segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

15º CAMPEONATO AÇUENSE

Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU 

15º Campeonato Açuense Açu-RN Dezembro de 2011 FINAL COM QUATRO PARTICIPANTES Ronaldo Santos 0,5 x 0,5 Thales Bruno Fabiano Araújo 0 x 1 George Tavares Divulgando o xadrez na praça Disputado na Praça Getúlio Vargas Açu-RN

Xadrez com Válvulas Termiônicas!




Incrível o tabuleiro de xadrez criado pelo artista Paul Fryer usando antigas válvulas termiônicas como peças.
O Chess Set for Tesla vem com 32 válvulas que quando são encaixadas no tabuleiro se acendem e mostram, no topo, ícones representando as peças do xadrez. Paul Fryer construiu apenas 7 unidades do Chess Set for Tesla e, aparentemente, estão todas esgotadas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Kalloka ganha o municipal Afogadense(2011-2012) e começa a filosofar...hehehe... - Kalloka chess and Xadrez Afogados


Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados 

Brothers...nessa final municipal do Afogadense anual, entre Kalloka e Mack, Kalloka disse que era o Santos F.C. e deu Santos, mas ja´ no futebol deu o Barcelona...vixi...e no futebol o negocio nao foi tao bom nao... "Sugetao enxadristica do Kalloka que serveria para esse jogo, e´ o que Santos poderia ter fechado o jogo fazendo marcando serrada...impossibilitanto o adversario de movimentar muito livre, sabemos que nao e´ muito bonito, ma isso lembra-me muito o jeito do novo xadrez mundial...onde as belas partidas como de Smylov so´ tinha naquela epoca...pois o jogo e´ muito mais fei... mais »

MENDUBIM E CAMPEONATO DE SÃO RAFAEL-RN - Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU


Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU 

XADREZ NA PRAÇA DO MENDUBIM AÇU-RN O projeto Xadrez na Praça esteve dia 17 de dezembro/11 na comunidade do açude do Mendubim localizada no município de Açu. Com o objetivo de difundir a prática do xadrez o Clube de Xadrez de Açu criou o projeto Xadrez na Praça, com explicações sobre o xadrez e partidas amistosas. Jovens com o primeiro contato com o xadrez ATRAÇÕES TURISTICAS DO MENDUBIM Um belo fim de tarde A Capela da Pedra A Capela alpendrada As capelas alpendradas constituem dos mais importantes monumentos arquitetônicos, testemunhos da consolidação e conquista dos caminhos...mais »

domingo, 18 de dezembro de 2011

Maranhense Juvenil


Femax em Xadrez Maranhense 

Bergson confirma amplo favoritismo e vence com 100% de aproveitamento. André Felipe e Igor Cutrim desbancam o campeão do Jems Luiz Levy. Campeão: Bergson Fernandes Filho Vice: André Felipe 3.o: Igor Cutrim Em breve, fotos e resultados completos.

Carlos Lima(Kalloka) e´ o novo Campeao Afogadense...Ganhando na final para o anterior campeao Remir Novais(Mack)...


Kalloka chess and Xadrez Afogados  em Xadrez Afogados 

Encerrando as atividades 2011 do Xadrez Afogadense...temos essa boa noticia... "Fui participar como um jogador, comparecendo no horario certo, ligando para colegas chegados(Guma, Celio e Tassinho) e tivemos uma bela e forte final(2h para cada, seguindo exatamente o que estava escrito no blog Mack) entre Kalloka e Mack, testemunhada por Marcelo Ernesto... Foi tao bom... que começamos assim, vai ser como o jogo de amanha...entao eu(Kalloka) sou o Santos e vc(Mack) eh o Barcelona...e nessa boa analogia deu...SANTOS!!!!!...massa!!!!" by Kalloka Carlos R. S. Lima(Kalloka)... ganhando seu... mais 

6º AÇUENSE RÁPIDO - TROFÉU BAOBÁS


Cleando CortezemXADREZ DE AÇU 

6º Campeonato Açuense de Xadrez Rápido Troféus Baobás Açu-RN, 17 de dezembro/11 Fabiano Araújo é campeão! O CXA realizou a sexta edição do Açuense Rápido no sábado dia 17 de dezembro/11 com a participação de 12 enxadristas, entre eles dois da cidade de São Rafael e um de Pataxó no município de Ipanguaçu. ENSV Local dos jogos Após as seis rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento, no ritmo de 15 minutos nocaute, o 6º Campeonato Rápido encerrou com a vitória de Fabiano Araújo. Em paralelo ocorreu o Campeonato Feminino Rápido com a vitória de Marylya Morais de 8 anos. Rusiano Pau...mais »

sábado, 17 de dezembro de 2011

Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto - FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ


A organização do Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto está transmitindo ao vivo todas as partidas. Acompanhe no Blog parceiro Capivarando: www.capivarando.blogspot.com
Amanhã dará continuidade pela quarta rodada, e Leone Moreno já se isola na liderança com sete pontos.Acompanhe no site xadrezcearense.com.br
Tivemos informação que até o GrandeMestre Rafael Leitão está assistindo ao vivo.

FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br

DIRETORIA 2011/2012
PRESIDENTE: Nailton Paulo Marques (85)8764-2894
VICE-PRESIDENTE: Diego Lima Luz (85)8844-4980
SECRETÁRIO: Matheus Cavalcante Ribeiro  (85)8877-0807
TESOUREIRO: Vladislave de Almeida Pereira (85)8788-9087
DIRETOR TÉCNICO: Daniel Ribeiro Bento Duarte (85)8514-4801

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

6º Campeonato Açuense de Xadrez Rápido - Açu - RN


Cleando:

DIVULGUE

6º Campeonato Açuense de Xadrez Rápido
Sábado, 18 de dezembro/11
Início 8:30
Local: ENSV / Açu-RN
Taxa de Inscrição: Estudante R$ 1,00

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ABERTO DE ANGICOS-RN - Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU


ABERTO DE ANGICOS-RN

Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU 
1º TORNEIO ABERTO DE ANGICOS ANGICOS-RN, 03 de dezembro de 2011 70 participantes O 1º Torneio Aberto de Angicos realizado na Escola Estadual Joana Honório contou com a participação de 70 enxadristas distribuidos em duas competições uma estudantil pela manhã e a tarde a competição principal. Torneio Principal Disputado em 5 rodadas com 24 participantes Classificação final 1º FABIANO ARAÚJO (Açu) Campeão Açuense 2ºTHALES BRUNO (Açu) Aluno do CESA de Açu 3º SAMIA DIÓGENES (Angicos) Aluna da UFESA 4º MARCOS FRAÇA (Angicos) Aluno da Faculdade Católica N. S. das Vitórias 5º J. PAUL... mais »

domingo, 4 de dezembro de 2011

Livros sobre xadrez - Site Tabuleiro de Xadrez - http://www.tabuleirodexadrez.com.br/livros-de-xadrez.htm



Capa do livroLivro - Autor - Comentário
Meus Grandes predecessores

Meus Grandes predecessores

Garry Kasparov
Os cinco volumes da mais importante obra da literatura enxadrística mundial dos últimos tempos traduzidas para o português pelo GM Giovanni Vescovi.
A magnífica compilação de Garry Kasparov não tem análogas na literatura do xadrez: o décimo terceiro campeão mundial reflete sobre os destinos e genialidade de seus doze predecessores e de seus adversários, e sobre a luta pelo título mundial nos últimos cento e cinqüenta anos.
Partidas famosas são submetidas a microscópicas análises por poderosos programas de computador, o autor altera muitas das avaliações anteriores e, em essência, reescreve o desenvolvimento do xadrez no século XX.
Aaron Nimzovitsch - Meu Sistema

Meu sistema

Aaron Nimzovitsch
O livro Meu Sistema é considerado por muitos como o mais importante da literatura enxadrística. Escrito em 1925 e somente agora traduzido para o português, esse livro vem acompanhando gerações de jogadores ao redor do mundo. Seu autor, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886-Copenhagem 1935), um dos mais proeminentes jogadores de sua época, é considerado o pai da Escola Hipermoderna do xadrez. Essa escola revolucionou a abordagem teórica do jogo e é a base do desenvolvimento do xadrez nos últimos 95 anos. Muitos jogadores de elite, como por exemplo o ex-Campeão Mundial Tigran Petrosian, tiveram no estudo de Meu Sistema a fonte do desenvolvimento de suas carreiras esportivas.
A prática do meu sistema

A prática do meu sistema

Aaron Nimzovitsch
Com o livro 'A Prática do Meu Sistema', escrito em 1929 e somente agora traduzido para o português, Aaron Nimzovitsch (Riga 1886 - Copenhagen 1935) apresenta a aplicação prática dos conceitos desenvolvidos em 'Meu Sistema', através da análise minuciosa de 109 partidas das quais ele próprio foi um dos protagonistas. O estudo do presente livro consolida de maneira prática os fundamentos da Escola Hipermoderna de Xadrez. Em 1925, com o livro 'Meu Sistema', Nimzovitsch revolucionou a compreensão estratégica do jogo de xadrez, abrindo novos caminhos para o seu desenvolvimento teórico e criando a Escola Hipermoderna, cujos novos conceitos teóricos e abordagem prática do jogo repercutem até os nossos dias.
Treinamento completo de xadrez

Treinamento Completo de Xadrez

Autor: Richard Palliser
Todos os jogadores de xadrez concordam: manter os “músculos táticos” em forma é fundamental para quem busca se aprimorar neste jogo! E uma das melhores, mais fáceis e agradáveis formas de atingir esse objetivo é a resolução de táticos.
Em treinamento completo de xadrez, Richard palliser apresenta ao leitor 1.200 enigmas que podem desafiar desde os jogadores iniciantes até os mais experientes, incluindo tanto exercícios clássicos como exercícios inéditos, abordando todos os temas táticos importantes.
Peões mágicos

Peões Mágicos

MI Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Diederik Hajenius.
Nesse instrutivo livro para jogadores de torneios, o mestre internacional Herman Claudius van Riemsdijk e Willem Hajenius fornecem aos leitores todos os conhecimentos necessários para os finais de peões no jogo de xadrez.
Inicialmente publicado em holandês (Veldjes Tellen – 1994) e traduzido para o idioma inglês (The Final Countdown – 1997), agora os leitores da língua portuguesa terão acesso surpreendente e fascinante método para enfrentar essa fase muito enganosa da partida.
O livro explica os princípios fundamentais dos finais de peões. Inclui dezenas de exemplos práticos para que os leitores possam avaliar o seu aprendizado e conselhos muito úteis na prática do jogo.
O grande mestre Paul van der Sterren, na revista New in Chess, afirmou: “Esse método é adequado a enxadristas de qualquer nível. Após estudá-lo você não precisará de nenhum outro livro sobre o assunto”.
Para ver mais livros acesse em: http://www.tabuleirodexadrez.com.br/livros-de-xadrez.htm
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...