sábado, 10 de abril de 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - MINI TORNEIO DE XADREZ

09/04/2010 • Educação Física Escolar • 32 visitas

Minitorneio de xadrez, criado por educador físico, traz inclusão para estudantes

Fonte: Diário do Vale.com.br

publicidade

Barra Mansa

O primeiro Minitorneio de Xadrez de 2010 foi realizado hoje na Escola Municipal Leonísio Sócrates Batista, no bairro Roberto Silveira, em Barra Mansa. O evento é uma realização das secretarias de Educação e Juventude, Esporte e Lazer e contou com a participação de aproximadamente 140 estudantes com idade de 5 a 16 anos da rede municipal de ensino que fazem parte do programa "Xadrez nas Escolas", responsável por incluir o esporte como disciplina nas aulas de educação física.

De acordo com o coordenador de educação física das secretarias de Educação e Juventude, Esporte e Lazer, Ricardo Rosas, este foi o primeiro de três minitorneios que serão realizados ao longo de 2010.

- Ano passado realizamos um torneio parecido, porém não havia distinção de idade e prática no esporte, o que foi injusto para aqueles que eram apenas iniciantes e acabaram competindo com alunos com mais prática. Esse ano resolvemos separar a competição em três etapas, dividindo por idade e nível no xadrez. A primeira etapa foi para iniciantes, a segunda etapa acontecerá em junho e participarão os alunos que se encontram em nível intermediário, já para aqueles que já são avançados na pratica do xadrez, o minitorneio ocorrerá em agosto desse ano. Cada etapa ocorrerá em uma escola diferente - informou o coordenador.

A competição realizada nesta quinta-feira contou com uma categoria adaptada para competidores portadores de deficiência visual. Foram disponibilizados para os participantes tabuleiros adaptados com velcro e peças com pinos que permitiam a identificação pelo toque. Os competidores são alunos da Escola Municipal Carlos Campbel, membros do CEAT (Centro de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais) e recebem treinamento de xadrez há cerca de dois anos. André Alves ganhou a medalha de bronze na categoria adaptada em sua primeira participação em um torneio de xadrez.

- Participar de um evento como esse é muito bom para a gente, pois mostra a nossa capacidade. É uma forma de lazer tranquila e diferente e nos permite interagir mais com outras pessoas. É importante para nós essa inclusão - disse. José Henrique Fernandes ganhou a medalha de ouro na categoria adaptada e disse estar honrado por participar na competição.

- Apesar de possuirmos necessidades especiais não nos sentimos incapazes e podemos interagir com pessoas que não possuem essa deficiência - , afirmou o campeão. O ganhador da medalha de prata, Rodrigo Granadeiro dos Santos, afirma que está preparado para a próxima competição e que jogar xadrez trouxe vários benefícios para a sua vida.

- Praticar esse esporte nos ajuda bastante na concentração e na inclusão com outras pessoas. Vou treinar mais para que na próxima vez eu ganhe a medalha de ouro - afirmou.

Educadores destacam importância do xadrez para os alunos

Rosário Espindola Freitas, diretora da Escola Municipal Leonísio Sócrates Batista, afirmou estar muito feliz pela realização do evento em sua escola, e destacou a importância da atividade para valorizar o espaço escolar.

- Estamos muito orgulhosos de ter um espaço bom e seguro para poder sediar um evento como esse e também, por alguns de nossos alunos que estão competindo. Participar de uma atividade como essa ajuda o aluno a perceber que a escola não é apenas um local onde há apenas disciplina e sim um espaço aberto e cheio de boas oportunidades - afirmou a diretora.

A instrutora de xadrez Cristine Moraes Monteiro se surpreendeu com a quantidade de competidores com idade entre cinco e sete anos. - São crianças em fase de alfabetização jogando xadrez. Isso só traz benefícios para eles, pois melhora o raciocínio estratégico e matemático -, admirou-se a instrutora. A estudante Maria Lívia Santos Carvalho levou medalha de ouro na categoria até dez anos e afirmou estar animada para continuar o treinamento.

- Quando eu comecei não ligava muito para xadrez, mas depois que vi que era um jogo de estratégia passei a gostar mais. Gosto de competir para conhecer outras pessoas e ganhar o torneio me da vontade de treinar mais para ser campeã novamente - afirmou a estudante.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...