quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

KASPAROV, XADREZ E ESTRATÉGIA


Por Ramon Barros*
Transposto do site: Vida de Estudante - O Portal da Educação Continuadahttp://www.vidadeestudante.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=10

Publicado por Jlprett  
Particularmente sou fascinado pelo Xadrez. Tanto que o utilizo em minhas palestras com freqüência, fazendo comparações com nosso mundo corporativo. Uma das metáforas que acho interessante é a estratégia, o conhecimento do campo de batalha e do adversário, de todas as suas armas e da possibilidade de ser rendido a qualquer momento, através de um perspicaz Xeque Mate.

Creio que o Xadrez deveria ser incorporado em toda escola de ensino fundamental. Todos deveriam buscar conhecer a estratégia, as regras e peças ? suas funções e movimentos são de extrema importância para o jogo ? para ativar diversas partes de nosso cérebro.
A destreza no jogo de xadrez, que pode ser medida matematicamente, dissecada em componentes, submetidas à experimentos em grandes computadores e prontamente observada nos salões de torneios comprova que o enxadrista experiente consegue em segundos tomar ciência da situação e decidir quais serão os próximos lances de ambos os jogadores.

Da mesma forma, um médico pode ter um diagnóstico apenas olhando alguns segundos para o paciente e definir quais os medicamentos mais indicados para a cura.

O resultado de um estudo publicado é: tanto quanto importante o aprendizado em uma universidade de grife, são as décadas de prática. Somente desta forma, consegue-se obter blocos de informações macro e deixar que o cérebro quase instintivamente faça o resto, para que se chegue a conclusões e decisões brilhantes.

Gostaria de ser um mestre enxadrista, mas contento-me em apenas praticar o xadrez, o que me fez gostar ainda mais do planejamento estratégico.

Exímio estrategista e campeão mundial, Kasparov tem muito a nos ensinar. Basta traspormos para nossa vida pessoal e profissional algumas dicas que ele tem passado em entrevistas e seminários.

Confira abaixo algumas citações de Garry Kasparov que tornou-se o mais jovem campeão de xadrez da história aos 22 anos, em 1985.

?Podia varrer meus rivais com ataques. Não gosto dos detalhes; prefiro captar o panorama global e reconhecer como posso compensar a perda de material com qualidade ou tempo, ou o inverso.?

?Devemos desenhar nossa própria fórmula para aceitar ou rejeitar informação?

?Em situações de pressão, nossos sentidos ficam alerta. Em momentos de calma, tendemos a relaxar e perdemos alguns elementos vitais para avaliar corretamente uma situação.?

?Todos temos intuição, mas precisamos usá-la com mais freqüência. É como um músculo que deve ser treinado. Não nos guiaremos pela intuição se não tivermos confiança em nós mesmos.?

?A estratégia é superior à força bruta do cálculo. O cálculo e a pesquisa podem dar apoio à estratégia, mas não substituí-la.?

?Uma das mais importantes lições(do xadrez) foi aprender a ser objetivo., motivo pelo qual eu pude permanercer tanto tempo no topo.?

?Acredito que é tempo de se falar mais sobre psicologia, porque o mecanismo de tomada de decisões é muito mais importante do que a informação.?

?Estratégia é sobrevivência tática e é desenhar planos alinhados com o potencial pessoal.?

Lembrando que o campo do Xadrez reflete a dubiedade do negativo e do positivo, bem e mal, dia e noite, amor e ódio: exercício diário de auto conhecimento.

Pense nisso e dê um Xeque Mate na concorrência. A maneira mais inteligente ética de superar os obstáculos e fazer sucesso.





Ramon Barros - Palestrante Motivacional, consultor de Imagem, Apresentador do Programa Empresas & Soluções na TV Sul, Jornalista e Radialista. Site:www.ramonbarros.wordpress.com

  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...