domingo, 17 de janeiro de 2010

QUE TAL MORAR NUMA CIDADE DENOMINADA XADREZ?

Cidade Xadrez Compreende uma área do município que tendo como marco divisor oeste, a 3º Avenida Perimetral, tem como limite leste, os municípios de Alvorada e Viamão e principais limites norte e sul, respectivamente, a Avenida Sertório e parte das ruas Albion e 1º de Março. Com frente para as avenidas Bento Gonçalves e Ipiranga, a PUC, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, representa a centralidade mais significativa no seu limite sul.
A Cidade Xadrez tem esta denominação pelo padrão ortogonal de sua malha viária estruturadora, que face a sua topografia suave-ondulada e plana que favoreceu esta implantação. Apesar de ter apresentado um processo de densificação mais intenso, a partir da década de 80, ainda encontra-se com muitas glebas e lotes vazios o que ocasiona sérios problemas de descontinuidade de traçado viário. Assim, diferentemente da cidade radiocêntrica, carece de uma estruturação urbana que permita melhorar os deslocamentos propiciando uma melhor acessibilidade aos seus pontos de interesse já existente, permitindo, também, a criação de novos pontos de centralidades.
Destaca-se nesta área como um dos principais elementos de estruturação da vida urbana, a Avenida Assis Brasil. Até 1940, com a denominação de Estrada do Passo da Areia, tinha praticamente como única função a ligação da cidade de Porto Alegre com a região. Hoje, vem cada vez mais se consolidando como um eixo comercial e de serviços de caráter metropolitano, sendo utilizado também pela população dos municípios vizinhos.
Como área habitacional de excepcional interesse sócio-cultural, o Conjunto Residencial IAPI, concluído em 1954 e que recentemente comemorou seu cinqüentenário, é o exemplo mais significativo de bairro criado de acordo com a concepção urbanística de "Cidade Jardim". Por este motivo recebeu nos últimos anos uma especial atenção por parte da Administração Pública, que elaborou estudos com vistas a uma legislação própria para a proteção da área.
São também eixos estruturadores importantes da Cidade Xadrez no sentido oeste-leste, além das vias já citadas, as avenidas Nilo Peçanha, Ipiranga e Protásio Alves. Por outro lado, no sentido norte sul, estruturam a malha viária, entre outras, a Rua Tenente Ary Tarragô, a Estrada Martim Felix Berta e a Avenida Manoel Elias, principal opção de ligação do norte com o extremo sul do município. Esta avenida, tem como continuidade norte, a Avenida Plínio Kroeff, onde se localiza o Porto Seco, importante equipamento urbano, que referencia esta Cidade Xadrez.
Outro espaço público de importância e muito freqüentado pela população nos fins-de-semana é o Parque Chico Mendes, situado nas proximidades da Avenida Manoel Elias, junto ao loteamento Jardim Leopoldina e ao Conjunto Residencial Rubem Berta. Chama a atenção ainda, nesta Cidade Xadrez, o desenvolvimento da área habitacional na vizinhança do Shopping Center Iguatemi. Este equipamento comercial, implantado na década de 1980, ocasionou uma verdadeira transformação na paisagem local, através da densificação por prédios de habitação coletiva e intensificação de usos, principalmente ao longo do eixo Nilo Peçanha e imediações do Country Club. Hoje esta zona é vista pelos estudos urbanos em andamento como área de centralidade a ser estimulada, contribuindo assim para a perspectiva de descentralização proposta para Porto Alegre desde longa data.
Como área tipicamente residencial unifamiliar de importância pela sua ambiência destaca-se ainda nesta zona, a Praça Japão, com todas as construções, que configuram nas suas imediações, a paisagem local. Bairros com predominância habitacional como Jardim Lindóia, São Sebastião, Três Figueiras e Chácara das Pedras são também espaços tradicionais desta Cidade Xadrez.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...