segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ICT FEXPAR - Bolívar


Amigos enxadristas,
Dando continuidade aos treinos que venho realizando junto à Federação de Xadrez do Paraná, apresento mais modelos teórico das aulas I e III. Sendo este o padrão de minhas aulas on-line (material teórico, e individual para cada assunto específico de cada aluno).
 Abraço, Bolívar

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

UNIÃO DA ILHA UTILIZA JOGO DE XADREZ NO CARNAVAL DE 2012

União da Ilha: O segundo carro traz como num jogo de xadrez, onde peças representadas por reis, peões (soldados); torres, cavalos, entre outras, simulam estratégias de guerra entre dois exércitos. (r7)


Na sequência, o primeiro carro alegórico "Londinum Augustus", todo prateado, traz cinco cabeças com tatuagens tribais celtas representando a fundação de Londres, ainda durante o império romano, no século 1º, bem como a construção da ponte sobre o rio Tâmisa, e antecipa o período medieval, com alas de guerreiros, cavaleiros cruzados e o Rei Arthur,representado por integrantes fantasiados como a peça do rei do jogo de xadrez. (G7)


O segundo carro, “Sob a proteção do padroeiro”, trouxe em um tabuleiro de xadrez estilizado a representação de cruzada feita pelo Rei Ricardo contra os muçulmanos. A terceira alegoria trouxe a um grande navio pirata comandado por Francis Drake, que conquistou as primeiras colônias para a Inglaterra. (UOL)


FOTO:  Jornal do Brasil

9º MAGISTRAL RN


Cleando Cortez em XADREZ DE AÇU 

9º Magistral RN Taça Unimed de Xadrez Em Natal-RN, durante o período carnavalesco, 17 a 21 de fevereiro/12, XadrezPotiguar.com.br realizou com o apoio da FNX, a 9ª edição do Magistral RN - Taça Unimed de Xadrez. GRUPO PRINCIPAL 01º Paulo Barbosa PB 02º Almir Correia PE 03º Carlos Alberto Barreto RN 04º Iack Macedo RN 05º Luismar Brito PB 06º Alberto Colares PE 07º Neri Silveira RN 08º Rafael Souza PE 09º Marcelo Bouwman PE 10º Carlos Henrique Pinto RN 11º Pedro Lima Neto CE 12º Fernando Sa Melo PB 13º Evandro Rodrigues PB 14º Felipe Araújo RN 15º Maximo Macedo RN 16º Fritz Schimidt RN... mais »

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Xadrez Afogados


Petrolinense 2012 !!!!!!!!!!!!!!! muito Bom!!!!!!!

Kalloka chess and Xadrez Afogados emXadrez Afogados 
Petrolinense 2012 Jonathan lidera com 3/5 em 04 rodadas Nen Coelhos e Nem Rosas,quem Lidera o Petrolinense 2012 é Jonathan Ferreira,que não é lampião mais esta dominando o sertão com um xadrez muito forte,quem vai segura o homem. Jonathan ferreira pode ser o novo Campeão petrolinense de xadrez Gilson rosa 03 títulos petrolinense x Agnaldo Melo 04 títulos petrolinense Um dos Petrolinense mais fortes de todos os tempo,partidas de alto nível técnico, com bastantes lances surprendentes,o torneio é liderado por Jonathan ferreira com 3/5 de 04 rodadas já concluidas.segue nesta segunda com o... mais »

Brasileiro Amador 2012...

Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados -
* Campeonato Brasileiro Amador 2012 - 1ª e 2ª rodada* 19/02/2012 às 07:52 do Fanáticos por xadrez! por Raíssa Vieira Está acontecendo em Goiânia o Campeonato Brasileiro Amador 2012, que conta com 67 jogadores de diversos estados. Na primeira rodada não ocorreram muitas "zebras", mas na segunda o campeão goiano Rafael Figueiredo perdeu para o Rafael Esteves e o ex-campeão goiano Marceley Martins perdeu para o Gabriel Gonzaga. A 3ª rodada já está disponível no chess-results, as partidas estão sendo atualizadas a cada rodada e estão sendo disponíveis para download pelo c... mais »

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados - Variedades


Natal-RN Chess...

Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados
* IX Magistral RN - Taça Unimed de Xadrez* 11/02/2012 às 22:14 do Equipe de Xadrez IFRN - JC por Ewerton De Lima Junior Durante o período carnavalesco, 17 a 21 de fevereiro/12, XadrezPotiguar.com.br organizará, com o apoio da FNX, a 9ª edição do Magistral RN - Taça Unimed de Xadrez. A competição será realizada novamente no Golden Tulip Interatlântico. Como já é tradicional o evento será dividido em 2 Grupos: A e B. No A poderão tomar parte os enxadristas sem rating Fide ou com Rating Fide igual ou superior a 2000. O B será restrito para enxadristas sem Rating Fide ou com Rati... mais »

Chess and Music Classic or Chess and Rock...

Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados
** *Duas paixoes...Rock e Xadrez... quem gosta tambem...comente...ou vc prefere musica classica...eh livre para comentar...* * *

Estudar Xadrez...

Kalloka chess and Xadrez AfogadosemXadrez Afogados 
* A FARESE- Faculdade da Região Serrana juntamente com a CBX – Confederação Brasileira de Xadrez estão lançado a primeira pós-graduação em Xadrez Pedagógico do Brasil.* 12/02/2012 às 11:45 do Equipe de Xadrez IFRN - JC por Ewerton De Lima Junior [image: Imprimir] * Estatisticamente Falando ...* 12/02/2012 às 11:38 do Xadrez da Praia por pflor alguns fatos interessantes sobre o xadrez - Antes de você ler este artigo tentar adivinhar: quais países do mundo têm o maior número de enxadristas internacionais, isto é, pessoas com um rating FIDE? Quais os paíse... mais »

More...Chess Woman Ceara´

Kalloka chess and Xadrez Afogados em Xadrez Afogados 
* Jéssica Mara é Campeã Cearense de Xadrez feminino* 12/02/2012 às 21:36 do Clube de Xadrez Canindé por Clube de Xadrez Canindé - CE Jéssica Mara representou muito bem o CXC e conquistou nesse fim de semana o título de Campeã Cearense de Xadrez feminino. A competição contou com a presença de 9 enxadristas das cidades de Fortaleza, Canindé, Pacatuba e Juazeiro de Norte e foi disputada em 5 rodadas de 60min KO, onde Jéssica venceu três partidas e empatou duas, ficando assim com a 1ª colocação. Em segundo lugar ficou a jovem Vanessa Ketlyn, de Pacatuba, atual Campeã brasileira... mais »

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Arbitro FIDE Marcelo Einhorn é o Novo Presidente do Conselho de Árbitros


MF-AF Eduardo Arruda emXadrez 

Na ultima sexta feira , teve AG da FEXERJ, O AF, Marcelo Einhonrn foi eleito presidente do Conselho de árbitros, os candidatos Elcio e Amorim Renunciaram.e a disputa ficou entre os arbitros FIDE Einhorn e Levy. O movimento Convergência mostrou força na Assembléia, e o presidente Ricardo Barata teve sua maior derrota política, pois não teve suas contas aprovadas e com isso esta ele e os membros da diretoria inelegíveis para a próxima Assembléia Eletiva. Noticias sobre a AG no Blog do Tijuca Tênis clube leia aqui:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bloqueando a Dama


marcosnatalemXadrez (do meu jeito!) 

Caros colegas, Vamos ver um belo exemplo de bloqueio? Na posição inicial, percebemos que as brancas tem um objetivo principal: promover seu Peão em e8. Contudo, a Dama preta (e5) está atrapalhando este plano! Como fazer, então, para tirar a Dama do circuito? Vejamos o que o jogador de brancas bolou: 1.Bg8+ Primeiro uma tentativa de atrair o Rei preto para a oitava horizontal. Notem que, se agora o Rei preto captura o Bispo branco, a Torre branca dá xeque e, logo em seguida, o Peão branco entra em e8 com segurança. 1.______,Kh8 Mas as pretas não caíram na armadilha das brancas! Vejam qu... mais »

CBX - Confederação Brasileira de Xadrez

www.cbx.org.br/ - Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Xadrez Espartano


Xadrez para jogar a três


Nunca havia me passado pela cabeça um jogo de Xadrez a três, mas é assim este tabuleiro de xadrez que foi comprado por um russo na Tchecoslováquia, um tabuleiro especial em que são arrumados três conjuntos de peças e os jogadores disputam entre si.
As regras são iguais as do xadrez normal, excetuando-se:
  1.   Os jogadores fazem seus movimentos no sentido horário. Define-se o primeiro jogador por sorteio.
  2.   Ganha o primeiro jogador a fazer cheque-mate.
  3. Os peões movem-se em linha certa, ou seja, metade dos peões vai andar para a diagonal direita, e metade para a diagonal esquerda.  http://cybervida.com.br/xadrez-para-jogar-a-tres
O fator surpresa está em que dois jogadores podem unir-se para atacar um terceiro, mas tem que lembrar-se, que apenas o primeiro a dar o cheque mate, é o vencedor.
Tudo sobre o xadrez a três em http://cybervida.com.br/xadrez-para-jogar-a-tres
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...