Silva
 
- EM MOSSORÓ O CXPENSART COMEÇOU A SE MOVIMENTAR PARA A EXPANSÃO DO XADREZ, EM CONTATO COM DIRETORA DO CENTRO EDUCACIONAL ELITA CARLOS - CEDEC, HELENITA DE CASTRO, FICOU ACERTADO UMA OFICINA DE XADREZ NO MÊS DE MARÇO PARA SONDAR A ACEITAÇÃO DOS ALUNOS PELAS ATIVIDADES DO JOGO DE XADREZ.
 
- A ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO IRÁ DESENVOLVER AS ATIVIDADES DO JOGO DE XADREZ ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM CLUBE DE XADREZ ESCOLAR. AINDA NÃO HOUVE A REUNIÃO DA FUNDAÇÃO, MAS A DIRETORA GRAÇA MAIA JÁ GARANTIU O ESPAÇO E A CARGA HORÁRIA PARA O PROFESSOR WILLIAM PEREIRA ATUAR NO XADREZ.
 
- O SITE DO XADREZ POTIGUAR JÁ ESTA ANUNCIANDO OS PRÓXIMOS EVENTOS PARA ESTE ANO DE 2008 VEJA O SITE DO XADREZ POTIGUAR E CONFIRA. http://www.xadrezpotiguar.com.br/
Principal Arquivos Artigos Calendário Campeões Ranking
 
FCXFEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
 
 
-  NO CEARÁ AS ATIVIDADES DO XADREZ ESTÃO BASTANTE ANIMADORAS. VEJA A RELAÇÃO DOS PRÓXIMOS EVENTOS:
VISITE O SITE DA FEDERAÇÃO DE XADREZ CEARENSE:
 
 - ESTAREI REPASSANDO DURANTE ESTE ANO ALGUNS DOS MILHARES SITE DE XADREZ NO BRASIL E NO MUNDO.

CONHEÇA O MUNDO DO XADREZ

SOLICITO AOS ENXADRISTAS OU CURIOSOS PELO XADREZ VISITANTES DESTE BLOG, CASO QUEIRA ENVIAR ARTIGOS, FOTOS, ISTO É, TUDO RELACIONADO AO XADREZ QUE ENVIE PARA OS E-MAIL'S;
VAMOS A LUTA PELA EXPANSÃO DO XADREZ EM MOSSORÓ E EM TODO BRASIL.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...