quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ


COMO É FÁCIL APRENDER XADREZ
William Pereira da Silva

Geralmente ensino as pessoas que procuram aprender o jogo de xadrez através de conversas informais tentando repassar as noções básicas de forma simples e objetiva.
Costumo dizer que para aprender a jogar xadrez é fácil, basta aprender os movimientos das seis peças, qualquer pessoa pode aprender, o difícil é conseguir que ela fique disponível e mostre interesse pela aprendizagem.
Então se você quer aprender a jogar xadrez leia atentamente este texto e de preferência tenha um tabuleiro e peças na sua frente.

O primeiro passo é conhecer o tabuleiro e as peças.

O tabuleiro pode ser de vários tamanhos e tipos de materiais (Napa, madeira, vidro, papelão, nighttoday, plástico...) ele tem 64 casas de cores alternadas (Distribuídas em vertical e horizontal e diagonal) sejam pretas e brancas ou claras e escuras (A cor é escolha pessoal). Cada quadrado representa uma casa que está disponibilizada em fileiras (lado a lado), colunas (Uma atrás ou à frente da outra) e em diagonais (Um pouco enviesado, isto é, não é de lado, de frente nem atrás). São nestes três sentidos e direções que as peças serão movimentadas. No tabuleiro geralmente vem escrito ao lado e embaixo número e letras, isto significa uma orientação para dar endereço a cada casinha. Na intercessão (No encontro, na junção) entre o numero e a letra significa o endereço das casas, a numeração vai de 1 a 8 (Vertical) e as letras de A até H (horizontal), então se ao lado tem 1 e embaixo A, a casa é A1 e assim sucessivamente com todas as casas. O tabuleiro deve ser colocado na sua frente com a casa Branca no lado direito, explicando melhor; a primeira coluna da direita deverá a casa ser branca ou clara.

Vamos agora conhecer as peças do jogo? Vamos começar pela mais importante:

O REI, (UM) colocando todas as peças enfileiradas ela é a maior e tem uma cruz na cabeça, é a mais importante e deve se movimentar pouco e precisa sempre andar protegida pelas outras.
A DAMA (UMA) um pouco menor que o rei e tem uma coroa em cima, uma das peças mais valiosas pelo seu poder de movimentação e abrangência dentro do tabuleiro no inicio fica ao lado do rei, antigamente chamada de Rainha.

OS BISPOS (DOIS) representam à igreja, sua parte superior tem o formado de uma Mitra. Na seqüência ele é menor que a dama e o Rei, sempre colocada no inicio da partida um bispo na casa branca e outro na casa preta (clara ou escura) ao lado da dama e outro ao lado do rei entre os cavalos.

OS CAVALOS (DOIS) de fácil identificação tem movimentos diferenciado das outras peças, tendo valor igual ao bispo sendo colocada ao lado do bispo e da torre.

AS TORRES (DUAS) representam aquelas torres que eram usadas para entrar em muralhas altas, colocada nos cantos do tabuleiro é menor em tamanho do que o cavalo, peça poderosa no final da partida, parece um cinzeirinho.

OS PEÕES (OITO) a menor em tamanho, mas maior em números, no inicio vale pouco e mostra todo seu poder no final da partida, podendo ser promovido e chegar a ser uma DAMA, UMA TORRE UM BISPO ou UM CAVALO podendo decidir uma partida.
OS MOVIMENTOS DAS PEÇAS NO TABULEIRO
Os movimentos das peças como foi citado anteriormente são nos três sentidos, nas três direções; vertical (para frente e para trás), horizontal (de um lado para o outro) e nas diagonais (Nem para frente nem para trás e sim em direção oblíqua, na transversal, cortando as verticais e horizontais). Tente memorizar rapidamente, se não conseguir anote num papel cada movimentação e vá treinando.
O REI se movimenta de casa em casa (uma de cada vez) em todos os sentidos(Vertical,horizontal e diagonal),REI nunca se encosta em REI, sempre terá de existir uma casa entre eles.
A DAMA anda em todos os sentidos semelhantes ao rei, porem com mais amplitude de movimentos, anda as casa que quiser as casas que alcançar tanto na vertical, horizontal e diagonal, ela pode ir o mais longe possível dentro do tabuleiro.
OS BISPOS sempre se movimentam nas diagonais, somente nas diagonais, as casas que puder alcançar, um bispo começa e termina um na casa clara e outro na casa escura.
AS TORRES podem movimentar-se nas verticais e horizontais, para frente e para trás de um lado para o outro as casas que quiser e estiver no seu alcance.
O CAVALO tem uma movimentação especial, ele se movimenta (ou como quiser, é movimentada) em forma de L, duas casas à frente e uma de lado ou uma de lado e duas para frente, tem que fazer uma curva a cada movimentação. É a única peça que pode pular sobre as outras.
OS PEÕES colocados em fileiras na segunda casa de cada coluna desloca-se sempre para frente,nunca volta, na saída pode pular uma casa e elimina a peça adversária na diagonal, em seguida segue em frente tentando chegar na última casa para ser promovido (torna-se uma dama, uma torre, um cavalo ou um bispo). A formação das peças no tabuleiro segue a seguinte ordem: começando pela primeira coluna e fileira à esquerda coloque primeiro a TORRE, depois o CAVALO, BISPO, DAMA, REI, BISPO,CAVALO E TORRE e na frente na segunda fileira à frente de cada uma OS PEÔES. No xadrez as peças capturam ou eliminam a outra ocupando o lugar da peça adversária, cada peça só poderá capturar a outra se estiver no alcance dentro da sua movimentação. Cada jogador tem direito a um lance da cada vez. Seguindo as orientações descritas anteriormente e colocando-as em pratica você poderá dizer que esta jogando xadrez que tem por OBJETIVO PRINCIPAL DAR O XEQUE-MATE, isto é, eliminar, aprisionar o REI, quando ele não puder ir mais para lugar nenhum e nem ser protegido a partida acaba. O jogo pode ser iniciado sempre pelos peões ou cavalos e a regra determina que AS BRANCAS sempre dará inicio ao jogo e convenciona que cada jogador deve jogar uma partida de brancas e outra de Negras. Agora que você aprendeu a jogar o xadrez vai precisar de parceiros e conhecer mais a fundo o xadrez como as jogadas especiais, aberturas, meio jogo e finais. Dicas para quem se interessar pelo mundo do xadrez:
Acesse o site www.clubedexadrez.com.br (Você terá o mundo do xadrez em suas mãos, principalmente o xadrez escolar)
Mossoró hoje conta com vários locais para os interessados em aprender e praticar o xadrez.
CLUBE DE XADREZ PENSART na E.E. Jerônimo Rosado, Rua Ferreira Itajubá, s/n, Bairro Santo Antonio – Mossoró Rn.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...