segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

ONG usa xadrez para incentivar preservação da Natureza

ONG usa xadrez para incentivar preservação da Natureza

Enviado por Mestre em 30/03/07 (1046 leituras)
Geral
A ONG SOS Sertão, na cidade de Patos, no Sertão paraibano, que se engajou à campanha do "Plante verde, colha futuro", do JORNAL DA PARAÍBA e das TVs Cabo Branco e Paraíba, vem realizando importante trabalho com crianças filhas de pessoas carentes e convivendo em situação de risco social. Os meninos e meninas, integrantes do Projeto Xadrez Ecológico, estão sendo orientados através de jogos de xadrez sobre a necessidade da preservação de todos os organismos vivos do ecossistema caatinga. A ONG pretende estender o trabalho a outras cidades da região. De acordo com informações do coordenador da ONG SOS Sertão, Joaquim Neto, as crianças participam de um trabalho educativo visando a impedir o tráfico de animais silvestres na região, muitos deles em processo de extinção. Cada peça de xadrez, segundo Joaquim, recebe o nome de um animal. "É através da brincadeira com as peças de xadrez que as crianças se familiarizam com os nomes dos animais, criando assim em suas mentes a consciência sobre a importância de proteger as nossas espécies", ressalta.

Já passaram pelo Projeto Xadrez Ecológico 25 crianças e agora outros 30 estão sendo preparados para o combate de tráfico de animais. As aulas têm duração de dois meses. Ao final do curso, conforme Joaquim Neto, a crianças saem prontas para desenvolver um trabalho de conscientização em suas comunidades, de forma a preservar a "nossa natureza".

A ONG vem tendo o seu trabalho reconhecido em toda a região, tendo em vista suas ações serem voltadas, principalmente à preservação da flora e ao fortalecimento da agricultura familiar, e mais recentemente, para impedir o tráfico de animais silvestres e conscientizar as comunidades rurais sobre a importância da preservação da caatinga e de suas espécies animais. A adesão à campanha "Plante verde, colha futuro", entende Joaquim Neto, é de fundamental importância para a ONG, que tem buscado constantes parcerias com entidades ambientais e instituições diversas. "Com a colaboração de voluntários, parceiros e da população, a SOS Sertão realiza visitas nos municípios para rastrear as áreas de maiores conflitos ambientais", afirma Joaquim.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...