"O artigo a seguir retrata a opinião do presidente da Federação Cearense de Xadrez sobre a discussão acerca da mudança do regime eleitoral da FCX"
ELEIÇÕES DIRETAS: VIABILIDADE OU UTOPIA?
Eu acredito que a palavra chave para mudanças políticas é a PARTICIPAÇÃO. O que parece impossível pode se tornar realidade se houver união, determinação, compromisso com o coletivo e acima de tudo, participação. Estes foram alguns dos sentimentos que impulsionaram o movimento popular por eleições diretas no Brasil para Presidente da República no início da década de 80. Ainda que analogicamente passamos longe dessa realidade quando o assunto é eleições diretas para os poderes da
Ideologicamente falando, a realização de eleições com a participação de todos os jogadores é fantástico, pois fortalece a democracia e estimula a participação popular nos processos decisórios. No entanto, estamos falando de uma modalidade ímpar com inúmeras carências. Não podemos ser levianos e temos que levar em consideração as conseqüências de uma mudança tão radical. Diversos aspectos devem ser amplamente discutidos para se chegar à conclusão da viabilidade ou não da implantação desse processo. Senão, vejamos:
Quem terá direito a voto? Haverá urnas em todas as cidades (o Ceará tem 184 municípios, imagina o tamanho da estrutura necessária para essa eleição)? Se não houver urnas em todas as cidades, como será garantido o direito do voto dos jogadores desses municípios? Como será garantida a inviolabilidade do processo? Quem poderá ser candidato? O voto será direcionado a uma chapa completa ou a um candidato (por exemplo, o eleitor escolheria cada membro separadamente: presidente, tesoureiro, etc.)? De onde virão os recursos para pagar a estrutura da eleição (mesários, cédulas eleitorais, transporte, alimentação, segurança, etc.)? Como serão as urnas? A votação será simultânea em todas as cidades? Quais serão as regras para a campanha dos candidatos? Qual a idade mínima para votar e ser votado?
Estes e outros questionamentos que poderão surgir no processo de discussão não podem ser ignorados. Enquanto presidente da
Não basta falar, é preciso agir! Considero equivocada a atitude de qualquer pessoa em afirmar ser a favor de uma mudança desse porte sem antes promover uma ampla discussão. Como podemos nos posicionar contra ou a favor de algo que não conhecemos? Vamos sim debater profundamente esse tema, isso é legítimo e tem meu apoio.
É importante ressaltar que hoje o processo de eleição dos poderes da Federação é absolutamente legitimo e legal, pois está respaldado pela legislação vigente e que qualquer mudança deve passar antes por uma reforma estatutária, respaldada pela Assembléia Geral, órgão máximo da entidade.
[Comente essa matéria no blog: http://xadrezcearen
Fernando Alves Lessa
Presidente da Federação Cearense de Xadrez
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628
DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário