domingo, 31 de maio de 2009

O TABULEIRO E O REI

 O Tabuleiro e o Rei

 

black king

Sempre tentei criar uma analogia entre um jogo de xadrez e uma empresa. Por um acaso, ano passado, no programa final do aprendiz de 2008 os participantes tiveram que escolher com qual peça do xadrez eles se identificavam, não sei se a resposta realmente decidiriaquem ganharia o jogo até porque acho que não existem respostas certas. Mas nas minhas tentativas de analogia com o jogo eu vejo o "Quem é Quem" da seguinte maneira:

  • O Rei: seriam os acionistas ou donos que não gerenciam a empresa, são aqueles que realmente importam na empresa;
  • A Dama: seria o diretor da empresa, o CEO. Apesar de ser importante no jogo a empresa pode perdê-lo e conseguir um novo "promovendo" um peão. A Dama assim como o CEO pode fazer quase todos os movimentos dentro da empresa, exceto o movimento do cavalo.
As demais peças foram difíceis de caracterizar como algo na empresa, segue a idéia mais "trabalhada" que consegui:
  • O Cavalo: seria o setor de P&D, os avanços deste setor assim como da peça em questão podem atingir várias áreas. Se olharmos as casas de alcance de um cavalo podemos pensar no quanto os avanços das pesquisas podem atingir vários produtos;
  • O Peão: por conseqüência são os diversos produtos de uma empresa, que por diversas vezes num jogo ficam suportados pelo cavalo, ou seja, pela pesquisa do setor de P&D;
  • A Torre: seria o conselho da empresa que pode dar suporte a qualquer ação de qualquer peça;
  • O Bispo: seria o departamento de marketing que consegue atravessar os mercados.
É claro que existem milhares de outras maneiras de pensar, a torre, por exemplo, poderia ser o departamento de produção, o bispo uma consultoria geral.
Comentem, digam o que acham, o que cada peça do tabuleiro representa melhor na concepção de vocês?
Abraço!
Cassius Busemeyer, Estudante de Gestão da Informação - UFPR. Desenvolvi pesquisa na área de Inteligência Competitiva, Cenários Prospectivos, Mapeamento de Competências Tecnológicas.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

XADREZ- LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO



XADREZ – LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

FONTE: http://www.sebraemg.com.br/geral/dica_det.aspx?codDica=24&codigo=103


SEBRAE MINAS GERAIS




Tanto no xadrez como nos negócios e na vida, os três elementos essenciais do mecanismo de tomada de decisões são: material, tempo e qualidade. Aprenda a lidar com essa matemática com um dos maiores enxadristas de todos os tempos


Matemática do xeque-mate




Como explica o enxadrista Garry Kasparov nesta entrevista exclusiva, tanto no xadrez como na vida, há três elementos essenciais do mecanismo de tomada de decisões: material, tempo e qualidade.



No marco de um tempo e um espaço próprios, todo jogo cria, com suas regras, uma ordem no mundo imperfeito e confuso. Jogo estratégico por excelência, o xadrez é uma confrontação na qual o vencedor demonstra ter "visão" mais apurada do que seu oponente, e os grandes jogadores são capazes de antecipar mentalmente os melhores caminhos possíveis para um desenlace vitorioso. "Num sistema matematicamente finito, pode-se calcular tudo, mas o xadrez é grande demais para isso", explica Garry Kasparov durante uma entrevista exclusiva concedida em Madri. "Há um grande mal-entendido a respeito da natureza do xadrez", continua. "Para a matemática, o jogo é finito, mas, para nós, seres humanos, ele é matematicamente infinito. O número de posições, ou seja, a soma de todas as posições possíveis, contém 45 zeros. Acredito que é suficiente para considerá-lo matematicamente infinito."
Nesta entrevista exclusiva a HSM Management, Kasparov se entusiasma, eleva a voz grave e mexe os braços com gestos amplos. Sua atitude muda quando ouve. A imobilidade é total e a atenção intensa. Capta as perguntas antes que terminem de ser formuladas. Mais do que dono de um temperamento calmo, cultivado nas muitas horas diante do tabuleiro, o chamado "Monstro de Baku" (sua cidade natal, no Azerbaijão) mostra paixão quando fala do xadrez ou se aprofunda nos elementos fundamentais para a tomada de decisões.
Faz tempo que o sr. trabalha numa coleção de livros onde vincula a evolução do xadrez com as idéias científicas e sociais de cada época.
Em certa medida, as mudanças no jogo refletem as mudanças na sociedade. Os novosconceitos estão em consonância com as idéias sociais e culturais predominantes em sua época. Não é casual que o primeiro campeão mundial de xadrez, Wilhelm Steinitz, que introduziu conceitos revolucionários no jogo na segunda metade do século 19, tivesse um pensamento alinhado com a ciência tradicional e que seu sucessor, Emanuel Lasker, contemporâneo de Einstein e de Freud, acreditasse na relatividade e na psicologia. Nos cinco volumes que escrevi, mostro a interconexão entre as novas idéias apresentadas por meus grandes antecessores e sua época.


Como se refletem no xadrez os novos conceitos sociais e culturais? Por exemplo, como as teorias de Freud sobre o inconsciente mudaram o jogo?


A teoria do xadrez tomou forma no tempo da física e da matemática clássicas e foi introduzida pelo primeiro campeão mundial, Steinitz. Nessa época, acreditava-se que uma teoria universal poderia responder a todas as perguntas, e Steinitz promovia essa noção no xadrez. Seu sucessor, Lasker, teve um estilo distinto: em vez de fazer a melhor jogada, fazia a melhor jogada contra aquele adversário. A ênfase não estava na verdade última, mas em jogar contra um rival; o valor de cada movimento era relativo. Lasker introduziu o elemento psicológico. Hoje, para os jovens jogadores, isso é óbvio.
As decisões no xadrez atual são tomadas de forma mais automática?
Jogamos xadrez rápido e, muitas vezes, pela internet. O computador é um componente do preparo. Quando eu era criança, tinha poucos livros a meu alcance, e cada exemplar era um tesouro que eu lia com avidez; era preciso muito esforço para encontrar a informação. Agora, com um clique do mouse acessamos milhões de partidas. Com tanta informação, temos um problema logístico diferente: como diferenciar aquilo que é valioso daquilo que não aporta nada, o falso do autêntico? O que deve ser incorporado e o que deve ser ignorado? Um interessante paradoxo é que antes tínhamos menos informação e mais tempo para decidir, e hoje temos mais informação e menos tempo. De fato, suportamos mais pressão. O grande perigo de nossa época é que muitos dirigentes confiam em que vão encontrar
uma resposta e não tomam a iniciativa, não querem assumir o risco de decidir. Mas, no fim do dia, somos nós, e não os computadores, que tomamos as decisões. Se você quer triunfar, deve aprender a não se deixar oprimir pela informação. Eu acredito que muitos ficam sepultados sob o furacão de dados.
Como isso pode ser evitado?
Não há uma receita universal. Primeiro, precisamos entender que o computador não é um dispositivo que nos fará felizes com respostas "pré-cozidas"; ele apenas oferece informação. Segundo, devemos desenhar nossa própria fórmula para aceitar ou rejeitar informação. Para trabalhar com aquilo que nos rodeia e ajustar nossa própria fórmula de tomada de decisões, é muito importante reconhecer nossas fortalezas e nossas fraquezas. Eu fico entristecido ao escutar os típicos discursos de auto-ajuda, que apontam por igual, quando na realidade cada pessoa é única. Alguns se sentem mais à vontade com os dados; outros, como eu, são mais intuitivos. Alguns são mais pacientes, podem esperar todo o tempo do mundo; outros, nem tanto. Não acredito que a paciência, a impaciência, a objetividade e a intuição sejam boas ou más em si. São componentes. Antes de decidir, devemos analisar os componentes de nosso mecanismo de tomada de decisões. Anatoli
Karpov tinha um estilo... não diria defensivo, mas cuidadoso. Era um gênio para obter o máximo efeito com os mínimos recursos. Eu era mais agressivo. Podia varrer meus rivais com os ataques. Não gosto dos detalhes; prefiro captar o panorama global e reconhecer como posso compensar a perda de material com qualidade ou tempo, ou o inverso.


Material, tempo e qualidade?
Estou trabalhando num livro em que desenvolvo uma teoria de acordo com a qual os três elementos essenciais do mecanismo de tomada de decisões são o material, o tempo e a qualidade. O mais complicado é a qualidade: no xadrez pode ser a estrutura de peões, o espaço ou as peças ativas; na vida, a qualidade se
manifesta de muitas formas. O material é óbvio. E o tempo é operativo: tempo versus dinheiro, tempo em troca de material. Mas a qualidade implica diversos
elementos, e muitas pessoas não sabem como inseri-la em sua escala de valores. Ao escolher, comparamos. Quando optamos por investir em uma casa nova ou enviar nossos filhos para a universidade, também entra em jogo a qualidade, mesmo que não tenhamos consciência disso. Em suma, sempre tentamos ajustar a estratégia em termos de material, tempo e qualidade.
O sr. mencionou que é intuitivo. Mas não parece muito evidente que a intuição, em um jogo racional como o xadrez, seja uma boa guia...
Vou dar um exemplo. Na sétima partida do campeonato mundial de 1894, entre o campeão Steinitz, de 57 anos, e o jovem alemão Lasker, de 25, o confronto estava equilibrado. Lasker, que usava as peças brancas, havia feito um jogo forte na abertura e depois de algumas complicações teve de sacrificar dois peões. Hoje ninguém se surpreenderia se um grande mestre abandonasse a partida em circunstâncias tão desfavoráveis. Mas Lasker não o fez. Foi ainda mais agressivo, tentando complicar as coisas, e sacrificou mais uma peça, fazendo um ataque que Steinitz não entendeu. O campeão fracassou. A interpretação foi que o velho campeão não era mais o mesmo e que havia decaído por conta da idade, não da qualidade. No entanto, quando analisei a partida em profundidade e com
a ajuda de um computador, descobri outra coisa. É verdade que Steinitz havia estado em posição vencedora, mas tinha errado numa etapa anterior. Quando Lasker sacrificou a peça, o campeão já estava perdendo. O interessante é que Lasker fez as melhores jogadas possíveis. Não poderia ter calculado; sua intuição o levou na direção correta. Para mim, é uma boa demonstração de que, se confiarmos em nossa intuição, obteremos melhores resultados. Cada vez que revejo as partidas dos grandes campeões descubro que, sob pressão, eram mais eficazes. Em situações de pressão, nossos sentidos ficam alerta. Em momentos de calma, tendemos a relaxar e perdemos alguns elementos vitais para avaliar corretamente uma situação.

A intuição é algo inato ou pode ser adquirida?


Todos temos intuição, mas precisamos usá-la com mais freqüência. É como um músculo que deve ser treinado. Não nos guiaremos pela intuição se não tivermos confiança em nós mesmos.

Desenvolver a confiança está relacionado com ter coragem de agir sem medo de errar, que é algo que o sr. recomenda em suas palestras, não é verdade?
O que eu recomendo não é errar propositalmente, mas aceitar a possibilidade de cometer erros. Muitos temem errar e isso os impede de avançar. O medo apresenta-se de diversas formas na tomada de decisões: como medo de errar, medo das mudanças, do desconhecido, de magoar pessoas queridas... Entretanto, como haverá erros, é melhor se preparar psicologicamente e se sentir confortável com a idéia de que certamente alguma vez você vai errar. Quando superar esse temor, você poderá aprender com seus erros e sua carreira não vai parar. Acho que o maior problema de Bobby Fischer depois de se consagrar campeão mundial em 1972 foi o medo de perder. Aí a vida pára. As pessoas têm medo de errar, mas, se reconhecerem esse medo, podem ser mais objetivas e perceber quando estão prestes a cometer um erro. Desse modo, elas não ficam congeladas, têm um ponto de vista mais abrangente.

Os computadores não partilham esse temor. Quando o homem e a máquina se enfrentam, o que é superior, uma boa estratégia ou a grande potência de cálculo?

A estratégia é superior à força bruta do cálculo. O cálculo e a pesquisa podem dar apoio à estratégia, mas não substituí-la. Em 2003 joguei com um dos melhores programas de xadrez do momento, o X3D. Na segunda partida, eu vinha de uma derrota estrondosa. Como eu queria reencontrar meu jogo, esforcei-me ao máximo para me recuperar. Tinha as peças brancas e tentei criar uma posição fechada, porque esse tipo de jogada dá poucas possibilidades para a máquina usar a potência de cálculo. Eu pensava no longo prazo, usava uma estratégia. A máquina não entendia o que estava acontecendo nem percebia meu plano. O interessante é que a máquina jogava melhor do que muitos jogadores de xadrez, mas qualquer um deles poderia perceber que a posição da máquina piorava. Quando ela reconheceu isso, já era tarde e, poucas jogadas depois, os programadores desistiram em nome da máquina.

Como o sr. se preparava para as competições?



Procurava informação, novas idéias, novas aberturas. Estudava o jogo de meu oponentee tentava pensar coisas que o incomodassem. Era um enfoque misto. No final de minha carreira, o elemento computacional tornou-se mais importante. Cada semana surgiam novas idéias, algo que hoje acontece diariamente. No entanto, 20 anos atrás, a gente tinha uma grande idéia e podia trabalhar nela durante alguns meses, usá-la e depois de dois meses utilizá-la novamente para derrotar outro rival. Hoje, quando surge uma boa idéia para uma abertura, em menos de 24 horas está na internet. As boas idéias se tornaram propriedade de todos e isso nos obriga a sermos mais criativos. Como afirmei antes, é preciso tomar decisões mais rápido. Outro paradoxo é que a maior quantidade de informação tende a reduzir a criatividade, porque nos apoiamos nos dados. Além disso, todos tentam ter boas idéias, e as boas idéias funcionam uma única vez, por isso é preciso ser mais
criativo. A criatividade desempenha um papel muito importante, porque é o que marca uma diferença. Antes existiam diferentes níveis de acesso à informação; hoje tudo é mais homogêneo. Quase todos conseguem o mesmo hardware; a diferença está no software. Por isso, a criatividade, a coragem, a intuição, a capacidade de adaptação são coisas que estão se tornando mais importantes. Acredito que é tempo de falar mais sobre psicologia, porque o mecanismo de tomada de decisões é muito mais importante do que a informação.

O sr. fez treinamento com psicólogos?



Não estudei psicologia nem trabalhei sistematicamente com psicólogos, mas, se você joga xadrez, está envolvido o tempo todo com a tomada de decisões, e é por isso que precisa aprender algo de psicologia.

Quais as lições do xadrez que o sr. aplica em sua vida cotidiana?



Uma das mais importantes foi aprender a ser objetivo, motivo pelo qual eu pude permanecer tanto tempo no topo. Não me envergonho de meus erros nem de aprender com os mais jovens. Para mim, a verdade última era a mais importante e, se eu percebesse que estava errado, não hesitava em reconhecê-lo, primeiro para mim mesmo e depois diante dos outros. Atualmente, em minha atividade política na Rússia, estou envolvido em um jogo sem regras, ou melhor, com uma única regra –a de que meus oponentes do Kremlin [sede do governo russo] mudam as regras de acordo com sua conveniência. Saber que esta é precisamente a regra me permite formular uma estratégia de longo prazo. Estratégia é sobrevivência tática e é desenhar planos alinhados com o potencial pessoal.

Por que o sr. deixou de competir?

Tinha outras coisas para fazer. Para mim, a vida tem a ver com marcar uma diferença. Assim eu o fiz no xadrez por 25 anos. Agora acredito que minha experiência, minha energia e meus recursos podem ser destinados a outra coisa. Tenho algo para falar e não quero ficar quieto. Sinto que o mundo está engasgado, sem visão estratégica, e que precisamosencontrar um rumo. A entrevista é de Viviana Alonso, colaboradora de HSM Management.



Saiba mais sobre Kasparov

Garry Kasparov se tornou o mais jovem campeão mundial de xadrez da história aos 22 anos, em 1985, e defendeu seu título durante os15 anos seguintes. Suas lendárias partidas contra Anatoli Karpov, o campeão anterior, e contra o computador Deep Blue, da IBM, transcenderam o âmbito do xadrez e contribuíram para difundir o jogo entre públicos não-tradicionais.

O grande mestre argentino Oscar Panno o considera o melhor Saiba mais sobre Kasparov enxadrista de todos os tempos, por sua capacidade de fazer tanto um jogo ofensivo –seu estilo característico– como um defensivo.Desde 1991 Kasparov é colunista do Wall Street Journal e atualmente, afastado do circuito profissional de xadrez, viaja pelo mundo como palestrante. Ele discorre sobre osproblemas da Rússia atual e convoca o mundo a desenvolver visão estratégica.








Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sábado, 30 de maio de 2009

Mais de 100 produtos em promoção...



--- Em sáb, 30/5/09, Clube de Xadrez On-Line <loja@clubedexadrez.com.br> escreveu:

De: Clube de Xadrez On-Line <loja@clubedexadrez.com.br>
Assunto: Mais de 100 produtos em promoção...
Para: CXPENSART
Data: Sábado, 30 de Maio de 2009, 18:55

O Clube de Xadrez On-Line completa na próxima segunda-feira (1º de junho) seu aniversário de 9 anos.

Para comemorar esta data especial nossa loja está com desconto promocional em todo seu estoque desde a tarde de hoje. Serão 7 dias desta grande promoção...

São mais de 100 itens com grandes descontos. De 10%, 20%, 30% e até 40% do valor real do produto.

Convido os amigos enxadristas a fazerem uma visita em nossa loja virtual (www.clubedexadrez.com.br/shop) e conferir os excelentes preços dos produtos anunciados.

Todas as mercadorias que constam na Loja do Clube de Xadrez On-Line são para pronta entrega.

Despachamos pelos Correios ou transportadora para qualquer parte do Brasil.

Atenciosamente,

Prof. Gérson Peres Batista
Editor do Clube de Xadrez
www.clubedexadrez.com.br
loja@clubedexadrez.com.br
Fone/fax: (35) 3558-9317


Atenção: esse Boletim Informativo é enviado exclusivamente para clientes já cadastrados em nossa loja. Caso queira sair da lista de contatos favor enviar uma mensagem com o nome que está cadastrado e a palavra "remover" para o e-mail remover@clubedexadrez.com.br.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E O XADREZ

A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E O XADREZ

William Pereira da Silva

Para muitos o jogo de xadrez é apenas uma brincadeira de crianças num tabuleiro, entretanto, para um bom observador, ele vai muito além.  Karry Kasparov campeão mundial de xadrez cobra honorários de U$ 50.000,00 (cinqüenta mil dólares)  para ensinar sobre administração de empresas, utilizando dos princípios, estratégias e combinações, o enxadrista dá palestras a executivos de diversos países sobre como ter sucesso nos negócios usando estratégias do jogo no qual é gênio. Ele esteve no Brasil em agosto de 2004 na cidade de São Paulo.

Gary Kasparov está entre as personalidades mais requisitadas. Aquele que é considerado o melhor jogador de xadrez do mundo foi  a Portugal, em 2006, como orador no SAP Business Fórum. Passou, também, por multinacionais e instituições financeiras como o Credit Suisse e o Deutsche Bank. O jogador de xadrez cobra cerca de 33,4 mil euros por um dia, a que acresce o IVA e ainda as despesas com as deslocações. Kasparov aconselha os gestores a confiar mais na intuição. Tal como no xadrez, as organizações têm que tomar decisões rápidas (revista Exame, setembro 2007).

Daí pode sentir a magnitude em que o jogo de xadrez esta envolvido. Para um jogador de xadrez com uma boa percepção e entendimento das suas leis básicas ele pode aplicá-las no seu cotidiano, como também em seu ambiente de trabalho. Suas regras, normas, estratégias, técnicas, organizações, dão subsídios suficientes para aqueles que um dia pretender administrar uma empresa, escola e qualquer outra instituição.

Este tratado irá mostrar como  administraria uma escola utilizando dos princípios gerais que norteiam o jogo de xadrez.

O tabuleiro representa a escola, suas sessenta e quatro casas cada departamento ou setor dela. As peças consistiriam em ser a representação da direção, administradores, alunos e funcionários.

O Rei é a peça mais importante do jogo, na escola ele seria o diretor, por ser uma peça fundamental tem de se expor pouco, movimentar-se somente nas horas oportunas,  utilizar de todas as outras peças, dama, bispo, cavalo e torre para lhe assessorarem. Um bom diretor só terá sucesso na sua empreitada se tiver um excelente corpo administrativo ao seu redor lhe auxiliando, caso seus assessores lhe virem as costa terá muita dificuldade em agir, tornará um chefe centralizador e autoritário exposto a muitos erros fracassando na direção da escola. A vice-direção, coordenador administrativo e financeiro, coordenador pedagógico, conselho fiscal e conselho escolar seriam essas peças mais próximas ao Rei que deve utilizar e valorizar todas elas.

Os professores, alunos, funcionários, grêmio estudantil, comunidade em geral estariam representados pelos peões que no inicio do jogo parecem sem muita importância, mas que no decorrer da partida e principalmente no final se tornam as peças mais importantes para decidir o jogo e devem ter atenção especial em cada lance, pois são eles que decidirão o destino do Rei nos momentos cruciais da partida. Os peões conseguindo chegar à oitava casa do adversário serão promovidos e terá sua recompensa em se tornar uma peça importante no jogo.

A primeira atitude de um jogador é organizar as peças no tabuleiro, distribuí-las de forma correta a ficarem pronta para o combate, na escola o diretor tem de arrumar a casa para poder começar seus  trabalhos, escolher sua equipe de trabalho com pessoas responsáveis e com atitudes de compromisso sério com a qualidade de ensino e bom funcionamento da instituição.

Para o inicio da partida devemos ter em mente que devemos começar movimentando cada peça pensando no conjunto delas para no futuro criar as combinações acertadas, nunca agir sozinho lançando-se a frente, sempre uma peça auxiliando, defendendo a outra, a cada decisão todos devem ser consultados para analisar o melhor lance, onde devemos agir sempre com mais sensatez, nada de decisões apressadas e isoladas, todos devem ser ouvidos. Cada jogador tem dezesseis peças para jogar, esse conjunto bem utilizado é que vai levar a vitória a uma boa administração.

Os melhores jogadores do mundo obedecem às regras, elas são fundamentais em qualquer administração, uma escola que não obedece às leis, normas, que não tem um mínimo de respeito à ética não conseguirá ter o respaldo da comunidade, as injustiças aparecerão e predominará a desobediência e a desordem, a disciplina tem ser respeitada por todos os segmentos da escola, como um diretor, professor ou funcionário vão ter o respeito dos alunos se ele for relapso?

O jogo de xadrez exige decisões importantes, bem analisadas, estudadas, planejadas, uma analise de somente uma jogada mal feita pode levar a perder a partida, na escola toda decisão deve ser consultada ao seus assessores, levada aos conselhos, divulgadas e esclarecida a toda comunidade escolar para não incorrer no erro de tomada de decisão que traga prejuízo a todo o conjunto da escola.

Portanto um bom diretor tem ser um bom estrategista, obediente às regras, paciente, gostar de leitura, ter pulso firme para tomar decisões difíceis, excelente analista, valorizar a cultura em geral, utilizar da eloqüência, respeitar os anseios da comunidade, utilizar da ética para não  incorrer na corrupção com favorecimentos ilícitos, respeito ao adversário, utilizar de todos os subsídios que o jogo de xadrez trás para uma excelente administração.

Outra grande virtude de um bom administrador é pensar por si não deixar que as decisões venham sempre dos outros, o jogo de xadrez dá esta grande capacidade a todos aqueles que o praticam.

 "Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos." William Pereira da Silva.

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

CXPENSART É NOTÍCIA NO DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO N] 217



--- Em sáb, 30/5/09, Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com> escreveu:

De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 217 (Pacote de Bolachas).
Para:
Data: Sábado, 30 de Maio de 2009, 11:37

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 217 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 30 de maio de 2009 (atualizado às 10h).

Estimados(as) Amigos(as):

Finalmente os 60 novos agentes do transito irão tentar organizar o caótico transito de Mossoró na próxima segunda-feira. É o tão sonhado Trânsito Municipalizado chegando à cidade. Em dezembro de 2007 esta coluna noticiou lá de Natal, que a Câmara Municipal aprovara o concurso público e a prefeitura prometera a realização das provas em janeiro/08. Todas as etapas aconteceram com um ano de atraso. Trabalho muito complicado e a guerra com os alternativos ta só começando. Boa sorte ao Walter Pedro e equipe. Boa leitura!

EXIGIR CHEQUE CAUÇÃO GERA INDENIZAÇÃOA 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou o Centro Ortopédico São Lucas, em Niterói, a pagar indenização por exigir cheque caução para internação de um paciente. Os autores da ação vão receber R$ 8.300 pelos danos morais. Os desembargadores decidiram, por unanimidade, manter a sentença da 10ª Vara Cível da Comarca de Niterói. FONTE: TRJRJ, na base de dados: www.endividado.com.br.

CLUB DO XADREZ COM NOVA DIRETORIA – Sete membros foram eleitos em assembléia, convocada para esse fim, realizada no dia 14/05. Através do voto, os cargos foram preenchidos na seguinte ordem: 1) Presidente – Prof. William Pereira da Silva, 2) Vice-Presidente – Ana Paula do Vale, 3) Tesoureiro – Fco. Leandro Costa, 4) Coordenador de Eventos – Paulo Breno de Farias, 5) Diretor-técnico – Fco. Fagner Dantas da Silva, e o suplente – Mikael Almeida Segundo. De acordo com William Pereira, o Club do Xadre Pensart promoverá torneios de xadrez nos finais de semana e feriados durante todo ano, com ranking em nível escolar, como também manter a programação divulgada pela diretoria anterior.

VIDA ÚTIL DE MOTOTAXIAs motocicletas que prestam esse serviço em Mossoró, conforme legislação atual tem seis até anos de fabricação para executar o serviço. Mas a categoria quer a sua ampliação para dez anos. Já existe um projeto tramitando na câmara de vereadores e uma audiência pública está para acontecer na próxima quinta-feira (04) e vai debater vários aspectos do tema. Eu particularmente entendo os reclamos dos mototaxistas para a troca da moto, mas, sinceramente, elas são mal cuidadas. A rigor, quase todas estão sem condições de trafegar com seis anos imaginem dez?

A FESTA DOS DESTAQUES que é promovida anualmente pelo competente Professor Lisboa Batista acontece, a sua edição 2009 nos salões da AABB em Pau dos Ferros, hoje, tudo certinho para iniciar às 23h. "A Banda MP3 de Mossoró montou repertório especial com o pop rock, reggae, baladas nacionais e internacionais - esse quesito vai ser a diferença", afirmou Lisboa. Parabéns e sucesso caro professor!

DEMOCRATIZANDO O CINEMAO CINESESC/Mossoró encerra a agenda de maio, neste domingo, com os filmes "O Guardião de Memórias" (drama) às 12h e "Batman – O Cavaleiro das Trevas" (aventura) ás 14h. É imprescindível destacar que as sessões são gratuitas, basta apresentar a carteira do SESC atualizada para poder participar do cinema.

DEMOCRATIZANDO O CINEMA IINo Hotel Villa Oeste, o Cine Club Mossoró tem a projeção do filme "V Vingança". O cine club funciona todos os sábados com entrada franca, às 19 horas. O Hotel Villa Oeste está localizado na Av. Presidente Dutra – Bairro Ilha de Santa Luzia.

BRONCA DO LEITOR (55)A covardia do anonimato - Nenhum blogueiro tem a obrigação de publicar os comentários que recebe. Entretanto, eu me acho na obrigação de publicá-los por uma questão ética (coisa que aprendi nos bancos da faculdade de Comunicação Social). Contudo, nenhum blogueiro, mesmo o ético, publicará comentários anônimos que fazem ataques a quem quer que seja, inclusive a ele próprio, exatamente pelo mesmo motivo, pois o "anônimo" neste caso é uma pessoa totalmente sem ética e sem escrúpulos, que não dá o direito de defesa à sua vítima. Também não adianta inventar nomes fictícios para encobrir a covardia, uma vez que nenhum novo nome mudará o caráter covarde de um anônimo. Ivanaldo Xavier – Jornalista e blogueiro.

 

LEIA MAIS EM:  http://demoacomunicacao.blogspot.com/

 

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

ACESSE E LEIA TODAS AS NOTÍCIAS

http://demoacomunicacao.blogspot.com/



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

O EMPREENDEDOR E O XADREZ

O EMPREENDEDOR e o XADREZ – Dicas para o seu negócio

FONTE:http://sidneypereira.blogspot.com/2007/10/o-empreendedor-e-o-xadrez-dicas-para-o.html
 
Autor
Minha foto
SIDNEY PEREIRA
Graduado em Administração de Empresas pela UFPE e Pós-Graduado em Marketing UFRPE. Professor das disciplinas de Recursos Humanos, Marketing e Gestão Empresarial.
 
Segundo o Sebrae, uma pesquisa realizada em 2006, conduzida pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor, instituição criada pela London Business School e pelo Babson College de Boston – EUA) e com a participação de 42 países, nos 05 continentes, apontou que Brasil é o décimo país com o maior número de pessoas que abrem negócios no mundo. Em torno de 13,7 milhões de empreendedores estão em fase de implantação do negócio ou já o mantêm por até 3 anos e 6 meses, correspondendo a 11,65% da população adulta de 118 milhões de brasileiros com idade entre 18 a 64 anos.
No aspecto de motivação, o empreendedorismo "de oportunidade" e "por necessidade" (decorrente da falta de opções no mercado de trabalho) estão equilibrados, em proporção igual.

Na pesquisa GEM 2004 encontramos alguns fatores importantes que foram detectados no Brasil como limitadores à atividade de empreender:
- apoio financeiro - o crédito para o empreendedor tem alto custo e dificuldade de acesso e há muita burocracia e exigências de garantias reais.
- políticas governamentais - alta carga tributária e trabalhista, além da burocracia para a abertura de negócios.
- educação/treinamento - o sistema "despreza" as características regionais brasileiras e não prepara o indivíduo para a carreira como empreendedor.

Diante destas informações percebemos que os desafios ao empreendedor continuam grandes, mas as possibilidades de sucesso também são reais. Contornar obstáculos é uma constante na vida empreendedora.
Neste aspecto podemos dizer que a prática empreendedora assemelha-se a um jogo de xadrez.
Este jogo, que provavelmente se originou na Índia e cuja primeira referência literária remonta a 500 a.C, é praticado no mundo inteiro, por milhões de pessoas presencialmente (a forma mais comum), pela internet ou mesmo por correspondência. Envolve estratégia e tática, estimula o raciocínio (é utilizado no ensino a crianças desde muito novas) e o uso consciente de peças disponíveis e criação de caminhos (jogadas) para ganhar a partida (match).

Algumas dicas extraídas deste estimulante jogo:

1. O rei é a peça mais importante. Se tomado o jogo está vencido. Para sua empresa o rei é o cliente. Dê prioridade a ele, cuide dele, sirva-o. Existem possibilidades de novos produtos ou serviços que podem ser fornecidos aos seus clientes e os custos podem variar. Seja como for, deve-se considerar o seu impacto positivo nos clientes. Em um famoso restaurante paulista é prática aquecer os saleiros para retirar a umidade do sal. Desta forma ele sai mais facilmente do saleiro. Pode parecer bobagem, mas os clientes acham ótimo. Veja sua empresa também pela perspectiva do cliente. Forneça o que ele espera (e o que não espera também). Encante-o!
2. Cada enxadrista joga com um conjunto de 16 peças, de seis tipos, quantidades e "poder" diferentes. Este conjunto bem utilizado é que conduz à vitória e a perda de peças dificulta o processo. Não descuide das pessoas de sua empresa. Cada uma tem sua importância e a equipe leva ao sucesso; Motive-as a se desenvolverem, treine-as, busque seu comprometimento, ouça-as.
3. O xadrez é um jogo para duas pessoas. Porém na modalidade simultânea um jogador pode enfrentar vários adversários. Não subestime seus concorrentes. Eles também estão trabalhando e buscando mercado. Fique de olho em seus movimentos, aprenda com seus acertos e erros. Focalize seus pontos fracos e fortes, atacando e defendendo-se.
4. No xadrez não existe sorte. É preciso pensar, definir estratégias e táticas. Sua empresa também precisa destas ferramentas. Muitos empreendedores não conseguem atingir seus objetivos por na serem claros, ou simplesmente não existirem. O tempo dedicado ao planejamento é primordial. Ao planejar, além de considerar as variáveis possíveis, também não deve seja inflexível, pois o mercado é dinâmico e às vezes tem variações bruscas. Defina uma estratégia, siga-a, mas esteja pronto a mudar quando for necessário.
5. Jogue segundo as regras. Mesmo os mais consagrados enxadristas do mundo mantêm-se nelas. Seja ético em seu negócio, não siga as práticas irregulares do mercado. Sonegação, pirataria, desobediência às leis trabalhistas, entre outras, apenas prejudicam e só pioram as coisas. Lembre-se que a maioria das pessoas valoriza as empresas que agem corretamente e que contribuem para uma sociedade melhor.
6. Existem as jogadas consagradas pelos mestres do xadrez. São conhecidas e estão disponíveis para o aprendizado de quem deseja. Outras jogadas podem ser criadas e as possibilidades são enormes. O empreendedor tem sua parcela de criatividade, mas não deve esquecer de aprender e estudar. O conhecimento empresarial está disponível em cursos, palestras, artigos, revistas, livros e outras diversas formas e fontes. Use também práticas de pessoas mais experientes e se aconselhe com elas.

O xadrez não é difícil. Pode ser aprendido com o devido interesse e dedicação.
Conheça bem seu negócio e tudo relacionado a ele, por mais complicado que pareça ser.
Dedique-se a ele. Mas não esqueça de outros aspectos importantes de sua vida: família, amigos, lazer... Estruture seu negócio e procure fazer com que ele "ande com as próprias pernas". Não o carregue.
Conduza-o!
Não desanime. Enquanto o rei, não for tomado o jogo não acabou.
E mesmo que isto aconteça, sempre há uma nova partida.

Sidney Pereira

Saiba mais...
GEM - http://www.gembrasil.org.br/
Xadrez - http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

O JOGO DO XADREZ É INSERIDO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO



--- Em sáb, 30/5/09, william pereira <wilpersil2003@yahoo.com.br> escreveu:

De: william pereira <wilpersil2003@yahoo.com.br>
Assunto: O JOGO DO XADREZ É INSERIDO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO
Para: CXPENSART
Data: Sábado, 30 de Maio de 2009, 8:35



--- Em sáb, 30/5/09, william pereira <wilpersil2003@yahoo.com.br> escreveu:

De: william pereira <wilpersil2003@yahoo.com.br>
Assunto: O JOGO DO XADREZ É INSERIDO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO
Para: Blog da E.E. Pe Alfredo
Data: Sábado, 30 de Maio de 2009, 8:27

A direção da Escola Estadual Padre Alfredo, localizada na Avenida Lauro Monte nº 360, Bairro Santo Antonio autorizou a implantação do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física. O professor William Pereira, coordenador do CXPENSART, agora faz parte do quadro deste escola. Recebendo apoio da diretora Graça Viana inseriu o xadrez do sexto ao nono ano do turno vespertino. A aceitação ainda é parcial, entretanto planejamos fazer a interdiciplinaridade com matemática, arte e história para disseminar o xadrez para todos. As inscrições para os JERNS 2009 foram abertas e já temos cinco alunos inscritos para participar da modalidade de xadrez nas categorias mirim e infantil. As aulas de Educação Fisica são no horário normal no turno vespertino, o método adotado foi de uma aula na sala com o jogo de xadrez, damas, jogos de salão e a outra no campo de futebol, quadra ou no pátio com atividades físicas, recreativas e esportivas.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Diário - Envio: Sílvio Carlos



diariodonordeste.com.br


Prezado(a) Internauta,

Federação Cearense de Xadrez acaba de sugerir uma matéria do DIÁRIO DO NORDESTE.
Para acessá-la, clique no link abaixo ou copie o endereço direto para o seu navegador.

Sílvio Carlos
http://www.diariodonordeste.com.br/materia.asp?codigo=642673


Obrigado pela preferência e aproveite nosso conteúdo.

Sistema Verdes Mares de Comunicação
+ Diário do Nordeste [www.diariodonordeste.com.br]

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A era dos centauros Crônica de Luis Fernando Veríssimo (Xadrez | Tênis | Futebol | Boxe) | O Globo 24 maio 2009 | O xadrez é um jogo violentíssimo...


Luis Fernando Verissimo: erudição e vocabulário sofisticado

A era dos centauros
 
Crônica de Luis Fernando Veríssimo
 
O xadrez é um jogo violentíssimo. Parte do tempo em que parece estar pensando no seu próximo lance o jogador de xadrez se dedica a imaginar o que faria com o adversário e sua família se não precisasse se controlar. Coisas envolvendo machadinhas e óleo fervendo no ouvido. A única coisa comparável ao xadrez em violência é o polo jogado por mongóis, em que dois times a cavalo disputam a posse de um cabrito através de vastas extensões de estepes, muitas vezes arrasando cidades inteiras no caminho. O polo mongol é o xadrez sem o autocontrole.
 
Outro jogo violentíssimo é o tênis. Pouca gente sabe que na sua forma original o tênis consistia em dois jogadores se dando raquetaços até um morrer ou pedir água. Só muito depois os ingleses inventaram a bola e a rede para manter os jogadores separados, mas o instinto assassino de parte a parte continua o mesmo. Já um esporte civilizado é o boxe. Não há notícia de jogadores de xadrez ou de tênis se abraçando efusivamente depois de uma partida como acontece com lutadores de boxe, que continuam amigos depois da luta, mesmo porque passaram a maior parte do tempo abraçados.
 
E o futebol? É uma mistura de xadrez e de boxe. Na defesa um time de futebol depende da exata colocação das suas peças, como no xadrez, mas, como no xadrez, estas peças distribuídas com aparente racionalidade devem sugerir algo de polo mongol na sua truculência e poder de intimidação. No ataque, o futebol depende do máximo aproveitamento de brechas, como no boxe. Ajuda se os jogadores de defesa odiarem a Humanidade como os melhores xadrezistas e os de ataque aceitarem ser golpeados sem ressentimentos, como os boxeadores. O vocabulário de um bom atacante está cheio de palavras que jamais devem entrar na vida de um defensor, a não ser em pesadelos: surpresa, criação, fortuito, invenção. Não se imagina sobre o que defensores e atacantes conversam fora de campo. Sobre futebol certamente não é. Um não reconheceria o esporte do outro.
 
O meio-campo é onde as coisas se decidem no futebol porque é ali que se dá a metamorfose: bons meio-campistas são os que entram nessa área mágica enxadristas e emergem, lá na frente, boxeadores. Todo time precisa ter pelo menos um centauro, metade cavalo mongol, metade poeta, no seu meio-campo. Já que o Tostão decretou o fim do volante de contenção clássico, o ex-cabeça de área, no nosso futebol, começa a era dos híbridos de luxo: jogadores que combinem a força bruta do xadrez com a dexteridade intelectual do boxe.


http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=a-era-dos-centauros&cod_post=189182
 
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/colunistas/conteudo.phtml?id=889523

Site da Fesmax

http://xadrezms.com/

http://xadrezms.com/o_globo_rj_42.html

 
 

 
 
 
 
 

 
.
 






Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Noticias do Xadrez Cearense



CIRCUITO CEARENSE DE XADREZ RÁPIDO – QUARTA ETAPA DO CRESSE E SUB-18

 

No dia 31 de maio, domingo, acontecerá a quarta etapa do Circuito Cresse de Xadrez Rápido, em Fortaleza. Paralelamente acontecerá outro torneio destinado à categoria Sub-18 (para jogadores nascidos a partir de 1991). Os interessados em participar de um dos dois torneios deverão solicitar a pré-inscrição através do e-mail ajs_bezerra@yahoo.com.br. As inscrições somente serão efetivadas mediante pagamento no local dos jogos nos valores de R$ 5,00 para o torneio Sub18 e R$ 10,00 para o torneio Cresse. Haverá premiação para os melhores colocados em cada modalidade, conforme disponibilizado no folder dos torneios no site www.xadrezcearense.com.br. Outras informações pelo telefone (85) 8875 8103, falar com Antônio Bezerra.

 

NOVIDADES NA COPA FARIAS BRITO DE XADREZ

 

Em virtude da impressionante participação de crianças menores de oito anos na I Copa Farias Brito de Xadrez Infanto-Juvenil, a Organização Educacional Farias Brito decidiu criar uma nova categoria para melhor atender esse publica tão promissor. A referida copa terá então a categoria Pré-Mirim (Sub-08), que será disputada em três etapas por jogadores nascidos a partir de 2001. A premiação constará de medalhas para os três primeiros lugares, melhor aluno Farias Brito, melhor feminino e um lindo troféu para o Campeão Geral da categoria ao final das três etapas. O primeiro torneio para este público será no dia 20 de junho. Acesse o site da Federação Cearense de Xadrez para mais detalhes – www.xadrezcearense.com.br

 

CIRCUITO FACULDADE CATÓLICA DE XADREZ – 4ª ETAPA

 

No próximo dia 6 de junho será realizada a quarta etapa do Circuito Faculdade Católica de Xadrez Rápido, na cidade de Quixadá. O evento acontecerá a partir das 14h30min e é aberto à participação de qualquer enxadrista. Todos os participantes recebem uma camisa oficial do evento no ato da inscrição, que pode ser feita no local dos jogos. O sistema de disputa será o suíço em cinco rodadas de 21 minutos para cada jogador. Serão premiados os cinco melhores colocados além dos destaques Sub18, Sub16, Feminino e Iniciantes. Acesse o folder oficial do torneio no site da Federação Cearense de Xadrez para mais detalhes ou ligue para (88) 9956 2849 ou (88) 8842 3914 falar com Fernando Alves.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

LANÇAMENTO - CARTILHA DE XADREZ


LANÇAMENTO: Cartilha de Xadrez

--- Em quin, 28/5/09, Editora Ciência Moderna lcm@lcm.com.br
escreveu:De: Editora Ciência Moderna lcm@lcm.com.br
Assunto: LANÇAMENTO: Cartilha de Xadrez
Para: wilpersil2003@yahoo.com.br
Data: Quinta-feira, 28 de Maio de 2009, 14:1
Alice Figueiredo 46 – Riachuelo – Rio de Janeiro, RJCEP 20950-150Tel: (21) 2201-6662 / Fax: (21) 2201-6896

http://www.lcm.com.br/

Cartilha de Xadrez
(Primeira edição, 2009)
Autor: Alfredo Pereira dos Santos
Número de páginas: 208 pp.
Peso 301,6 gramas
Formato: 16 X 23 cm impressão off-set p/bLombada: 1,2 cm
Preço: 49,00 ISBN: 978-85-7393-806-7
Código de barras: 9788573938067


O Xadrez é um esporte praticado em todos países desenvolvidos do mundo, não apenas como lazer ou como um jogo. É uma "musculação" para o cérebro, para a inteligência e para o desenvolvimento do raciocínio. No livro você encontrará os conhecimentos necessários para a aprendizagem do Xadrez, em linguagem simples e atual. Todos os exemplos da Cartilha de Xadrez são ilustrados com diagramas de cada uma das jogadas, facilitando a compreensão e tornando os exercícios mais dinâmicos. Para os organizadores tem tabelas de jogos para competições com diversos participantes, modelos de fichas para organização de torneios, regras para cálculo da avaliação da força do jogador e modelo de ficha para registro de lances.


Sumário:


CAPÍTULO I Noções preliminares – 1; CAPÍTULO II O movimento das peças – 7; CAPÍTULO III Xeque e Xeque-Mate – 19; CAPÍTULO IV Capturas – 27; CAPÍTULO V Movimentos especiais do Xadrez – 35; CAPÍTULO VI Mobilidade das peças – 51; CAPÍTULO VII Outros tipos de Xeque – 55; CAPÍTULO VIII Exemplos de Xeque-mate – 67; CAPÍTULO IX Partidas empatadas – 75; CAPÍTULO X Como anotar partidas de xadrez – 83; CAPÍTULO XI; Seqüências ganhadoras – 103; CAPÍTULO XII Situação incômoda – 109; CAPÍTULO XIII; Alguns Mates elementares – 115; CAPÍTULO XIV Finais de Peões – 123; CAPÍTULO XV Como organizar um torneio de xadrez – 135; CAPÍTULO XVI Principais regras do xadrez – 145; CAPÍTULO XVII Primeiras noções de estratégia – 159; CAPÍTULO XVIII Qual é a sua força de jogo? – 165; APÊNDICE Partidas ilustrativas – 187;Mais informações em nosso site http://novidadeslcm.mkt9.com/registra_clique.php?id=H28740191663057A Editora Ciência Moderna

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Presidente da Fesmax participa da Feira Internacional e do 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul


ona_pintada_pantanal_sul_1024

Presidente da Fesmax participa da Feira Internacional e do 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul

A Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, acontecem de 27 a 31 de maio, no Pavilhão Albano Franco, na capital sul-mato-grossense. http://www.salaodeturismoms.com.br/

Orlando Silvestre Filho, presidente da Fesmax, participará pela segunda vez do evento, Silvestre Filho foi Secretario Municipal de Turismo de Porto Murtinho (MS) quando cadastrou o município na Embratur e inseriu esta tradicional cidade de turismo de pesca em eventos como a Feipesca e os da Abraturr.

Associar a modalidade do Xadrez ao Turismo é simplesmente viver a total integração de um esporte com o setor, o Xadrez dá prova disso diariamente no mundo inteiro, primeiro pelo grande número de eventos realizados em hotéis e segundo pelo vários locais históricos em que são realizados os eventos tradicionais da modalidade.

Para exemplificar mundialmente recentemente tivemos a III Copa do Mundo de Xadrez Rápido da ACP realizado em Odessa na Ucrânia na Academia Nacional de Direito, e os Mundiais 2009 de Xadrez Amador e Xadrez Escolar da FIDE disputado no Gran Hotel Palace de Tesalónica no final de abril nesta cidade também conhecida como Salónica, que é a segunda maior cidade da Grécia e capital da Região da Macedônia. Tesalónica tem um dos maiores portos do norte do Mar Egeu e sua riqueza artística e arqueológica foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

No nosso contexto um dos eventos referenciais da Federação Sul-mato-grossense de Xadrez (Fesmax) é o seu encerramento da Temporada em Bonito (MS) conhecida Mundialmente pelas suas Belezas Naturais, o que já acontece a mais de sete anos, onde os eventos se realizam no período noturno, deixando o dia livre para se desfrutar de um Pólo do ecoturismo em nível mundial, com suas principais atrações que são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas.

E neste final de semana (30/05) o Clube de Xadrez Pantanal realiza o Open Muhpan de Xadrez no Museu de História do Pantanal localizado no Porto Geral de Corumbá (MS), mantido pela Fundação Barbosa Rodrigues será palco do duelo de estratégias entre Capital e Interior. Antes do evento, os alunos da Capital farão uma visitação no museu agendada com o coordenador do Programa de Ação Educativa do Muhpan Juliano Borges.

A Feira Internacional e 2° Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul é uma estratégia de desenvolvimento do turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, idealizada pelas lideranças de todos os setores públicos e privados, responsáveis pelo incremento deste segmento e comprometidos em mostrar ao Brasil e ao mundo que Mato Grosso do Sul é um destino seguro para todos os investimentos, com atratividade nacional e internacional.

A Feira, que chega à sua segunda edição como um dos principais eventos turísticos do Estado, acontece em Campo Grande, no Centro de Convenções Albano Franco, localizado na Av. Mato Grosso, 5017, próximo ao Parque dos Poderes e a 5 minutos do centro da Capital, no período de 27 a 31 de maio de 2009.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, o evento tem dois objetivos: mostrar o Mato Grosso do Sul para os próprios sul-mato-grossenses e para os turistas nacionais e internacionais. "Cada um dos estandes terão atrações à parte que vão encantar o público. Haverá música, dança, teatro infantil, manifestações culturais, concurso de gastronomia, enfim, é um evento para a família sul-mato-grossense conhecer o Estado que vive", garante Nilde.

A programação cultural vem recheada de grandes nomes, como Almir Sater, Renato Borghetti, Yamandu Costa, Chalana de Prata, além dos grupos regionais que ao longo do evento estarão se apresentando.

Negócios

O evento acontece a cada dois anos. Operadoras de turismo e jornalistas da Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Argentina, Estados Unidos, dentre outros países, e de outros Estados do Brasil visitarão o Estado para conhecer pessoalmente o que vão divulgar internacionalmente.

São cerca de 50 pessoas que já embarcaram hoje cedo no Trem do Pantanal e vão até Aquidauana. De lá, se dividem em vários grupos e conhecerão vários roteiros. No dia 30 eles retornam para Campo Grande e realizam a rodada de negócios internacional no evento.

"Preparamos sete roteiros turísticos que serão visitados por operadores de turismo e jornalistas nacionais e internacionais. A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, estará presente amanhã, na solenidade de abertura, com um grupo de empresários do ramo turístico.

MS para sul-mato-grossenses

Mas não são só estrangeiros que viajarão pelo Estado. O público da feira poderá, além de curtir as atrações gratuitas, adquirir pacotes turísticos para roteiros dentro do Estado por preços acessíveis.

"É uma forma de valorizar, de fazer com que o sul-mato-grossense descubra as atrações do seu Estado. Não podemos deixar de agradecer aos parceiros e apoiadores como o Senac, a Agraer, a Fundação de Cultura, e também ao governador André Puccinelli por acreditar no turismo como uma das vertentes da economia de nosso Estado", esclarece Nilde.

Fontes: Assessoria de Imprensa do Evento Recanto Ecológico Rio da Prata Estância Mimosa Ecoturismo Fabio Pellegrini Débora Bordin ChessBase XadrezMS XadrezAlternativoMS.

http://xadrezms.com/index.html




Passeio Oficial do Open Pantanal 2008

http://www.aquarionatural.com.br/









Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...