segunda-feira, 23 de junho de 2008

Solitação de Acadêmico de Ed. Fisica



--- Em seg, 23/6/08, Nego Cosme <negocosme@hotmail.com> escreveu:
De: Nego Cosme <negocosme@hotmail.com>
Assunto: Solitação de Acadêmico de Ed. Fisica
Para: wilpersil2003@yahoo.com.br
Data: Segunda-feira, 23 de Junho de 2008, 0:11

Venho através de estas poucas linhas solicitar qual a resolução do MEC que homologa que o xadrez escolar que o MEC vem implando nas escolas só pode ser ministrado por Professores de Educação Física conforme afirma o professor e Pedagogo Eric Piassi em entrevista ao Jornal da Cidade. Trecho da entrevista

Entrevista: Eric Piassi

'Professor não sabe aproveitar o xadrez'

 

Jogador e pedagogo, Eric Augusto Piassi critica a forma que o esporte está sendo usado dentro da sala de aula.

 

Jornal da Cidade - O que você constatou com sua pesquisa?

 

Eric Augusto Piassi – Constatei que os professores estão desperdiçando o potencial pedagógico do jogo de xadrez nas salas de aula. É igual àquelas aulas de educação física, em que o professor dá uma bola e manda as crianças jogarem futebol. Eles deixam as crianças jogando e não exploram o valor pedagógico que o xadrez possui. Eles não desenvolvem as competências com seus alunos. Eu fiz essa pesquisa em Bauru e região e acabei vendo que os professores que usam o xadrez nas aulas não estão capacitados e os que estão capacitados não compreendem a noção pedagógica.

 

JC - E por que isso é preocupante?

 

Piassi - Por um motivo: hoje o Ministério da Educação (MEC) está inserindo o xadrez em todas as escolas. Quem pode dar essas aulas? Apenas professores de educação física, segundo o ministério. E no curso de educação física, o xadrez não é uma matéria do currículo. Chegou um momento que eu percebi que alguma coisa estava errada. Estão, implantando um projeto, mas não tem um profissional adequado. Então, não tem como o projeto ir para frente. Quando vai, eles não conseguem trabalhar como deveriam.

 

Tal Solicitação vem a ser solicitada pois necessito de saber a veracidade dessa entrevista para meu TCC que o tema Escolhido é "A inclusão do Desporto Xadrez na Ementa do Curso de Educação Física"   A apresentação de meu TCC será dia 27 Julho 2008 em Manaus-AM na Faculdade Unilasalle.

 Desde já meu mui Obrigado Acadêmico de Sexto Período Cláudio Cosme d

Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

2 comentários:

WILLIAM PEREIRA disse...

Caro colega Nego Cosme, tudo bem?

Sou coordenador de um clube de Xadrez da Escola Estadual Jerônimo Rosado e atuo no xadrez escolar desde o ano de 1995. Não conheço resolução do MEC, porém no nosso Estado as escolas adotam o xadrez como modalidade esportiva, inlcusive existe carga horária para professores de educação física atuar na modalidade xadrez, mas como disciplina curricular ainda não conheço em nenhum estabelecimento escolar.

Quanto a entrevista do Eric Piassi, ele esta coberto de razão. Tento de todas as formas incluir os professores de educaçao física no contexto oferecendo cursos e ninguém aparecer para aprender. Eu tento tambem colocar o xadrez de uma forma pedagogica mais eficiente e muitas vezes não consigo exito, porém não sou daqueles que jogam o xadrez e os alunos se virem, meu projeto esta em execução, avalio de forma positiva, criei um clube dentro da escola, funciona satisfatoriamente de acordo com a realidade da escola, realizo torneios, nosso clube sedia jogos escolas e outros campeonatos da cidade. Tenho certeza que falhas existem, convenhamos que a educação esta em crise e isto afeta nosso desempenho. Quando ensino o básico do xadrez aos meus alunos e ofereço, material, uma sala e local adequado e vejo eles jogando o xadrez já é motivo de satisfação, o próprio jogo com suas regras tem seus elementos para servir de metodologia pedagogica para educar os alunos, passo a ser apenas um colaborador, coordenador, organizador, disciplinador, arbitro, um facilitador do processor ensino apredizagem. Portanto deixar os alunos a deriva jogando o xadrez a revelia deles prefiro acabar com as atividades do xadrez na escola.

Felicidades!!!!

Hudson Emanoel disse...

Olá William, meu nome é Hudson, tenho 23 anos e também trabalho com xadrez. Aprendi na escola da marinha Ary Parreiras e desenvolvi no CEFET-RN, hoje faço o 8º período de pedagogia e dou aulas sempre que posso. Eu estive em Mossoró (UERN), em Setembro, na ocasião apresentei um pôster sobre "O Xadrez como Ferramenta Pedagógica". Gostaria de trocar idéias e informações com você. Procuro levar o maior número de experiências boas para os meus alunos, e acredito que com a ajuda de pessoas como você vou conseguir. Se não for exigir muito, gostaria que você acessasse meu blog: www.hdxadrez.blogspot.com Estarei aguardando ansioso. Obrigado e abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...