sábado, 28 de fevereiro de 2009

MAIS UMA VEZ

MAIS UMA VEZ

William Pereira da Silva

 

Para mim a Gestão Democrática nas escolas Estadual do RN foi jogada no lixo. MAIS UMA VEZ a inspeção veio nas escolas e de forma sorrateira e arbitraria fez um estardalhaço na vida dos servidores públicos estaduais sem um mínimo de respeito, sem usar nenhum  critério em respeito às leis que protegem os servidores. Medidas foram tomadas ao bel prazer das inspetoras que por acharem ter o respaldo da Secretária de Educação através de uma portaria fizeram remoções, fechou escolas, turnos, proibiram escolas de realizarem matrículas e tantas outras arbitrariedades. Presenciei na 12ª DIRED uma senhora de sessenta anos chorando por não saber o que fazer e para qual escolar irá  ser lotada, estando prestes a ser aposentada, ela foi removida sem um mínimo de consideração ou respeito a sua situação. São casos e mais casos de injustiças praticadas por esta inspeção. Servidores com trinta anos de serviço são removidos sem serem ouvidos com direito a defesa, professores são removidos sem haver um parecer legal que justifiquem tais ações.

Entendo que a Secretaria de Educação tem de fazer seus ajustes, adequar seu quadro funcional as suas reais necessidades, porem não entendo a maneira como isto esta sendo feito. Creio que a comunidade escolar deveria ser ouvida primeiramente antes das inspeções fazer seus levantamentos e tomar atitudes (muitas das vezes irresponsáveis), esclarecendo  todos através de portarias, pareceres, leis, normas que justifiquem suas ações. Creio que  deveríamos ser ouvidos antes de terem nossas vidas "viradas de cabeça para baixo". Creio ser um crime a forma como agem estas inspeções. As Promotorias de Justiça deveria se pronunciar, intervir,  esclarecendo aos servidores como poderiam se defender diante desta nefasta ação das inspeções. Deveríamos em conjunto acionar a justiça para esclarecer se temos o direito à defesa.

Porque a inspeção não tem coragem de convocar a comunidade escolar e numa reunião anunciar suas medidas diante de todos? Porque adiaram o inicio das aulas para realizar tais ações? Porque a Direção das escolas em conjunto com o corpo administrativo, conselho escolar e segmentos da escola, alunos, pais, comunidade em geral não puderam ser ouvidas e esclarecidas dos ajustes que devem ser feitos, respeitando a Gestão Democrática. Talvez essas burocráticas não saibam o que é isso, elas entendem mesmo de obedecer cegamente às portarias mal elaboradas da Secretaria de Educação desrespeitando a LDB, REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, ESTATUTO DO MAGISTÉRIO e  a GESTÃO DEMOCRÁTICA que jogaram no lixo junto com o restante das leis.

Sabemos que existem sinecuras, funcionários relapsos, desvios de funções, funcionários fantasmas e muitos outros favorecimentos ilícitos dentro das escolas, mas isso justamente acontece porque esses funcionários têm proteção de algum político ligado a pessoas influentes dentro do Governo. Na  escola que leciono, tem um professor que fazia dois anos que não aparecia na escola, estava lotado no rol, passou pelo censo e só Deus sabe onde ele será lotado agora para não trabalhar protegido por algum figurão. Pergunto se essa inspeção terá ousadia de verificar tal situação e punir este funcionário e muitas e muitas situações "cabeludas" que acontecem nocontexto escolar e fecham os olhos para não verem. Voto seguro na próxima eleição. O velho curral eleitoral. GESTÃO DEMOCRÁTICA POLITIQUEIRA. Até quando iremos suportar isso?

 Sabemos que os consultórios dos cardiologistas e psiquiatras estão cheios de servidores estadual fazendo tratamento por não suportar tantas incertezas e injustiças.

Encheria mil páginas das arbitrariedades dentro das escolas com respaldo de Diretores e funcionários influenciado por políticos influentes. Essas inspeções teriam coragem de inspecionar tais fatos? Elas vão pelo lado mais fraco da corda, é óbvio.

MAIS UMA VEZ fico decepcionado, estarrecido, perplexo, estupefato, revoltado como tratam à educação e os servidores públicos no Rio Grande do Norte, sem um mínimo de respeito. Obrigado Sr Secretário e senhoras inspetoras por respeitar a nossa  "ESTABILIDADE"

QUEM IRÁ NOS PROTEGER DEFENDENDO NOSSOS DIREITOS? QUEM?

Fico triste em não poder expressar aqui meus sentimentos pensamentos verdadeiros em relação a isso tudo que esta acontecendo, talvez fosse perseguido, discriminado, preso, mas quem tiver coragem de sentir como penso leia em http://textuariowpereira.blogspot.com/2009/02/marcas-da-maldade.html e terá a real dimensão da minha revolta.

Ainda sonho com a criação de uma ONG para defender nossos direitos sem interferência de partidos políticos ou qualquer instituição que tenha ligação com o Governo do Estado, independente, com coragem, bravamente, igual a um GREENPEACE. Lutar cara a cara sem temor, sem subterfúgios, sem acordos eleitoreiros,  contra os burocratas e corruptos que atuam dentro da educação. SONHAR É PRECISO.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Xadrez Cearense - Próximos eventos em Fortaleza

CIRCUITO CRESSE DE XADREZ RÁPIDO

 

No próximo dia primeiro de março, domingo, a partir das 9h30min acontecerão dois eventos enxadrísticos no CRESSE, localizado na Av. Borges de Melo, em Fortaleza: a primeira etapa do Circuito CRESSE de Xadrez Rápido, válido pelo Circuito Estadual e o Torneio CRESSE de Xadrez Sub 15. No caso do Circuito, além de definir uma vaga na final do campeonato estadual da categoria, os jogadores que participarem de todas as cinco etapas também estarão concorrendo a um pacote hospedagem completo para participarem do Aberto do Sertão, em Quixadá, no mês de julho. Qualquer enxadrista poderá participar desde que esteja em dia com sua anuidade junto a Federação (jogadores nascidos a partir de 1992 são isentos de pagamento de anuidade). As inscrições podem ser solicitadas através do e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br ou feitas no local dos jogos, conforme disponibilidade de vagas. Informações também podem ser obtidas no site www.xadrezcearense.com.br ou pelo telefone (85) 8875 8103.

 

TORNEIO DE XADREZ EM HOMENAGEM AO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM FORTALEZA

 

No próximo dia 7 de março, a partir das 14 horas, será realizado o 3º Torneio de Xadrez do dia Internacional da Mulher, no Centro de Referência do Professor, no centro da cidade de Fortaleza. O evento acontecerá fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará e Associação das Mulheres Enxadristas. Haverá distribuição de troféus e medalhas para as dez primeiras colocadas e as inscrições são gratuitas. Para efetuar a inscrição as meninas devem ligar para o telefone 8849 9967, com o professor Ari Maia ou 8842 7129 com Jacinta Rodrigues.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CHESSIMO Newsletter 02/09

Dear CLUBE DE XADREZ PENSART,



here is our CHESSIMO Newsletter - February 2009 - with CHESS-Tips from GM Gilberto Milos.

Enjoy


Regards

Mircea Hencke

CHESSIMO Support



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Circuito de Xadrez no 6º BPM - Conjunto Esperança - Fortaleza

6º bpm REALIZARÁ CIRCUITO DE XADREZ RÁPIDO

 

O comando do 6º Batalhão da Polícia Militar do Ceará em parceira com a Federação Cearense de Xadrez e a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará realizará cinco torneios de xadrez válidos pelo Circuito Cearense de Xadrez Rápido, para selecionar jogadores para a final do campeonato estadual. Na última quarta-feira (18) o presidente da Federação, Fernando Lessa, o Diretor Técnico Antônio Bezerra e o Cel Edmar Monte estiveram no quartel do 6º BPM (Conjunto Esperança/Fortaleza) para visitar as instalações onde serão realizados os torneios. A comitiva foi recebida pelo comandante do 6º BPM Ten Cel Carlos Ribeiro que se mostrou bastante entusiasmado com a proposta do evento. Qualquer enxadrista que estiver em dia com a anuidade junto a Federação poderá participar dos torneios mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos serão destinados a instituições de caridade escolhidas pelo comando do batalhão. Mais detalhes no site www.xadrezcearense.com.br.

 

TORNEIO CRESSE DE XADREZ SUB 15 ADIADO PARA DIA 1º DE MARÇO

 

A Federação Cearense de Xadrez adiou para o dia 1º de março o Torneio CRESSE de Xadrez Sub 15, destinado exclusivamente a jogadores nascidos a partir de 1994. A competição acontecerá no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército – CRESSE a partir das 9h30min. A pré-inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br e o pagamento feito no local dos jogos. O valor da inscrição baixou para R$ 5,00 (cinco reais). Haverá premiação para os dez primeiros colocados, além de medalhas para o destaque masculino/feminino, e medalha de incentivo para o enxadrista de menor idade. Por ocasião do torneio os enxadristas e familiares disporão de estacionamento interno e acesso ao Parque Aquático do Clube. Neste mesmo dia também acontecerá a primeira etapa do Circuito CRESSE de Xadrez Rápido, aberto a participação de qualquer enxadrista cadastrado e em dia com a Federação. Detalhes no site www.xadrezcearense.com.br.

 

CIRCUITO DE XADREZ NA FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO

 

A Faculdade Católica Rainha do Sertão (Quixadá/CE) realizará o primeiro torneio de uma série de cinco etapas, válidas pelo circuito estadual. O primeiro da série será realizado no dia 7 de março, nas dependências da própria faculdade, localizada na Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro - Quixadá/CE. Qualquer enxadrista poderá participar desde que esteja em dia com sua anuidade junto a Federação. Haverá distribuição de camisas oficias do evento para os 50 primeiros inscritos, além do sorteio de um pacote hospedagem completo para o Aberto do Brasil – VII Aberto do Sertão. Acesse o folder no site da Federação para mais detalhes sobre as inscrições – www.xadrezcearense.com.br. Os participantes também terão a oportunidade de jogar outro torneio válido pelo circuito no dia seguinte, 8 de março, quando haverá a realização da terceira etapa do Clube Quixadaense de Xadrez.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Diário - Envio: Sílvio Carlos

diariodonordeste.com.br


Prezado(a) Internauta,

Federação Cearense de Xadrez acaba de sugerir uma matéria do DIÁRIO DO NORDESTE.
Para acessá-la, clique no link abaixo ou copie o endereço direto para o seu navegador.

Sílvio Carlos
http://www.diariodonordeste.com.br/materia.asp?codigo=616004


Obrigado pela preferência e aproveite nosso conteúdo.

Sistema Verdes Mares de Comunicação
+ Diário do Nordeste [www.diariodonordeste.com.br]

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

sábado, 14 de fevereiro de 2009

ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE XADREZ DE PACATUBA

CLUBE DE XADREZ DE PACATUBA COMPLETA 8 ANOS

 

O Clube de Xadrez de Pacatuba festeja mais uma conquista exatamente no dia em que comemora seus oito anos de fundação. Através do Decreto No. 1.754/2009 do prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante, o clube passa a ser reconhecido oficialmente como Instituição de Utilidade Pública Municipal.

A referida conquista é o reconhecimento do trabalho que o Clube vem realizando no município nos últimos anos, sobretudo nas escolas, com a implantação e gerenciamento do Projeto Xadrez na Escola, que permitiu a divulgação dessa milenar modalidade esportiva nos estabelecimentos de ensino municipal, bem como sua utilização como eficiente instrumento de apoio pedagógico.

O título de Utilidade Pública é uma exigência da Lei Orgânica de Pacatuba para que as entidades comunitárias possam estabelecer convênios com a administração municipal e sejam beneficiadas com o repasse de recursos para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, a nova condição credencia o Clube a receber doações de pessoas físicas e jurídicas, que posteriormente poderão ser abatidas no Imposto de Renda.

E por esta e tantas outras vitórias obtidas dentro e fora dos tabuleiros que comemoramos com alegria mais um ano de existência. E momento de relembrar as dezenas de títulos estaduais, os oito regionais e o de campeão brasileiro em 2007 na categoria sub14 das Olimpíadas Escolares, com Brendo Rodrigues. Lembrar a façanha dos garotos Paulo Robson, Erickson Patriolino e Vanessa Ketlin, que jogaram com um Grande Mestre Internacional de xadrez e conseguiram um brilhante empate.

E momento também de agradecer a todos que contribuíram para esses resultados. A Secretaria de Educação, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura têm sido importantes parceiros. E dentre tantos, ressaltamos o nome do ex-prefeito Célio Rodrigues, cujo inestimável apoio a esse esporte lhe rendeu o título de Amigo do Xadrez, concedido pela Federação Cearense de Xadrez.

Para marcar o seu aniversário, o Clube de Xadrez de Pacatuba realiza nos dias 14 e 15 de fevereiro, na escola Nelly de Lima, diversas atividades enxadrísticas, culminado com a entrega da premiação aos campeões pacatubanos de 2008 e do título de Atleta do Ano de 2008 a tricampeã cearense Vanessa Ketlin. Uma feijoada de confraternização encerrará a programação. (O texto acima foi escrito pelo presidente do CX Pacatuba, José Roberto Severiano Gomes)

 

TORNEIO CRESSE DE XADREZ SUB 15

 

A Federação Cearense de Xadrez realizará no próximo domingo, dia 15 de fevereiro um torneio destinado exclusivamente a jogadores nascidos a partir de 1994 (Sub 15). A competição acontecerá no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército – CRESSE a partir das 10h. A pré-inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br e o pagamento feito no local dos jogos. A inscrição custa R$ 10,00 (dez reais). Haverá premiação para os dez primeiros colocados, além de medalhas para o destaque masculino/feminino, e medalha de incentivo para o enxadrista de menor idade. Por ocasião do torneio os enxadristas e familiares disporão de estacionamento interno e acesso ao Parque Aquático do Clube. Mais informações no site www.xadrezcearense.com.br ou pelo telefone (85) 8875 8103.

CLUBE DE XADREZ DE PACATUBA COMPLETA 8 ANOS

 

O Clube de Xadrez de Pacatuba festeja mais uma conquista exatamente no dia em que comemora seus oito anos de fundação. Através do Decreto No. 1.754/2009 do prefeito de Pacatuba, Zezinho Cavalcante, o clube passa a ser reconhecido oficialmente como Instituição de Utilidade Pública Municipal.

A referida conquista é o reconhecimento do trabalho que o Clube vem realizando no município nos últimos anos, sobretudo nas escolas, com a implantação e gerenciamento do Projeto Xadrez na Escola, que permitiu a divulgação dessa milenar modalidade esportiva nos estabelecimentos de ensino municipal, bem como sua utilização como eficiente instrumento de apoio pedagógico.

O título de Utilidade Pública é uma exigência da Lei Orgânica de Pacatuba para que as entidades comunitárias possam estabelecer convênios com a administração municipal e sejam beneficiadas com o repasse de recursos para o desenvolvimento de suas atividades. Além disso, a nova condição credencia o Clube a receber doações de pessoas físicas e jurídicas, que posteriormente poderão ser abatidas no Imposto de Renda.

E por esta e tantas outras vitórias obtidas dentro e fora dos tabuleiros que comemoramos com alegria mais um ano de existência. E momento de relembrar as dezenas de títulos estaduais, os oito regionais e o de campeão brasileiro em 2007 na categoria sub14 das Olimpíadas Escolares, com Brendo Rodrigues. Lembrar a façanha dos garotos Paulo Robson, Erickson Patriolino e Vanessa Ketlin, que jogaram com um Grande Mestre Internacional de xadrez e conseguiram um brilhante empate.

E momento também de agradecer a todos que contribuíram para esses resultados. A Secretaria de Educação, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a Fundação de Turismo, Esporte e Cultura têm sido importantes parceiros. E dentre tantos, ressaltamos o nome do ex-prefeito Célio Rodrigues, cujo inestimável apoio a esse esporte lhe rendeu o título de Amigo do Xadrez, concedido pela Federação Cearense de Xadrez.

Para marcar o seu aniversário, o Clube de Xadrez de Pacatuba realiza nos dias 14 e 15 de fevereiro, na escola Nelly de Lima, diversas atividades enxadrísticas, culminado com a entrega da premiação aos campeões pacatubanos de 2008 e do título de Atleta do Ano de 2008 a tricampeã cearense Vanessa Ketlin. Uma feijoada de confraternização encerrará a programação. (Texto escrito pelo presidente do CX Pacatuba, José Roberto Severiano Gomes)

 

TORNEIO CRESSE DE XADREZ SUB 15

 

A Federação Cearense de Xadrez realizará no próximo domingo, dia 15 de fevereiro um torneio destinado exclusivamente a jogadores nascidos a partir de 1994 (Sub 15). A competição acontecerá no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército – CRESSE a partir das 10h. A pré-inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br e o pagamento feito no local dos jogos. A inscrição custa R$ 10,00 (dez reais). Haverá premiação para os dez primeiros colocados, além de medalhas para o destaque masculino/feminino, e medalha de incentivo para o enxadrista de menor idade. Por ocasião do torneio os enxadristas e familiares disporão de estacionamento interno e acesso ao Parque Aquático do Clube. Mais informações no site www.xadrezcearense.com.br ou pelo telefone (85) 8875 8103.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Noticias do Xadrez Cearense - Posse da nova diretoria

NOVA DIRETORIA DA FEDERAÇÃO CEARENSE TOMA POSSE

 

Em uma simples, mas bonita cerimônia a nova diretoria da Federação Cearense de Xadrez foi solenemente empossada no último dia 6 de fevereiro, no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército, em Fortaleza. Na oportunidade a Federação rendeu homenagens aos destaques do ano de 2008 e conferiu comendas e certificados a pessoas e instituições que colaboraram para o desenvolvimento do xadrez cearense nos últimos anos.

 

Em seu discurso de posse o presidente Fernando Alves Lessa disse que a Federação estará empenhada em superar todos os índices já alcançados em gestões anteriores, mas também em promover o xadrez como elemento de transformação humana: "Iremos a todos os lugares possíveis, visitaremos cidades que nunca visitamos, conversaremos com pessoas que nunca conversamos, vamos estimular a realização de cursos, seminários, palestras, não simplesmente sobre como jogar xadrez, mas como o xadrez pode transformar nossas vidas".

 

A nova foi eleita para o mandato de dois anos. A executiva está composta pelos seguintes membros: Fernando Alves Lessa (presidente); João José Monteiro Lima (vice-presidente); Ediléia Patrícia da Silva Sousa Lessa (secretária); Alessnadro Marinho Bezerra (tesoureiro); Antônio José da Silva Bezerra (diretor técnico).

 

TORNEIO CRESSE DE XADREZ SUB 15

 

A Federação Cearense de Xadrez realizará no próximo domingo, dia 15 de fevereiro um torneio destinado exclusivamente a jogadores nascidos a partir de 1994 (Sub 15). A competição acontecerá no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército – CRESSE a partir das 10h. A pré-inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br e o pagamento feito no local dos jogos. A inscrição custa R$ 10,00 (dez reais). Haverá premiação para os dez primeiros colocados, além de medalhas para o destaque masculino/feminino, e medalha de incentivo para o enxadrista de menor idade. Por ocasião do torneio os enxadristas e familiares disporão de estacionamento interno e acesso ao Parque Aquático do Clube. Mais informações no site www.xadrezcearense.com.br ou pelo telefone (85) 8875 8103.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

Torneio CRESSE de Xadrez Sub 15

xadrez sub 15

 

A Federação Cearense de Xadrez realizará no próximo domingo, dia 15 de fevereiro um torneio destinado exclusivamente a jogadores nascidos a partir de 1994 (Sub 15). A competição acontecerá no Clube Recreativo de Subtenentes e Sargentos do Exército – CRESSE a partir das 10h. A pré-inscrição deverá ser solicitada pelo e-mail xadrezcearense@yahoo.com.br e o pagamento feito no local dos jogos. A inscrição custa R$ 10,00 (dez reais). Haverá premiação para os dez primeiros colocados, além de medalhas para o destaque masculino/feminino, e medalha de incentivo para o enxadrista de menor idade. Por ocasião do torneio os enxadristas e familiares disporão de estacionamento interno e acesso ao Parque Aquático do Clube. Mais informações no site www.xadrezcearense.com.br ou pelo telefone (85) 8875 8103.

 

CLEANDO CORTEZ VENCE CIRCUITO TERRA DO SOL

 

O enxadrista Cleando Cortez (Açu/RN) venceu no último fim de semana a primeira etapa do Circuito Terra do Sol de Xadrez, realizado no CRESSE, em Fortaleza e válido pelo ranking nacional. O sorteio realizado do pacote hospedagem para o Aberto do Sertão foi ganho pela enxadrista Rebecca Barros Soares, que também recebeu medalha de destaque feminino. O destaque sub 16 foi com Alexandre Bezerra e o Sub 18 Tiago Quinderé. A classificação completa está disponível no site da Federação – www.xadrezcearense.com.br. A segunda etapa do Circuito Terra do Sol acontecerá em Quixadá, nos dias 21 e 22 de março.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ASTRONOMIA E XADREZ

 

ASTRONOMIA E XADREZ

William Pereira da Silva

 

Este ano estarei envolvido com a Astronomia, motivado por ser este o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA, no qual estará sendo convocada toda população mundial a se envolver neste processo, especialmente as escolas em geral.

Aconselho a todos que fazem à educação, tomar conhecimento deste evento procurando acessar o site do IYA 2009, http://www.astronomia2009.org.br/, entrar em contato com os promotores para interagir  recebendo todo material disponível como textos, slides, fotos,  logomarcas e vídeos.

Desde o dia 06 de fevereiro de 2009  estão abertas às inscrições para A XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA que será realizada em todas as escolas já cadastradas ou que vierem a se cadastrar até o dia 15 de março de 2009! Informe-se sobre este grande evento nacional.

Como no Xadrez a Astronomia tem  infinidades de opções de estudos e possibilidades para desenvolver em nosso intelecto pensamentos mais abrangentes, mudando totalmente nossa maneira de ver o mundo e o Universo.

Com as novas descobertas da Astronomia a ciência toma novos rumos mudando radicalmente nossos conceitos sobre a Física abrindo um leque infinito de concepções e posso até afirmar que mudará a maneira como o ser humano pensará no futuro.

Imaginem! Vivemos numa galáxia com o nome de via-láctea que tem bilhões de estrelas e materiais cósmicos. Existem no Universo  visível, outros tantos bilhões de galáxias. A galáxia mais próxima da nossa é Andrômeda  que esta a milhares de anos luz da nossa. Dá para perceber que o nosso saber do cosmo é uma parte ínfima daquilo que existe por lá.

Em 2009 pelo menos três escolas de samba tem como tema a Astronomia: Acadêmicos da Asa Norte (DF), Imperial de Atibaia (Atibaia-SP) e Unidos da Tijuca (RJ). É a Astronomia sendo divulgada em uma festa popular, temos de fazer nossa parte também dentro das escolas.

Neste mês de fevereiro, um cometa brilhante, chamado C/2007 N3 ou Cometa Lulin, será visível com simples binóculos (ou até a olho nu, em locais de céu escuro), atravessando as constelações de Libra, Virgem e Leão. Saiba como localizá-lo no céu e observá-lo durante todo o mês acessando o site indicado neste texto. Participe da campanha de observação.

Os torneios de xadrez que o CLUBE DE XADREZ PENSART da escola Estadual Jerônimo Rosado promover durante todo o ano letivo terão nomes de planetas, cometas, constelações, estrelas, enfim, nomes relacionados a Astronomia.

Encerro com Trecho de um Resumo de uma palestra de  Octávio Trompowsky

"...O que poderíamos talvez notar é que uma ciência tão complexa como o xadrez deveria trazer resultados práticos mais evidentes. Eis aí um engano; o xadrez é útil e instrutivo. As sutilezas do manejar das peças não estimularão a meticulosidade em todas as nossas ações? As infindáveis combinações com as quais se terminam uma partida não desenvolverão a análise, ensinando-nos que devemos procurar outras tantas soluções para os nossos problemas de ordem privada?                     

  A verdade é que o Xadrez, tal qual outras ciências, como Matemática e Astronomia, empolga e entusiasma.     Empolga sim mas para um apuro de qualidades, visando o bem da Humanidade.    Escola de virtudes cívicas e morais, eis o que é precisamente o velho jogo de xadrez.    Reparem no salão de um clube especializado: ressalta à primeira vista a comunhão perfeita de idéias entre os seus membros, a camaradagem mais franca, o espírito de colaboração, de mútuo auxílio, de cordialidade e de disciplina..."

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...