quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

XADREZ POTIGUAR - MORRE BOBBY FISCHER

++1943+2008 ++

A NOTÍCIA NÃO FOI DIVULGADA ANTES AQUI NO NOSSO BLOG MOTIVADO PELO PERÍODO FÉRIAS, MAS JAMAIS DEIXARÍAMOS DE REGISTRAR ESTE IMPORTANTE E TRISTE ACONTECIMENTO.

FONTE: http://www.xadrezpotiguar.com.br/


Robert James Fischer
1943 - 2008



Faleceu a maior lenda do Xadrez Moderno: Bobby Fischer!!
Nascia em 9 de março de 1943 na cidade de Chicago a maior lenda do Xadrez Moderno, Robert James Fischer, mais conhecido como Bobby Fischer! Aos 14 anos, Fischer já era um enxadrista da elite mundial ao vencer o Campeonato Norte-americano, repetindo a mesma atuação nas sete outras vezes que participou, inclusive com performance de 100% em 1963.
Muitos títulos foram conquistados e várias partidas brilhantes ficaram para a história, mas o feito que imortalizou o genial Fischer foi a conquista do Título de Campeão Mundial em 1972 contra Boris Spassky, tornando-se o 11º a conseguir, quebrando a hegemonia da Escola Soviética (Russa), que já durava 45 anos, desde Alekhine! Surpreendentemente após a conquista, Fischer afastou-se do cenário enxadristico, abdicando-se a defender seu Título em 1975 contra o russo Anatoly Karpov, voltando então a imperar o domínio soviético.
Apesar de seu afastamento os aficionados continuaram nutrindo esperanças a respeito de sua volta, como quem aguardara "a volta do Messias". Então em 1992, após 20 anos de reclusão, "suas preces" foram atendidas e "A Lenda" voltou para um encontro com seu amigo e arqui-rival, o franco-russo Boris Spassky, a quem vencera em 72. Após 30 partidas Fischer venceu Spassky novamente. Quando todos pensavam que Bobby Fischer estava de volta eis que novamente, tão subitamente como ressurgiu, desapareceu.
Em 17 de janeiro de 2008, a comunidade enxadristica ficou atônita com a notícia sobre o falecimento de Bobby Fischer. Apesar de seus afastamentos, Fischer era uma Lenda Viva e a possibilidade de segunda volta continuava a habitar a mente de todos, principalmente a de seus fãs contemporâneos.
Por ironia do destino Fischer faleceu com a idade do número de casas da atividade que revolucionou: 64!
Existem algumas passagens obscuras na vida de Bobby Fischer mas guardar-se-á na memória seus grandes feitos, suas belas partidas e sua vontade incansável de elevar o Xadrez e seus praticantes à patamares nunca antes imagináveis!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...