domingo, 25 de julho de 2010

O XADREZ NO CINEMA

 UM BLOG SOBRE O XADREZ E O CINEMA - ESPETACULAR

O Xadrez no Cinema: O Sétimo Selo


alt : http://www.youtube.com/v/Vyqg017aFrY


   O Sétimo Selo foi realizado por Ingmar Bergman (recentemente falecido) “(…)tem por tema fundamentalmente a questão do medo da morte; um cavaleiro que volta da Cruzada da Fé para encontrar em sua terra a peste e morte. Quando ele mesmo se depara com a personificação da morte, aceita-a como um visitante esperado, mas propõe-lhe uma negociação – numa disputa de xadrez – para que possa ganhar tempo e indagar sobre o sentido da vida e, consequentemente, o sentido da morte.



The Thomas Crown Afair é um filme de 1968 que foi produzido por Norman Jewison, e que conta com a presença da famosa dupla de actores  Steve McQueen e Faye Dunaway. Este excerto que apresentamos desenrola-se à volta de uma partida de xadrez onde as duas personagens se envolvem num jogo de sedução, que é provavelmente, dentro desta temática, um dos mais interessantes na história do cinema.



  Pequeno vídeo documenta a partida de xadrez disputada entre a máquina e o homem, no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço da autoria de Stanley Kubrick que data de 1968. Uma Odisséia no Espaço destacou-se como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, e um dos principais da carreira do realizador Norte-Americano. A história profunda e misteriosa leva-nos a questionar sobre a origem da evolução humana, e o modo linear como temos entendido a vida e o universo. A música acompanha os amplos planos que Kubrick imprime na tela e o impacto das imagens prescinde quaisquer palavras. 

A Casa da Lagoa é um filme realizado por Alejandro Agresti, e conta com a participação dos actores Keanu Reeves, Sandra Bullock, Christopher Plummer entre outros. A pelicula conta história de uma médica solitária que inicia uma nova vida em Chicago, numa casa à beira de uma lagoa. Entretanto, ela começa a corresponder-se com um arquitecto que tinha habitado aquela casa dois anos antes, e ao perceberem que as cartas que trocam diariamente são um elo entre o passado e o presente, Kate e Alex vão tentar desvendar o mistério por trás do romance que os une, antes que seja tarde demais 

FONTE: http://peaodobrado.blog.com/tag/o-xadrez-no-cinema/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...