segunda-feira, 30 de novembro de 2009

XADREZ AÇU


**** 13º CAMPEONATO AÇUENSE DE XADREZ ****
12 e 13 de DEZEMBRO
LOCAL: ENSV
Rua Augusto Severo, 200 Açu-RN

INSCRIÇÃO: GRÁTIS

SÁBADO ==> Início 14:00

** ** ** ** ** ** ** ** **

XADREZ SERIDÓ

II Torneio Aberto de Xadrez do Seridó..!
.
Dia 27/12, ao meio-dia, no espaço de alimentação da Ilha de Sant'ana.;
Inscrições livres pelo orkut XadreZ Seridó ou no local do evento até às 11h do mesmo dia.;
Serão premiados os melhores sub. 10, sub. 14 e sub. 18, masc. e fem.;
E ainda os campeões absolutos masculino e feminino.;

O evento terá o apoio da UFRN.;
Secretaria Municipal de Turismo (Prefeitura de Caicó).; e
Secretaria Municipal de Educação (Prefeitura de São José do Seridó).

domingo, 29 de novembro de 2009

CALENDÁRIO DA FIDE PARA 2010 E 2011


Calendario de Eventos FIDE

- Campeonato do Mundo: - Anand x Topalov - Abril 2010, em Sofia, Bulgaria

- Torneio de Candidatos (8 jogadores) - 2010

-Chess Olympiad 2010 - Khanty-Mansiysk, Russia

- Pan American Youth 2010 - Brasil

- Olimpiada de Xadrez - Turquia - 2012

** Veja aqui o calendario completa da FIDE para 2010 e 2011**

http://www.fide.com/images/stories/news2009/chess_calendar_regulations/fide_calendar_2010-2011.pdf

FONTE: http://www.casadoxadrez.com.br/ CASA DO XADREZ PAULISTA

sábado, 28 de novembro de 2009

XADREZ CEARÁ - DIÁRIO DO NORDESTE

diariodonordeste.com.br
Prezado(a) Internauta,

Federação Cearense de Xadrez acaba de sugerir uma matéria do DIÁRIO DO NORDESTE.
Para acessá-la, clique no link abaixo ou copie o endereço direto para o seu navegador.
Sílvio Carlos
http://www.diariodo nordeste. com.br/materia. asp?codigo= 698234

Obrigado pela preferência e aproveite nosso conteúdo.

Sistema Verdes Mares de Comunicação

+ Diário do Nordeste [www.diariodonordest e.com.br]

FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra

PROPOSTA PARA O CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ 2010.



Proposta de Hudson Willamy para o campeonato Mossoroense de xadrez (Hudson na foto de camisa amarela recebendo premiação de Leôncio em dezembro de 2008 no West Shopping)






Disputa em três Etapas:

1ª Etapa – Classificatória

Etapa aberta a todos, exceto aos já *classificados para 2ª etapa (eliminatória) e aos **classificados para a 3ª etapa (Final).

Sistema Suíço de 5 rodadas – 30 minutos nocaute.

Esta etapa classifica todos os jogadores que fizerem 2,5 pontos para a 2ª etapa, podendo haver repescagem de Blitz para todos que alcancem 2,0 pontos.

Data: 30 e 31 de Janeiro/2010

*Os já classificados automáticos para a 2ª etapa são: 2º ao 8º colocados do Campeonato Mossoroense 2006.

**Os já classificados automáticos para 3ª etapa (FINAL) são: José Evangelista (Dedé, atual campeão), Campeão de Xadrez Mossoroense 2006; e, o(s) jogador (es) com ranking Mossoroense pensado acima de 2200 pontos.

2ª Etapa – Classificatória

Etapa aberta a todos os classificados da 1ª etapa mais os oito primeiros colocados do campeonato mossoroense 2006, exceto o atual campeão Dedé e o(s) jogador(es) com ranking mossoroense acima de 2200 pontos (por enquanto e provavelmente apenas o senhor Leôncio Rodrigues).

Sistema Suíço de 5 rodadas – 45 minutos nocaute.

Esta etapa classifica todos os 11 primeiros colocados para a Final.

Data: 07 e 08 de Fevereiro/2010

3ª Etapa – FINAL

Etapa aberta aos 11 primeiros colocados da 2ª etapa mais o atual campeão Dedé e o(s) jogador(es) com ranking mossoroense acima de 2200 pontos (por enquanto e provavelmente apenas o senhor Leôncio Rodrigues).

Sistema Shuring (todos contra todos) de 13 rodadas – 1 hora e 30 minutos nocaute.

Data: 13, 14, 15 e 16 de Fevereiro/2010 (3 rodadas por dia)

O JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE I e II



WILLIAM PEREIRA DA SILVA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA E. E. JERÔNIMO ROSADO
E-MAIL’S – wilpersil2003@yahoo.com.br e wilpersil@hotmail.com


O JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE I -

A profissão de professor de educação física sempre possibilitou um leque de opções de exercer atividades diversas em vários setores da nossa sociedade e em áreas distintas do conhecimento humano, seja como técnico em modalidades esportivas, recreadores, personal training, instrutor em academias, artes marciais, danças, coordenadores de clubes sociais, diretor de ginásios, professores em escolas, universidades, centros acadêmicos e de reabilitações psicomotoras. Temos agora em mãos uma nova ferramenta de trabalho que se expande desde a década de noventa num ritmo bastante acelerado nas escolas de todo o Brasil, com incentivo do Ministério da Educação, e que os profissionais da educação física devem estar atentos para inserir esta atividade tão promissora na sua profissão, O JOGO DE XADREZ COMO MODALIDADE ESPORTIVA.,
Para sentir a importância do xadrez e porque nós, professores de educação física temos de atuar dentro do contexto do mundo do xadrez, extraí da internet no site www.cdof.com.br, do CDOF este texto a seguir:
Nas últimas décadas o xadrez ressurge como esporte, posição contestada, anteriormente, pela provável ausência do aspecto físico na sua prática. Nas olimpíadas de Sidney é aceito como esporte de demonstração e será reintegrado definitivamente às competições que valem medalhas a partir de 2004 em Atenas. Esta conquista do mundo enxadrístico deve-se, na sua essência, ao abrupto aumento do número de praticantes do xadrez após a popularização da Internet. O esporte por ser de fácil acesso, necessita apenas de um tabuleiro e de um jogo de peças para ser praticado, é amplamente praticado na rede mundial de computadores atraindo adeptos de todo o mundo.
Para a inclusão do xadrez nas Olimpíadas de Verão, a modalidade necessitou comprovar seu aspecto esportivo, a fim de convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realmente era um esporte. Para tanto foram realizados estudos que comprovaram o xadrez como atividade física, sendo que, monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, o resultado foi surpreendente. No ápice da disputa alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova. Os altos níveis de atividade cerebral, o aumento da circulação sangüínea, da liberação hormonal e a movimentação, principalmente dos membros superiores, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e sobretudo motora. Há de se salientar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.
Outro aspecto que reforça o xadrez como esporte é a parte financeira. Os torneios em todo mundo movimentam, segundo a FIDE, cerca de 20 bilhões de dólares por ano. Tanto dinheiro causa muitas intrigas entre os jogadores profissionais. O ex-campeão mundial Gary Kasparov, após desavenças financeiras, rompeu os laços com a FIDE (Federation Internacional Des Échecs) e criou a PCA (Professional Chess Association), que logo depois transformou-se em WCC (World Chess Company). O Russo Kasparov alega que a FIDE retém as verbas dos jogadores, cartelisando o sistema de premiações. Entretanto ele não parece disposto a reatar laços com a entidade, pois indica ter descoberto uma mina de dinheiro ao entrar na ala financeira da promoção do xadrez. No final da década de noventa Kasparov assinou contrato com a IBM, de Bill Gates. O russo jogaria a cada ano um match contra um supercomputador da empresa a fim de promover o equipamento e a marca até ser derrotado. Nas três primeiras oportunidades Kasparov venceu com muita facilidade, porém na quarta vez, a IBM montou Deepblue, um monstro de silício que chegava a processar cerca de 200 bilhões de posições a cada segundo. O marketing sobre a disputa foi enorme, a IBM passava por um processo judicial e enfrentava novo concorrente. Só a vitória interessava à empresa. Após as primeiras partidas Bill Gates e seus assessores perceberam que o supercomputador não venceria Kasparov. Dizem que ofereceram-lhe então um cachê de 10 milhões de dólares para o russo perder. Kasparov aceitou, o mundo enxadrístico vaiou, ficando claro que o russo havia entregado as partidas. Entretanto a IBM alcançou seu objetivo e ganhou fôlego no mercado, sendo que no dia da vitória de Deepblue suas ações recuperaram-se de grande queda que vinham sofrendo gradualmente. Este é apenas um dos eventos que mostram a importância do xadrez como elemento de Marketing. Por estar relacionado à inteligência subjetiva e à esperteza, o xadrez é sempre procurado para promover algum produto que se relacione a estes dois elementos. FINAL DA PARTE I -

O JOGO DE XADREZ, OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MODALIDADES ESPORTIVAS. PARTE II.

COMO ATUAR NO XADREZ

Com mais de dez anos ensinando xadrez como modalidade esportiva, atividades extra classe, recreação e lazer, atuando como técnico, coordenador técnico e auxiliar de árbitro na modalidade xadrez nos jogos escolares posso afirmar que os professores de educação física se sentirão muito à vontade para atuar nas atividades do mundo do xadrez.
O XADREZ é modalidade esportiva podendo ser comparada a qualquer outra modalidade como futebol, futsal, handball, voleibol, basquete, atletismo e tantas outras, por que tem todo um conjunto de técnicas, táticas, regras oficias da federação internacional e todo um valor pedagógico esportivo comprovado por muitos estudiosos no assunto. O professor de educação física terá que se adaptar ao xadrez como se adaptou a todas as outras modalidades, isto é, estudando, pesquisando, fazendo cursos básicos e de aperfeiçoamento, cursos de arbitragem e atuando na pratica em competições nos seus diversos níveis. É comum pensar que para ensinar xadrez é preciso ser um excelente jogador, um “crânio”, é puro engano, é o mesmo que pensar que para ser técnico no basquete tem que ser alto e jogar muito bem, conheço muito baixinhos que são excelentes técnicos de basquete e tem poucas habilidades, mas com sua vivencia, estudos e dedicação tornaram grandes técnicos, e isto pode também acontecer no xadrez, basta vivenciar, estudar e ter um pouco de dedicação a modalidade de xadrez.
Portanto senhores professores de educação física é questão de ter percepção e sentir que é hora de agirmos e colocarmo-nos à disposição para ocupar este espaço que é tão promissor e com certeza surgirão cargas horárias da modalidade esportiva de xadrez em diversas escolas publicas e privadas de Mossoró.
O Clube de xadrez da Escola Estadual Jerônimo Rosado, durante o primeiro bimestre do ano de 2005 estará dando cursos gratuitamente a todos os professores de educação física de Mossoró, como uma forma de divulgar e ampliar as atividades do xadrez Para isto é só procurar o professor William Pereira (O Pereirinha) e ver os horários disponíveis dos cursos básico de xadrez que começarão a partir de Abril. O clube de xadrez fica localizado na rua Ferreira Ítajubá s/n, bairro Santo antonio, Mossoró, RN, na ala oeste da ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, no antigo laboratório de física e funciona nas terças, quintas e sábados de 8:00 às 11:00 h.. Telefone para contato 314-4538 e 8837-0529
O XADREZ NAS ESCOLAS DE MOSSORÓ – UMA PEQUENA AMOSTRA-
Em Mossoró na rede privada e publica de ensino o xadrez avança sem parar sendo implantada nas escolas num ritmo bastante acelerado. Nas escolas particulares temos o CDSL que tem um Clube de xadrez há dez anos e participa ativamente de torneios nos jogos escolares, torneios no município de Mossoró, no estado e alguns torneios no nordeste. ,O COLÉGIO PEQUENO PRÍNCIPE, O MATER CHRISTI, , COLÉGIO MENINO DEUS receberam um projeto de xadrez elaborado por William Pereira e estão estudando a possibilidade de implantar o xadrez ainda este ano. O MILLENNIUM no ano de 2004 atuou nos Jogos escolares com técnico contratado para o xadrez. O CICLO DE APRENDIZAGEM POSITIVO –CAP – (Escola Localizada na rua João Cordeiro na antiga PLASMOL) implantou o xadrez para alunos do fundamental nos primeiros meses de 2004 e teve participação brilhante nos jogos escolares municipal e estadual.
Na rede pública o xadrez já existe na Escola Estadual Jerônimo Rosado há mais de 10 anos e atualmente funciona um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR, o primeiro clube de xadrez de escola pública da história da educação em Mossoró, e desenvolve aulas para alunos da própria escola e um projeto onde realiza oficinas de xadrez em outras escolas públicas estadual e incentiva a criação de clubes de xadrez.
Na rede municipal de ensino está sendo entregue um projeto de xadrez nos moldes do que foi implantado na rede pública estadual, onde numa escola previamente selecionada cria-se um clube de xadrez com uma sala ampla para 30 ou 40 alunos da própria escola e executa oficinas de xadrez em outras escolas MUNICIPAIS, com cartazes, textos, fotos, aulas demonstrativas do jogo, encenações, torneios e outras atividades e incentiva-se também a implantação de um clube de xadrez nesta escola.
Na carga horária dos professores de educação física da rede pública estadual é permitido colocar aulas na modalidade de xadrez, existem professores que já atuam no xadrez há dez anos incluindo o xadrez em sua carga horária.
Professores de Educação Física o campo é vasto, só precisa ser semeado.
“UM BOM ENXADRISTA PRECISA SER VIGOROSO E ENERGICO COMO UM ATLETA”,
ENGENHOSO E EXATO COMO UM CIENTISTA,
E ACIMA DE TUDO DEVE SER ROMÂNTICO E SENSÍVEL COMO UM ARTISTA”. H. MELÃO JR.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ


COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ
William Pereira da Silva

Geralmente ensino as pessoas que procuram aprender o jogo de xadrez através de conversas informais tentando repassar as noções básicas de forma simples e objetiva.
Costumo dizer que para aprender a jogar xadrez é fácil, basta aprender os movimientos das seis peças, qualquer pessoa pode aprender, o difícil é conseguir que ela fique disponível e mostre interesse pela aprendizagem.
Então se você quer aprender a jogar xadrez leia atentamente este texto e de preferência tenha um tabuleiro e peças na sua frente.

O primeiro passo é conhecer o tabuleiro e as peças.

O tabuleiro pode ser de vários tamanhos e tipos de materiais (Napa, madeira, vidro, papelão, nighttoday, plástico...) ele tem 64 casas de cores alternadas (Distribuídas em vertical e horizontal e diagonal) sejam pretas e brancas ou claras e escuras (A cor é escolha pessoal). Cada quadrado representa uma casa que está disponibilizada em fileiras (lado a lado), colunas (Uma atrás ou à frente da outra) e em diagonais (Um pouco enviesado, isto é, não é de lado, de frente nem atrás). São nestes três sentidos e direções que as peças serão movimentadas. No tabuleiro geralmente vem escrito ao lado e embaixo número e letras, isto significa uma orientação para dar endereço a cada casinha. Na intercessão (No encontro, na junção) entre o numero e a letra significa o endereço das casas, a numeração vai de 1 a 8 (Vertical) e as letras de A até H (horizontal), então se ao lado tem 1 e embaixo A, a casa é A1 e assim sucessivamente com todas as casas. O tabuleiro deve ser colocado na sua frente com a casa Branca no lado direito, explicando melhor; a primeira coluna da direita deverá a casa ser branca ou clara.

Vamos agora conhecer as peças do jogo? Vamos começar pela mais importante:

O REI, (UM) colocando todas as peças enfileiradas ela é a maior e tem uma cruz na cabeça, é a mais importante e deve se movimentar pouco e precisa sempre andar protegida pelas outras.
A DAMA (UMA) um pouco menor que o rei e tem uma coroa em cima, uma das peças mais valiosas pelo seu poder de movimentação e abrangência dentro do tabuleiro no inicio fica ao lado do rei, antigamente chamada de Rainha.

OS BISPOS (DOIS) representam à igreja, sua parte superior tem o formado de uma Mitra. Na seqüência ele é menor que a dama e o Rei, sempre colocada no inicio da partida um bispo na casa branca e outro na casa preta (clara ou escura) ao lado da dama e outro ao lado do rei entre os cavalos.

OS CAVALOS (DOIS) de fácil identificação tem movimentos diferenciado das outras peças, tendo valor igual ao bispo sendo colocada ao lado do bispo e da torre.

AS TORRES (DUAS) representam aquelas torres que eram usadas para entrar em muralhas altas, colocada nos cantos do tabuleiro é menor em tamanho do que o cavalo, peça poderosa no final da partida, parece um cinzeirinho.

OS PEÕES (OITO) a menor em tamanho, mas maior em números, no inicio vale pouco e mostra todo seu poder no final da partida, podendo ser promovido e chegar a ser uma DAMA, UMA TORRE UM BISPO ou UM CAVALO podendo decidir uma partida.
OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS NO TABULEIRO
Os movimentos das peças como foi citado anteriormente são nos três sentidos, nas três direções; vertical (para frente e para trás), horizontal (de um lado para o outro) e nas diagonais (Nem para frente nem para trás e sim em direção oblíqua, na transversal, cortando as verticais e horizontais). Tente memorizar rapidamente, se não conseguir anote num papel cada movimentação e vá treinando.
O REI se movimenta de casa em casa (uma de cada vez) em todos os sentidos(Vertical,horizontal e diagonal),REI nunca se encosta em REI, sempre terá de existir uma casa entre eles.
A DAMA anda em todos os sentidos semelhantes ao rei, porem com mais amplitude de movimentos, anda as casa que quiser as casas que alcançar tanto na vertical, horizontal e diagonal, ela pode ir o mais longe possível dentro do tabuleiro.
OS BISPOS sempre se movimentam nas diagonais, somente nas diagonais, as casas que puder alcançar, um bispo começa e termina um na casa clara e outro na casa escura.
AS TORRES podem movimentar-se nas verticais e horizontais, para frente e para trás de um lado para o outro as casas que quiser e estiver no seu alcance.
O CAVALO tem uma movimentação especial, ele se movimenta (ou como quiser, é movimentada) em forma de L, duas casas à frente e uma de lado ou uma de lado e duas para frente, tem que fazer uma curva a cada movimentação. É a única peça que pode pular sobre as outras.
OS PEÕES colocados em fileiras na segunda casa de cada coluna desloca-se sempre para frente,nunca volta, na saída pode pular uma casa e elimina a peça adversária na diagonal, em seguida segue em frente tentando chegar na última casa para ser promovido (torna-se uma dama, uma torre, um cavalo ou um bispo). A formação das peças no tabuleiro segue a seguinte ordem: começando pela primeira coluna e fileira à esquerda coloque primeiro a TORRE, depois o CAVALO, BISPO, DAMA, REI, BISPO,CAVALO E TORRE e na frente na segunda fileira à frente de cada uma OS PEÔES. No xadrez as peças capturam ou eliminam a outra ocupando o lugar da peça adversária, cada peça só poderá capturar a outra se estiver no alcance dentro da sua movimentação. Cada jogador tem direito a um lance da cada vez. Seguindo as orientações descritas anteriormente e colocando-as em pratica você poderá dizer que esta jogando xadrez que tem por OBJETIVO PRINCIPAL DAR O XEQUE-MATE, isto é, eliminar, aprisionar o REI, quando ele não puder ir mais para lugar nenhum e nem ser protegido a partida acaba. O jogo pode ser iniciado sempre pelos peões ou cavalos e a regra determina que AS BRANCAS sempre dará inicio ao jogo e convenciona que cada jogador deve jogar uma partida de brancas e outra de Negras. Agora que você aprendeu a jogar o xadrez vai precisar de parceiros e conhecer mais a fundo o xadrez como as jogadas especiais, aberturas, meio jogo e finais. Dicas para quem se interessar pelo mundo do xadrez:
Acesse o site www.clubedexadrez.com.br (Você terá o mundo do xadrez em suas mãos, principalmente o xadrez escolar)
Mossoró hoje conta com vários locais para os interessados em aprender e praticar o xadrez.
CLUBE DE XADREZ PENSART na E.E. Jerônimo Rosado, Rua Ferreira Itajubá, s/n, Bairro Santo Antonio – Mossoró Rn.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

I TORNEIO NOTURNO DA CONFRARIA DE XADREZ DO UNIÃO

 I Torneio Noturno da Confraria de Xadrez do União

  

Data: 26/11/2009

Congresso técnico e recolhimento de inscrições: 19:55

1ª Rodada: 20:00

2ª Rodada: 20:30

3ª Rodada: 21:00

4ª Rodada: 21:30

5ª Rodada: 22:00

Término: 22:30

Local: Sala do Xadrez – Sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União – Rua Quintino Bocaiúva, 500 – Porto Alegre - RS
Sistema: Suíço em 5 Rodadas
Ritmo: 15min para cada jogador

Inscrições para sócio do GNU:    R$   5,00

Inscrições para não- sócio:        R$ 10,00

Observação: Levar relógio de Xadrez quem tiver.

Maiores informações 9934-0473


Eduardo Munoa
(51)9934-0473
eduardomunoa@yahoo.com.br
MSN:
eduardomunoa@yahoo.com.br
Bi-Campeão e Tetra Vice-Campeão Gaúcho de Xadrez 
Conheçam meu Blog: www.xadrezemunoa.blogspot.com  
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

O XADREZ DO DIA-A-DIA


O XADREZ DO DIA A DIA


William Pereira da Silva


Muitos alunos, professores e diretores tem procurado orientação para implantar o xadrez nas suas escolas, alguns solicitam informações para compra de material, como funciona o clube de xadrez Pensart e outros assuntos.


Irei neste espaço relatar, descrever como atuo na minha realidade desde o início das atividades do CXPENSART e como desenvolvo a pratica enxadrística durante o ano letivo.


O ponto de partida para a implantação do xadrez na escola é o espaço e o material. Numa sala colocamos cadeiras e mesas, a quantidade é de acordo com o número de alunos que pretende atender, adquirimos o material de xadrez, peças e tabuleiros, organizamos o ambiente para receber os alunos. As peças e o tabuleiro de xadrez podem ser comprados em lojas de material esportivo ou na internet (todas as peças do cxpensart foram compradas na internet e os tabuleiros confeccionados em serigrafia da cidade). Existem diversas maneiras de confeccionar e adquirir os conjuntos de peças e tabuleiros. Tudo organizado, realizar uma grande divulgação nas salas de aula e na comunidade escolar (Elaborei um projeto e apresentei a toda comunidade).


As atividades do xadrez podem ser apresentadas e aplicadas apenas como lazer, passatempo e diversão depois com um trabalho mais sério tornando atividade extra-classe, modalidade esportiva e ferramenta pedagógica, inclusive muitas escolas colocaram o xadrez como disciplina na grade curricular. A aceitação é de acordo com a visão de cada aluno, uns aceitam com naturalidade outros com dificuldades, alguns encara logo como algo sério e querem imediatamente partir para competições.


Evidentemente quem vai organizar, coordenar, ensinar, desenvolver, aplicar o xadrez tem por obrigação de conhecer os fundamentos básicos, trazer algum enxadrista para arbitrar os torneios e campeonatos que acontecerão no futuro.


Os professores de Educação Física devem tratar o xadrez como modalidade esportiva, muito se assemelha as outras modalidades com suas regras, sistemas de competições, métodos de treinamento, da mesma forma que se organiza um campeonato de basquete, futsal, voleibol, podemos organizar um de xadrez, existe muita semelhança.


Disponho o material de xadrez em cima de uma mesa depois de abrir a sala, fico esperando a chegada dos alunos que aos poucos vem adentrando, solicitam as peças e o tabuleiro, em seguida vão para as mesas jogar. Quando existe um grupo de iniciantes convido a todos para uma aula básica e oportunizo momentos para eles jogarem suas primeiras partidas, é neste instante que existem muitas dúvidas e devemos dar uma atenção especial para que eles tenham uma noção geral do jogo. Sempre anunciar que deverão ter mais aulas para chegar a jogar plenamente o xadrez e poder participar de torneios e campeonatos. Com sorte geralmente aparecem alunos que já praticam o jogo e facilitam a aprendizagem dos novatos, uns ensinam aos outros acontecendo uma educação em comunhão, somente a partir da competição eles tornam-se adversários. Esse é o dia-a-dia de uma sala de xadrez em que temos de manter a ordem e a disciplina como em qualquer sala de aula de outras disciplinas para o bom andamento do ensino-aprendizagem. Introduzo também atividades do jogo de dama, dominó, sudoku, banco imobiliário e outros jogos de salão para os alunos que não se adaptam as atividades do jogo de xadrez e proporcionar aos enxadristas opções de outros jogos para seus momentos de descontração.


Algumas dicas são importantes e devem servir de regras obrigatórias para um bom funcionamento da sala e conservação do material. Não devemos emprestar o material a ninguém, a não ser que crie um banco de empréstimo com o cadastramento das pessoas nos moldes de um a biblioteca, é constante a perda de material em empréstimo, sempre solicitar para deixarem o tabuleiro arrumado com as peças em cima da mesa, quem dever guardar todo material é o responsável pela sala que deve ser o último a sair antes de conferir todos os objetos que foram utilizados fazendo uma vistoria final antes de fechar a sala. Formar um grupo para dirigir e coordenar as atividades. Constantemente promover torneios e campeonatos como também atividades extras com novidades e atualidades. O restante vai aprendendo no cotidiano juntamente com os xadrezistas e os alunos principiantes.


A internet é a maior fonte de pesquisa existente para quem pretende promover o xadrez, vou repassar alguns site que estão diretamente relacionados ao xadrez escolar e compra de material, vale salientar que existem milhares de sites e blogs relacionados ao jogo de xadrez.


http://www.clubedexadrez.com.br,


www.xadrezmagistral.com.br


www.revistaxadrez.com.br,


http://cxpensart.blogspot.com.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

COMO IMPLANTAR UM CLUBE DE XADREZ (UMA EXPERIÊNCIA)

ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO
CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART
PROFESSOR COORDENADOR: WILLIAM PEREIRA DA SILVA


COMO IMPLANTAR UM CLUBE DE XADREZ (UMA EXPERIÊNCIA)

Tentarei repassar como implantei um clube de xadrez escolar na E.E. Jerônimo Rosado contando um pouco da minha trajetória no xadrez durante estes dez anos. O Relato terá como objetivo dar subsídios para quem quer implantar um clube e entendam como consegui meu intento e as dificuldades encontradas.
No ano de 1974 conheci o xadrez nesta escola como aluno e praticava o xadrez apenas por lazer. Em 1995 era técnico no basquetebol e tive de deixar a modalidade, para preencher minha carga horária e necessitava de outra atividade, descobri que nos JERN’S (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte) existia a modalidade de XADREZ, já que conhecia um pouco resolvi assumir esta modalidade que teve certa aceitação pelos alunos, mas era grande a incompreensão dos colegas da educação física motivado pelo xadrez ser sentado e as modalidades esportivas de quadra sempre foram supervalorizadas, a importância era colocar alunos em movimentos. Resistindo as criticas continuei no xadrez e no ano de1996 fui convidado para ser diretor-técnico da modalidade de xadrez nos jogos escolares e comecei a perceber a aceitação no meio escolar e a cada ano a modalidade crescia em número de participantes. Entusiasmado comecei uma pesquisa e implantei o xadrez como modalidade esportiva e atividades extra classe numa pequena sala com cinco tabuleiros e peças. Durante estes dez anos com mudanças de diretores na escola que não compreendiam meu projeto sempre minha sala era destruída ou colocada num cantinho bem pequeno. Fui preservando o material e mantendo as atividades do xadrez de forma precária e dando aulas em qualquer lugar dentro da escola. No ano de 2002 comecei uma pesquisa sobre o xadrez nos laboratórios de informática que existia na escola e através da internet conheci O MUNDO DO XADREZ, e vi que o xadrez escolar estava bastante difundido em todo Brasil avançando em passos largos e comecei a idéia de implantar definitivamente UM CLUBE DE XADREZ com uma sala para no mínimo vinte e no máximo quarenta alunos, montei uma sala com mesas e cadeiras, dez tabuleiros, dez conjunto de peças( Consegui o material na própria escola e doações de alguns funcionários e amigos), fiz divulgação em toda escola, sala por sala, e durante este ano a sala funcionou satisfatoriamente. Mais uma vez pela incompreensão de diretores incompetentes minha sala foi destruída e perdi parte do material numa reforma realizada na parte física escola. Não desisti, finalmente no ano de 2004 resolvi “fincar o pé no chão” e determinado, consciente da importância e evolução do xadrez escolar montei uma sala num laboratório de física que estava sucateado, abandonado e transferi todo material para o laboratório de química. Com a sala desocupada comecei a implantação do CLUBE DE XADREZ ESCOLAR PENSART.
Primeiro elaborei um projeto de xadrez para dar ciência a toda comunidade escolar e aos dirigentes da educação.
MONTANDO O CLUBE DE XADREZ ESCOLAR
O primeiro passo para quem pensa em criar um clube de xadrez (Ou uma sala para a pratica do jogo) é o local e material suficiente para a quantidade de alunos ou participantes que pretende alcançar. Comecei conseguindo mesas e cadeiras em escolas desativadas para realizar os jogos escolares na modalidade de xadrez numa sala na E.E. Jerônimo Rosado, em seguida insistindo muito solicitei a diretora em exercício algumas mesas tirando uma de cada setor da escola ( duas da sala professores; duas da Biblioteca; duas do Departamento Educação Física...) com as cadeiras do mesmo jeito. Montada a sala com mesas e cadeiras solicitei material da direção da escola e consegui com muita dificuldade 20 tabuleiros de nigth today (parecido com napa, confeccionado em serigrafia) e comprei pela internet dez conjuntos de peças de polietileno pelo preço de R$ 22,00. Juntei com o material restante tendo material suficiente para dar aulas para quarenta alunos. O material de xadrez pode-se conseguir de mil maneiras: confeccionando junto com alunos e professores de arte, pela internet, comprar em lojas da cidade, serigrafia. Pode ser de madeira, plástico, polietileno, vidro, chumbo, ouro depende do poder criativo e aquisitivo das pessoas envolvidas no projeto.
Com a sala pronta definir horários de funcionamento. Evidentemente para conhecerem seu projeto, sua sala, seu clube, suas intenções, faz-se necessário uma grande divulgação dentro da escola em conversas nas salas de aula e diversos setores explicando os objetivos do seu trabalho com o xadrez, cartazes em mural, oficinas nos corredores da escola, imprensa em geral, enfim fazer conhecer a comunidade escolar e ao público em geral suas intenções e ações pretendidas. Com tudo pronto, sala arrumada e horários definidos esperar alunos e freqüentadores.
Metodologia aplicada

Chegava à sala nos horários pré-estabelecidos colocava o material em cima da mesa e na medida em que chegavam os alunos entregava o material para ser montado na mesa escolhida. Caso estes já soubessem jogar esperava alguma solicitação. Os que não sabiam eram orientados como utilizar o material e dispunha-me a ensinar as primeiras lições sobre o xadrez desde uma pequena história do xadrez, seus objetivos pedagógicos, noções básicas do tabuleiro, nome e movimentação das peças, objetivo do jogo que é o XEQUE-MATE e de acordo coma aceitação e disponibilidade do aluno ia aprofundando nos ensinamentos das jogadas especiais, aberturas, meio jogo etc. etc.
Com a continuidade e freqüência dos alunos realizava o cadastro de todos com nome, turma, série e data de nascimento no intuito de ter o controle e saber possíveis alunos que matavam aulas no clube, ter um levantamento da quantidade de freqüentadores, selecionar possíveis interessados em participar de campeonatos e torneio para prepará-los melhor em aulas especiais e horários específicos. Tudo era coordenado como numa sala de aula normal. Como tinha um sentido de clube também oferecia horários nos finais de semana que é ideal para realizações de torneios e campeonatos. No xadrez acontece uma educação comunitária os que sabem mais vão ensinando os que sabem menos, é bonito ver que todos aprendem em comunhão, há uma troca de experiência e conhecimento de acordo com o descobrimento de novas jogadas, novas estratégias. Só existe a disputa acirrada somente na hora do jogo, da competição, “ninguém tem pena de ninguém” é “um por si e Deus por todos”, mas no geral as coisas acontecem em harmonia. O restante agente vai descobrindo junto com os alunos aprimorando o funcionamento e trocando experiências.
A Diretoria do Clube forma-se com os freqüentadores sejam alunos, funcionários professores ou visitantes e os fominhas que não saem de perto da gente.

Exemplo de uma diretoria: (Podem-se formar mais cargos e funções). È interessante que o diretor seja o professor de xadrez, coordenador do projeto, professor da escola, funcionário, isto é, alguém que sempre esteja presente no Clube de xadrez e tenha liderança e respeito da comunidade dos enxadristas.
Presidente
Vice-presidente.
Diretores Administrativos.
Diretor financeiro.
Coordenador de eventos.

Dando continuidade aos trabalhos para quem pretende e quer conhecer o MUNDO DO XADREZ torna-se necessário pesquisar na internet, livros, revistas, jornais, clube existente na cidade, alguém com experiência no xadrez, enfim envolver-se com as atividades existentes na sua comunidade, cidade, escola. O envolvimento e o compromisso é a chave do sucesso em qualquer projeto.
TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS, QUANDO SUSTENTADAS POR SONHOS E VALORES CONSISTENTES.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TWITTANDO

XADREZ NO TWITTER

  1. Oioiio_normal _babisouza http://www.youtube.com/watch?v=t0FX19h4n-I *----------* dh lindoooo com xadrez ehhehe 2 minutes ago from web
  2. RogerMartinazo Depois de uma partida de Xadrez com um principiante...um bom prato de macarronada caseira feita por mami....*-* 3 minutes ago from web
  3. 00000_normal xadrez_total RT @Muniz_Gravatai #Xadrez Espetacular! - "Os homens de Harrelson" - Partida comentada por Richard Guerrero. ► http://blogssa.com/kC1W 14 minutes ago from Tweet-U-Later
  4. Muniz_Gravatai #Xadrez Espetacular! - "Os homens de Harrelson" - Partida comentada por Richard Guerrero. ► http://blogssa.com/kC1W 23 minutes ago from Tweet-U-Later
  5. Default_profile_6_normal bobcafe Acabei de ganhar no jogo de XADREZ na Rankeada do #megajogos 28 minutes ago from API
  6. Ree_normal anacsilveira @bea_abreu prefiro xadrez. oou então banco imobiliário. nada mais depressivo do q jogar b.i. na praia :B 37 minutes ago from web
  7. Dsc02495_normal simplebrendak Eu vou ganhar uma all star nova o// falei pra minha mãe que não aguentava mais usar a xadrez e a vinho e que preciso de uma nova o/ #horiday 37 minutes ago from web
  8. 00000_normal xadrez_total #Xadrez Torre21 e InterAjedrez promovem torneio de xadrez online. Excelente premiação! Detalhes -> http://blogssa.com/vUN8 43 minutes ago from Tweet-U-Later

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PLANO DE AULA DE XADREZ - MODELO

Encontrei nos arquivos do Blog XADREZ DO PIAUÍ de Jefferson Miranda Campo Maior, PI, Brazil, Formado em Licenciatura Plena em Matemática; Especialista em Educação Matemática; Especialista em Técnicas e Métodos de Ensino. Cursando Mestrando em Ciências da Educação; Espanhol. Ocupação: professor efetivo das Sec de Educação e Cultura do Estado do Piauí e do município de Teresina; Instrutor técnico-pedagógico do Programa Xadrez Escolar (UNEA/SEDUC-PI); Sindicalizado: SINTE, SINDISERM e SIMPRO; Enxadrista desde 1986; comunista desde 1994 (PC do B/PI), este plano de aula de xadrez que repasso para as pessoas que estão atuando na área e necessitam, como eu, de uma orientação sobre planos de aulas na área enxadrsitica

Iniciei as atividades enxadrísticas- em fase experimental - na Escola Pro Campus, dia 15 de Setembro, com uma boa carga de curiosidade e ansiedade dos presentes (alunos, professores e equipe gestora).
Estou deixando uma sugestão de Plano de Aula neste blog (http://xadrezdopiaui.blogspot.com/2007/09/plano-de-aula-de-xadrez.html) para os professores que trabalham na área:

PLANO DE AULA
Dados
Escola: PROCAMPUS
Professor Jefferson Miranda
Duração da atividade: 50 minutos Data da aula: 14/09/2007
[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 5ª e 6ª Séries
Conteúdos: regras, paciência, autocontrole, entretenimento lúdico.
Disciplinas envolvidas: História, geografia e Matemática.

Objetivos
Objetivo Geral
· Dominar as regras inerentes ao movimento das peças de xadrez (rei e dama) e as características do tabuleiro.

Objetivos específicos:
· Conhecer a lenda do xadrez.
· Identificar as características do tabuleiro de xadrez (linhas, colunas e diagonais).
· Aprender a posição inicial das peças no jogo de xadrez.
· Aprender as regras de movimento do rei e da dama.
· Conhecer o xeque-mate de rei e dama no rei adversário.


Metodologia
1. Inicialmente, a classe deve estar disposta em cadeiras individuais, sem o contato com os jogos, de modo que todos estejam atentos para a exposição das normas pelo instrutor de xadrez. Será feita a explanação sobre a lenda mais aceita do xadrez.

2. Logo, disponha a sala em duplas (emparceiradas) de livre escolha entre os presentes, de modo que cada mesa tenha um jogo de peças e um tabuleiro com dois alunos. As peças não deverão estar expostas sobre a mesa.

3. É importante que se faça uma pequena exposição sobre os aspectos históricos na evolução de cada peça do xadrez ocidental.

4. Após o relato sobre a lenda e das normas de andamento das aulas, faz-se necessário destacar a regra correta de arrumar o tabuleiro e suas características (linhas, colunas e diagonais) e arrumam-se as peças sobre o tabuleiro: reis (R), damas(D), bispos(B), cavalos(C), torres(T) e peões (tomando-se os devidos cuidados para que alunos conhecedores das regras não atrapalhem o aprendizado dos outros).

5. Agora, então, demonstram-se os movimentos das peças: rei e dama. Imediatamente, mostra-se como efetuar o xeque-mate com rei e dama no rei adversário. O exercício deve ser realizado em permuta entre os emparceirados. Não é necessária a toca entre as duplas

6. Para encerrar, chame a atenção dos alunos novamente e faça uma breve demonstração dos movimentos do bispo e torre.

Recursos
· Quadro acrílico
· Pinceis para quadro branco preto e azul
· Tabuleiro mural de xadrez
· Jogos de xadrez (peças e tabuleiro)

Avaliação
Como critérios serão considerados: o desempenho do aluno na prática das regras, seu empenho em participar dos exercícios propostos e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da ilustração de si e do outro.

Bibliografia
GIUSTI, Paulo. Xadrez da Escola aos Primeiros Torneios – vol I. São Bernardo do Campo: Barcarola Editora, 1999.

RESENDE, Sylvio. Xadrez na Escola – Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2002.

SILVA, Wilson da. Curso de Xadrez Básico – jogos pré-enxadrísticos. Curitiba: 2002.
OBSERVAÇÃO:
Este modelo (estrutura física) de plano encontrei em pesquisa realizada pela internet e o adaptei a minhas condições r voc^pode fazer o mesmo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

TORNEIO LULIN ÚLTIMA RODADA E PREMI... (29 fotos)

A última rodada do torneio LULIN foi reaLizada no dia 07 de maio de 2009 às 9h30min no CXPENSART com organização e arbitragem do professor William


TORNEIO DE XADREZ IYA 2009 - CIDICi... (8 fotos)

TORNEIO DE XADREZ E DAMAS LULIN 24 ... (20 fotos)

CXPENSART DESTAQUE NO JORNAL GAZETA... (8 fotos)

MOMENTOS NO CXPENSART MAIO DE 2009 (3 fotos)

JOGOS ESCOLARES MUNICIPAL 2009 (21 fotos)

COMPETIÇÃO DA MODALIDADE XADREZ NO CXPENSART

TORNEIO JUNINO DE XADREZ (20 fotos)

TORNEIO 11 DE JULHO NO CXPENSART (25 fotos)

XXXIX JERNS 2009 – REGIONAL MOSSORÓ... (11 fotos)

TORNEIO DE XADREZ DA INDEPENDÊNCIA ... (16 fotos)

TORNEIO DE XADREZ DA INDEPENDENCIA ... (25 fotos)

Fotos da premiação e dos momentos do torneio


TORNEIO DE XADREZ DA LIBERDADE 2009 (1 fotos)

DIA 30 DE SETEMBRO DE 2009 NO CLUBE DE XADREZ PENSART TORNEIO ABERTO DE XADREZ DA LIBERDADE HORÁRIO DE 14h00min

TORNEIO DE XADREZ DA LIBERDADE 2009 (23 fotos)

TORNEIO DE XADREZ 12 DE OUTUBRO NO ... (21 fotos)

Torneio realizado na sala dos professores da E.E. Jerônimo Rosado promoção do CXPENSART


MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL C... (13 fotos)

Alunos das turmas A e B do Mais Educação da Escola Municipal Celina Guimarães Viana

MAIS EDUCAÇÃO EM NOVEMBRO E. M. CEL... (16 fotos)

Turmas A, B e C dia 04 de novembro desenvolvendo o jogo de xadrez


TORNEIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (13 fotos)

15 DE NOVEMBRO DE 2009 CAMPEÃO CARLAN AMORIM - 2º DAVI GÓIS E 3º MARCIO BARBOSA


XADREZ CEARENSE

diariodonordeste.com.br


Prezado(a) Internauta,

Federação Cearense de Xadrez acaba de sugerir uma matéria do DIÁRIO DO NORDESTE.
Para acessá-la, clique no link abaixo ou copie o endereço direto para o seu navegador.

Começa Memorial Capablanca
http://www.diariodo nordeste. com.br/materia. asp?codigo= 693506

CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ 2010

Hudson: Novo tópico na comunidade CXM:
CAMPEONATO MOSSOROENSE 2010
A todos do CXM...
Creio que todos ou quase todos do CXM mim conheci, assim, vou ser breve.
CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ 2010.
DATA PROVÁVEL (que pode acontecer): Fevereiro 2010
OBJETIVOS:
1º Apontar Campeão Mossoroense Absoluto de Xadrez 2010;
2º Movimentar rating municipal;
3º Reimpulsionar a prática ao maior número possível de praticantes e ex-praticantes;
4º Dar continuidade a fundamental parceria e apoio do CXPensart;
5º Divulgar, estimular, incentivar e valorizar a prática do Xadrez como fator de integração e promoção social, saúde e bem-estar da comunidade enxadrística de Mossoró.
PREMIAÇAO: A ser definida.
NÚMERO DE RODADAS: A ser definidas.
MODO DE DISPUTA E EMPARCEIRAMENTO: A ser definido.
ARBITRAGEM: A ser definida.
AS ESPECIFICACOES E DEFINICOES REGULAMENTARIAS DO CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ FICARÃO A CARGO DO CXM EM PARCERIA MÚTUA COM O CXPENSART, SEGUINDO COM FIDELIDADE AS LEIS DA FIDE.
*observaçoes:
1ª Nesse tópico

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO ENXADRISMO


O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez instituiu o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.
Leia tudo sobre o xadrez em http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

CARLAN AMORIM NO MAIS EDUCAÇÃO


O Programa Mais Educação nas atividades do xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães, conta agora com o excelente enxadrista mossoroense Carlan Amorim nas suas ações, campeão mossoroense por diversas vezes, campeão do Torneio de xadrez da Proclamação da República realizado no último dia 15 de novembro no Clube de Xadrez Pensart.
Esperamos que a escola e os participantes do programa entendam que eles tem o melhor em quadros de xadrezistas de Mossoró para realizar as oficinas, aulas e cursos de xadrez

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CANCELAMENTO E ADIAMENTO

As atividades de xadrez que seriam realizadas hoje no Ginásio Pedro Ciarline com os participantes do projeto Craque do Futuro foram canceladas em consequência da participação dos alunos no Estadio Leonardo Nogueira.
Estaremos retornando com o xadrez na próxima semana, quarta-feira.

XADREZ CEARENSE

iung pinheiro torna-se tetracampeão cearense

No último dia 15 de novembro terminou mais uma edição do Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto com a conquista do título pelo enxadrista Iung Alicio de Oliveira Pinheiro (Fortaleza), após vencer cinco e empatar uma das seis partidas disputadas. Com essa conquista Iung chega ao tetracampeonato, tornando-se o primeiro enxadrista a vencer a competição por quatro anos consecutivos. Fred Saboya (Fortaleza) ficou com o vice-campeonato e Antônio Helder (Pacatuba) na terceira colocação. Destaque também para o enxadrista Aleister Edward (Barbalha) que ficou na quarta posição empatado em pontos com o terceiro colocado (4,5 cada). Participaram do certame trinta jogadores das cidades de Barbalha, Crato, Fortaleza, Pacatuba e Russas. Nossos agradecimentos aos apoiadores que tornaram possível a realização desta competição.

COPA SESC DE XADREZ RÁPIDO E DAMAS

Com a finalidade de vincular a marca SESC (Serviço Social do Comércio) a eventos enxadrísticos oficiais como novo parceiro da FCX ( Federação Cearense de Xadrez ), AEEC (Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará), AME (Associação das Mulheres Enxadristas) e FCD (Federação Cearense de Damas), a entidade promoverá evento institucional intitulado COPA SESC DE XADREZ RÁPIDO E DAMAS, com as seguintes características: Modalidades: xadrez rápido e damas; Naipes: masculino e feminino; Gratuidade de inscrições; Válida para rating FCX, AEEC e FCD; Válida como 4ª Etapa do Circuito AEEC de Xadrez Rápido; Válida como 5ª Etapa do Circuito FCX de Xadrez Rápido – Fortaleza (BPM); Válida como título do Campeonato Cearense de Xadrez Rápido Feminino. Outras informações no site da FCX no endereço www.xadrezcearense. com.br.

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ RÁPIDO SERÁ EM BARBALHA

O Campeonato Cearense de Xadrez Rápido 2009 será realizado nos dias 19 e 20 de dezembro, na bela e histórica cidade de Barbalha. A competição é restrita à participação dos cearenses que se classificaram através do Circuito Cearense de Xadrez Rápido 2009, realizado nas seguintes cidades: Aracati, Barbalha, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Mauriti e Quixadá.

Nos próximos dias estaremos divulgando a lista de todos os jogadores classificados, bem como o folder oficial do torneio com a programação e premiação, bem como os procedimentos de inscrição dos classificados. Acompanhe pelo site da Federação no endereço www.xadrezcearense. com.br. Este evento será realizado em parceria com o Clube Barbalhense de Xadrez Antônio Garcia Sampaio.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...