terça-feira, 31 de agosto de 2010

ENTREVISTA DE CAROL AO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA EM 31/08/2010

 A SOLICITAÇÃO VIA E-MAIL YAHOO
De: Carol Andrade
Assunto: RE: xadrez
Para: wilpersil2003@yahoo.com.br
Data: Terça-feira, 31 de Agosto de 2010, 0:17

Bom dia professor Willian,
Sou estudante de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e estou produzindo uma matéria sobre xadrez.
Gostaria de fazer uma entrevista com você, por email, para conseguir algumas informações sobre o jogo, sobre a aulas de xadrez que você leciona.
Seria possível?
Aguardo retorno

ENTREVISTA DE CAROL ANDRADE AO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA EM 31/08/2010

CAROL - O que muda para as crianças que praticam o xadrez?

William - Conseguindo que ela pratique regularmente o jogo de xadrez entre os sete aos dez anos com certeza a criança vai adquirir em seu desenvolvimento global diversos fatores que contribuirá decisivamente para que ela tenha uma educação diferenciada das outras crianças. Constatei durante minhas experiências nas escolas, oficinas, aulas, torneios e campeonatos que o xadrez desenvolve nas crianças o poder da concentração, aumento da memoria, autonomia de decisão, planejamento, a vontade de vencer, maior sociabilidade, enfim, tudo aquilo que encontrei na literatura enxadristica através das afirmações de estudiosos no assunto constatei na prática sua eficácia. Eis algumas delas:
Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.
Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.
Fergusson, em 1983, demonstrou a influencia decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina.
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na mentalidade deles".
KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.

Lembrando que  o jogo de xadrez não é mágica, tem de obedecer critérios metodológicos e pedagógicos como qualquer outra disciplina. Não é do dia para a noite que a criança vai desenvolver suas potencialidades porque joga o xadrez, necessita de todo um processo educacional que exige tempo e determinação.

CAROL - Como você se apaixonou pelo xadrez? Começou a jogar com quantos anos?

William - Não vou afirmar que sou um apaixonado pelo xadrez, longe disso. Entendí a importância do jogo de xadrez para a Educação e sua influência no desenvolvimento das crianças, daí fui a pesquisa, ví que o xadrez no mundo e no Brasil é um atividade riquissima com milhões de adeptos, tem na internet milhares de sites, blogs e similares espalhados por todos os países do globo terrestre, percebí que o xadrez não era apenas um jogo de criança e sim uma cultura universal e na justificativa do meu projeto esta escrito que o xadrez é  cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
Proporciona prazer em seu estudo e prática.
Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
No ano de 1974 aprendi a jogar xadrez apenas por diversão com meus amigos, na época tinha quinze anos de idade e cursava o ensino Ginasial (Hoje o fudamental). Passei um longo período sem jogar xadrez retornando somente 20 anos depois em 1994 e estou até hoje como incentivador, instrutor e coordenador de eventos enxadristicos. Como praticante meu nível é médio, irregular, mas sempre atualizado com o mundo do xadrez.

CAROL - As crianças que você dá aula, participam de campeonatos?

  William - Durante toda minha trajetória incentivei a pratica espontânea como  também  a participação das crianças em torneios e campeonatos, todas que aprenderam participaram de algum evento, é um caminho natural que todas seguem, entretanto sabemos que tem crianças que adoram jogar brincando, mas quando são convidades a participarem de torneios e campeonatos, somem, o que consideramos um  atitude natural e normal.


CAROL - Você acha que seria interessante, se nas aulas das escolas públicas e particulares tivesse na grade curricular, a aula de xadrez?
William - Evidentemente que sim e já acontece em várias escolas do Brasil e em outros países, inclusive aqui na cidade de Mossoró temos no Colégio Padrão o xadrez como disciplina implantado na grade curricular e nas escolas públicas como modalidade esportiva e atividades extra-classe.

CAROL - Você dá aula para crianças de que idade?
William - No ano de 2004 tive a oportunidade de dar aulas a crianças de menos de sete anos de idade (ver http://oficinascxpensart.blogspot.com/2007/04/2004-oficina-de-xadrez-no-ciclo-de.html ). No decorrer dos 16 anos que atuei no xadrez  lecionei para crianças de todas as idade, atualmente na faixa etária entre os 10 aos 18 anos.

Eis alguns links para coletar mais informações, fotos ou outros elementos que achar interessante:

http://cxpensartdocumentos.blogspot.com/ - DOCUMENTOS DO CXPENSART.

http://oficinascxpensart.blogspot.com/ - OFICINAS DO CXPENSART DESDE 2004.

http://cxpensart.blogspot.com/ - BLOG DO CXPENSART

http://textuariowpereira.blogspot.com/ - TEXTUÁRIOS DO PROF WILLIAM COM TEXTOS RELACIONADOS AO XADREZ ESCOLAR

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

XADREZ PORTUGAL

Xadrez Portugal xadrezportugal Um «desabafo público» em jeito de carta aberta à Federação Portuguesa de Aikido: Pode ler-se no blogue Aiki u... http://bit.ly/d8NcDz

domingo, 29 de agosto de 2010

XADREZ POTIGUAR - Estadual de Menores


Prezado Prof William,

 

A Federação Norteriograndense de Xadrez promoverá durante os dias 4 e 7 de setembro de 2010, o Campeonato Potiguar de Categorias Menores (Sub18,16, 14, 12, 10 e 8), a ser realizado no Complexo Educacional Contemporâneo (Natal/RN). Desejamos que possa divulgar e trazer uma equipe representando o município de Mossoró. Segue abaixo Folder.

 

Atenciosamente,

 

Maximo Igor Macedo

Diretor da Competição

84 9921-4027

84 8725-6232

 


 

FEDERAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE XADREZ

Campeonato Potiguar de Xadrez

de Categorias Menores

OBJETIVO:

Promover o intercâmbio entre os enxadristas de categorias menores, além de apontar os

campeões estaduais nas categorias Sub18, Sub16, Sub14, Sub12, Sub10 e Sub8.

PROMOÇÃO:

Federação Norteriograndense de Xadrez

PARTICIPAÇÃO:

O Campeonato será aberto a todos os enxadristas potiguares e/ou cadastrados à CBX pelo Rio

Grande do Norte, divididos nas categorias – Sub18 (nascidos a partir de 1992), Sub16 (nascidos

a partir de 1994), Sub14 (nascidos a partir de 1996), Sub12 (nascidos a partir de 1998), Sub10

(nascidos a partir de 2000) e Sub8 (nascidos a partir de 2002). Todas as categorias serão

jogadas nos naipes: absoluto e feminino.

RITMO DE JOGO:

60 minutos nocaute para as categorias Sub18, Sub16, Sub14 e sub12, portanto a anotação será

obrigatória. 21 minutos para as categorias Sub10 e Sub8, portanto a anotação será facultativa.

SISTEMA E Nº DE RODADAS:

Suíço em 5 rodadas.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

1. Confronto Direto;

2. Milésimos Totais;

3. Milésimos Medianos;

4. Progressivo;

5. Armagedom.

INSCRIÇÃO:

R$15,00 para as categorias Sub18, Sub16, Sub14 e Sub12; R$10,00 para as categorias Sub10 e

Sub8. Deve ser realizada através do site www.xadrezpotiguar.com.br até dia 2 de setembro de

2010, quinta-feira, às 20h.

PREMIAÇÃO:

1º, 2º e 3º lugares – medalhas

LOCAL:

Complexo Educacional Contemporâneo – Rua do Cobre – Potilândia – Natal/RN

PROGRAMAÇÃO:

Prazo para Inscrições 02/09/2010 Quinta-feira 20h00

1ª Rodada – Sub12 e Sub14 04/09/2010 Sábado 10h00

2ª Rodada – Sub12 e Sub14 04/09/2010 Sábado 13h00

3ª Rodada – Sub12 e Sub14 04/09/2010 Sábado 15h15

4ª Rodada – Sub12 e Sub14 05/09/2010 Domingo 08h15

5ª Rodada – Sub12 e Sub14 05/09/2010 Domingo 10h30

Premiação Sub12 e Sub14 05/09/2010 Domingo 12h45

1ª Rodada – Sub16 e Sub18 05/09/2010 Domingo 14h00

2ª Rodada – Sub16 e Sub18 05/09/2010 Domingo 16h15

1ª a 5ª rodadas – Sub8 e Sub10 06/09/2010 Segunda-feira 08h15

Premiação Sub8 e Sub10 06/09/2010 Segunda-feira 12h45

3ª Rodada – Sub16 e Sub18 06/09/2010 Segunda-feira 14h00

4ª Rodada – Sub16 e Sub18 06/09/2010 Segunda-feira 16h15

5ª Rodada – Sub16 e Sub18 07/09/2010 Terça-feira 10h15

Premiação Sub16 e Sub18 07/09/2010 Terça-feira 12h45

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Cabe ao condutor, das peças brancas, apresentar o jogo de peças e ao condutor, das

peças pretas, o relógio para prática de xadrez, ambos em perfeito estado de uso.

Serão obedecidas as regras da F.I.D.E. em vigor e o constante no regulamento. Os

casos omissos serão resolvidos pela direção da prova.

A inscrição nesta competição implica plena aceitação do regulamento e folder.

CONTATO:

_ Maximo Igor Macedo 9921-4027 / 8725-6232

_ contato@xadrezpotiguar.com.br

_ www.xadrezpotiguar.com.br


-- Assine agora mesmo a melhor Internet do RN !!! ACT Provedor de Internet http://www.act.psi.br

 

sábado, 28 de agosto de 2010

O Xadrez na Internet XADREZCLUBE Ajudai vossas peças para que elas vos ajudem. (Paul Morphy, gênio norte-americano de XADREZ)

CAMPEONATO CEARENSE E OUTROS EVENTOS

 

campeonato cearense de xadrez do interior 2010

Nos dias 25 e 26 de setembro (sábado e domingo) acontecerá na cidade de Russas/CE a edição 2010 do Campeonato Cearense de Xadrez do Interior, sob a organização do Clube de Xadrez daquela cidade. Serão distribuídos R$ 830,00 em prêmios, além de troféus e medalhas entre os melhores colocados. O certame contará para rating CBX e definirá o campeão cearense do interior na modalidade de xadrez clássico. Poderão participar qualquer enxadrista registrado pelo Estado do Ceará e que não residam na capital cearense. Outros detalhes sobre a participação podem ser obtidos no folder oficial do torneio no site www.xadrezcearense.com.br.

 

LIGA DA CAGECE – SUCESSO ABSOLUTO

(Por Antonio Bezerra - Diretor Técnico da FCX)

 

SHOW DE COMPETÊNCIA. Esta é a melhor expressão para definir a 2ª Edição da Liga da CAGECE/2010. Evento coordenado por Carlos Rossas (CAGECE-Sede), realizado pela Oficina de Eventos, sob a supervisão do diligente Roberto Vilasboas, coube à Federação Cearense de Xadrez a execução das modalidades de salão - Xadrez, Damas, Sinuca, Carteado, Gamão e Dominó. Versatilidade, pontualidade, apresentação individual e preparação técnica individual foram marcas da equipe comandada por Antônio Bezerra: Denise Ramos, Fernando Lessa,  Alessandro Marinho, Moézio Nunes e Nazareno Xavier, estiveram impecáveis em suas atuações e conduziram suas modalidades com muito êxito. Outros detalhes no site da FCX.

 

CLUBE DE ARACATI PROMOVERÁ ETAPA DO CIRCUITO ESTADUAL DE XADREZ

 

No próximo dia 29 de agosto teremos a realização da 4ª etapa do Circuito de Xadrez de Rápido de Aracati, válido pelo circuito estadual de xadrez. Qualquer enxadrista poderá participar do certame que acontecerá na E.E.F.M Marista - Rua São Marcelino Champagnat, 01 – Centro. Outros detalhes sobre a participação podem ser obtidos no folder oficial do torneio no site www.xadrezcearense.com.br. Ainda no dia 29 teremos outros torneios em curso: Circuito AEEC de Xadrez - Etapa Final; Circuito Padre Cicero - Etapa 3, em Juazeiro do Norte. No dia 29 acontece também II Copa Farias Brito de Xadrez Infantil (Sub 14) - Et.4. Acesse o site da FCX e veja mais detalhes sobre estes e outros eventos.

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
.

__,_._,___

 

CHESS TRAINER ROGÉRIO LINS

CAMPEONATO CEARENSE DE XADREZ DO INTERIOR 2010


Federação:

Nos dias 25 e 26 de setembro (sábado e domingo) acontecerá na cidade de Russas/CE a edição 2010 do Campeonato Cearense de Xadrez do Interior, sob a organização do Clube de Xadrez daquela cidade. Serão distribuídos R$ 830,00 em prêmios, além de troféus e medalhas entre os melhores colocados. O certame contará para rating CBX e definirá o campeão cearense do interior na modalidade de xadrez clássico. Poderão participar qualquer enxadrista registrado pelo Estado do Ceará e que não residam na capital cearense. Outros detalhes sobre a participação podem ser obtidos no folder oficial do torneio no site www.xadrezcearense.com.br.

visualizar sua caixa de entrada de e-mails  |  visualizar o perfil de Federação
orkut
por Google
opções de e-mail do orkut.com.br:
- Parar de receber e-mails
- Alterar minhas opções de e-mail
- Central de Ajuda

 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

XADREZ CEARÁ

O xadrez na base

A Organização Farias Brito continua a estimular a prática do xadrez no seu Centro Enxadrístico, um dos melhores da América do Sul segundo o Grande Mestre Darci Lima. E a II Copa Farias Brito movimenta a terceira etapa da categoria Sub 14. A propósito de Darci Lima, ele sempre teve como principais metas levar o xadrez ao ambiente escolar e às comunidades carentes, e tais idéias tiveram, em 2003, apoio do Ministério do Esporte, com projeto de massificação do xadrez em todo o País.
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=839189

XADREZ POTIGUAR

Esta página é dedicada a divulgar, fazer a cobertura e publicar os resultados de eventos enxadristicos no Rio Grande do Norte, Xadrez Potiguar também divulga ...
www.xadrezpotiguar.com.br/principal.html

XADREZ BR - NOTÍCIAS DO XADREZ BRASILEIRO!

Bem vindo a Xadrezbr- Notícias do Xadrez Brasileiro!!!
A Xadrezbr através do seu objetivo principal de divulgar o xadrez brasileiro, esta constantemente pesquisando torneios tanto nacionais como internacionais onde haja um brasileiro levantando a nossa bandeira o mais alto possível!!!
Se você tiver conhecimento sobre torneios, eventos, ou artigos relacionados ao xadrez brasileiro nos comunique para que possamos oferecer a todos as melhores informações.
Este site é de todos os brasileiros que amam o xadrez!!!
Contamos com a ajuda de todos.
Atenciosamente,
Xadrezbr http://www.xadrezbr.com.br/htdocs/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

XADREZ Novidades no blog de Piskator

Caros amigos e familiares,

Agora no blog de Piskator tem vídeos de Xadrez e você assiste dentro do próprio blog sem precisar pesquisar e gastar várias horas de internet. Os vídeos são: de  reportagem, noções básicas do jogo, origem do Xadrez e benefícios de jogar Xadrez. Clique no endereço e confirme: http://aulasdexadrez.wordpress.com
Assistam e divulgem para seus conhecidos! Obrigado a todos pelo apoio!
GENS UNA SUMUS

Atenciosamente,
Piskator

 

domingo, 22 de agosto de 2010

FILOSOFIA ENXADRÍSTICA - O XADREZ E A VIDA

O Xadrez na Internet XADREZCLUBE
 
A Vida é como o jogo de XADREZ, terminada a partida, tanto o rei como o peão, voltam para a mesma caixinha .  

O Xadrez na Internet XADREZCLUBE

 
No XADREZ, assim como na vida, o adversário mais perigoso é você mesmo. (GM V.Smislov)
 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

JERNS 2010 - SUBCOMISSÃO XADREZ - RESULTADO FINAL POR CATEGORIA E SEXO DIAS19 E 20 DE AGÔSTO

RESULTADO FINAL CATEGORIA INFANTIL MASCULINO
TORNEIO RÁPIDO – 45’ MINUTOS- 5 RODADAS – SISTEMA SCHURING

CLASSIFICAÇÃO NOME PARTICIPANTE ESCOLA/PONTOS
1º LUGAR CAMPEÃO FRANCISCO VICTOR CDSL / 4,0
2º LUGAR VICE DANIEL ROMERO PADRÃO / 3,0
3º LUGAR JOÃO CARLOS CDSL / 2,0
4º LUGAR ELISANDO SOUZA MANOEL JOÃO / 0,0
5º LUGAR IVES ANTONIO CDSL / 0,0

RESULTADO FINAL CATEGORIA JUVENIL MASCULINO

TORNEIO RÁPIDO – 45’ MINUTOS- 5 RODADAS – SISTEMA SUIÇO
CLASSIFICAÇÃO NOME PARTICIPANTE ESCOLA/PONTOS
1º LUGAR CAMPEÃO DÁCIO ALEXSANDRO IFRN / 5,0
2º LUGAR VICE JACKSON GOMES CDSL / 4,0-13,0
3º LUGAR LEONAN VICTOR MANOEL JOÃO / 4,0- 12,0
4º LUGAR MARCOS VINICIUS CEIPEV / 3,0-10,0-3,0
5º LUGAR MARCELO VICTOR D. S. SOARES/ 3,0-10,0-2,0
6º LUGAR AIRTON CUNHA IFRN / 3,0-9,0
7º LUGAR LUCAS MATHEUS CEIPEV / 3,0-7,0
8º LUGAR STELISON JAIME CDSL / 1,0-5,0-0,0-12,0
9º LUGAR MATHEUS FERREIRA CDSL/ 1,0-5,0-0,0-12,0
10º LUGAR JENESON MEDEIROS IFRN / 2,0
11º LUGAR ELANIO JONAS J ROSADO / O,O
12º LUGAR CARLOS RAMON CDSL/ 0,0
13º LUGAR ALISSON PEREIRA J ROSADO /0,0
14º LUGAR PAULO BRENO J ROSADO /0,0
15º LUGAR DANILO RAFAEL J ROSADO / 0,0
16º LUGAR CHARLES CARREL IFRN / 0,0

TORNEIO POR EQUIPE DIA 24/08/2010 –TERÇA-FEIRA 8H00MIN.

AS FOTOS  DA COMPETIÇÃO ESTÃO NO ORKUT DO PROFESSOR WILLIAM PEREIRA
http://www.orkut.com.br/Main?hl=pt-BR&tab=w0#Album?uid=11083369712692808211&aid=1282316286

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

JERNS 2010 - SUBCOMISSÃO XADREZ - RESULTADO FINAL POR CATEGORIA E SEXO DIAS 17 E 18 DE AGÕSTO

 
JOGOS ESCOLARES DO RIO GRANDE DO NORTE 2010 – 40 ANOS
SUBCOMISSÃO XADREZ

RESULTADO FINAL POR CATEGORIA E SEXO DIAS 17 E 18 DE AGÕSTO

CATEGORIA JUVENIL FEMININO

TORNEIO RÁPIDO – 45’ MINUTOS –  5  RODADAS - SISTEMA SCHURING

CLASSIFICAÇÃO
NOME PARTICIPANTE
ESCOLA / PONTOS
1º LUGAR CAMPEÃ
RAÍSSA PIRES DE MEDEIROS

PADRÃO / 4,0
2º LUGAR VICE
AIDA AMALIA ARAGÃO PAIM

PADRÃO / 3,0
3º LUGAR
MARIA LAURA MENDES RICARTE

CDSL / 2,0
4º LUGAR
ALINY DA SILVA SANTOS
CEIPEV / 1,0
5º LUGAR
ISADORA VALERA PINTO

CDSL / 0,0
 
RESULTADO FINAL CATEGORIA MIRIM MASCULINO

TORNEIO RÁPIDO – 45’ MINUTOS- 7 RODADAS – SISTEMA SCHURING
 
CLASSIFICAÇÃO
NOME PARTICIPANTE
ESCOLA/PONTOS
1º LUGAR CAMPEÃO
KEVIN KLINE DE SOUSA
RONALD PINHEIRO /6,0
2º LUGAR VICE
DANYLO GUEDES ANTONIO
RONALD PINHEIRO /5,0-14,0
3º LUGAR
WILLIAN EMERSON DA SILVA DE MELO
RONALD PINHEIRO /5,0-13,0
4º LUGAR
ANTONIO RODOLFO DE SOUSA ALVES
RONALD PINHEIRO/ 4,0
5º LUGAR
LASARO ALVES DOS SANTOS
PADRÃO / 3,0-6,0
6º LUGAR
ROSTAND RODRIGUES DE MEDEIROS
PADRÃO / 3,0-5,0
7º LUGAR
DANIEL HENRIQUE CORTEZ GUEDES
RONALD PINHEIRO / 2,0

8º LUGAR
DANIEL VICTOR CARLOS DE NORONHA
PADRÃO / 0,0

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...