quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

KASPAROV, XADREZ E ESTRATÉGIA


Por Ramon Barros*
Transposto do site: Vida de Estudante - O Portal da Educação Continuadahttp://www.vidadeestudante.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=10

Publicado por Jlprett  
Particularmente sou fascinado pelo Xadrez. Tanto que o utilizo em minhas palestras com freqüência, fazendo comparações com nosso mundo corporativo. Uma das metáforas que acho interessante é a estratégia, o conhecimento do campo de batalha e do adversário, de todas as suas armas e da possibilidade de ser rendido a qualquer momento, através de um perspicaz Xeque Mate.

Creio que o Xadrez deveria ser incorporado em toda escola de ensino fundamental. Todos deveriam buscar conhecer a estratégia, as regras e peças ? suas funções e movimentos são de extrema importância para o jogo ? para ativar diversas partes de nosso cérebro.
A destreza no jogo de xadrez, que pode ser medida matematicamente, dissecada em componentes, submetidas à experimentos em grandes computadores e prontamente observada nos salões de torneios comprova que o enxadrista experiente consegue em segundos tomar ciência da situação e decidir quais serão os próximos lances de ambos os jogadores.

Da mesma forma, um médico pode ter um diagnóstico apenas olhando alguns segundos para o paciente e definir quais os medicamentos mais indicados para a cura.

O resultado de um estudo publicado é: tanto quanto importante o aprendizado em uma universidade de grife, são as décadas de prática. Somente desta forma, consegue-se obter blocos de informações macro e deixar que o cérebro quase instintivamente faça o resto, para que se chegue a conclusões e decisões brilhantes.

Gostaria de ser um mestre enxadrista, mas contento-me em apenas praticar o xadrez, o que me fez gostar ainda mais do planejamento estratégico.

Exímio estrategista e campeão mundial, Kasparov tem muito a nos ensinar. Basta traspormos para nossa vida pessoal e profissional algumas dicas que ele tem passado em entrevistas e seminários.

Confira abaixo algumas citações de Garry Kasparov que tornou-se o mais jovem campeão de xadrez da história aos 22 anos, em 1985.

?Podia varrer meus rivais com ataques. Não gosto dos detalhes; prefiro captar o panorama global e reconhecer como posso compensar a perda de material com qualidade ou tempo, ou o inverso.?

?Devemos desenhar nossa própria fórmula para aceitar ou rejeitar informação?

?Em situações de pressão, nossos sentidos ficam alerta. Em momentos de calma, tendemos a relaxar e perdemos alguns elementos vitais para avaliar corretamente uma situação.?

?Todos temos intuição, mas precisamos usá-la com mais freqüência. É como um músculo que deve ser treinado. Não nos guiaremos pela intuição se não tivermos confiança em nós mesmos.?

?A estratégia é superior à força bruta do cálculo. O cálculo e a pesquisa podem dar apoio à estratégia, mas não substituí-la.?

?Uma das mais importantes lições(do xadrez) foi aprender a ser objetivo., motivo pelo qual eu pude permanercer tanto tempo no topo.?

?Acredito que é tempo de se falar mais sobre psicologia, porque o mecanismo de tomada de decisões é muito mais importante do que a informação.?

?Estratégia é sobrevivência tática e é desenhar planos alinhados com o potencial pessoal.?

Lembrando que o campo do Xadrez reflete a dubiedade do negativo e do positivo, bem e mal, dia e noite, amor e ódio: exercício diário de auto conhecimento.

Pense nisso e dê um Xeque Mate na concorrência. A maneira mais inteligente ética de superar os obstáculos e fazer sucesso.





Ramon Barros - Palestrante Motivacional, consultor de Imagem, Apresentador do Programa Empresas & Soluções na TV Sul, Jornalista e Radialista. Site:www.ramonbarros.wordpress.com

  

A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E O XADREZ

Por William Pereira da Silva
 
Para muitos o jogo de xadrez é apenas uma brincadeira de crianças num tabuleiro, entretanto, para um bom observador, ele vai muito além. Garry Kasparov campeão mundial de xadrez cobra honorários de US$ 50.000 mil para ensinar sobre administração de empresas, utilizando dos princípios, estratégias e combinações, o enxadrista dá palestras a executivos de diversos países sobre como ter sucesso nos negócios usando estratégias do jogo no qual é gênio. Ele esteve no Brasil em agosto de 2004 na cidade de São Paulo.
 
Garry Kasparov está entre as personalidades mais requisitadas. Aquele que é considerado o melhor jogador de xadrez do mundo foi  a Portugal, em 2006, como orador no SAP Business Fórum. Passou, também, por multinacionais e instituições financeiras como o Credit Suisse e o Deutsche Bank. O jogador de xadrez cobra cerca de 33,4 mil euros por um dia, a que acresce o IVA e ainda as despesas com as deslocações. Kasparov aconselha os gestores a confiar mais na intuição. Tal como no xadrez, as organizações têm que tomar decisões rápidas (revista Exame, setembro 2007).
 
Daí pode sentir a magnitude em que o jogo de xadrez esta envolvido. Para um jogador de xadrez com uma boa percepção e entendimento das suas leis básicas ele pode aplicá-las no seu cotidiano, como também em seu ambiente de trabalho. Suas regras, normas, estratégias, técnicas, organizações, dão subsídios suficientes para aqueles que um dia pretender administrar uma empresa, escola e qualquer outra instituição.
 
Este tratado irá mostrar como administraria uma escola utilizando dos princípios gerais que norteiam o jogo de xadrez.
 
O tabuleiro representa a escola, suas sessenta e quatro casas cada departamento ou setor dela. As peças consistiriam em ser a representação da direção, administradores, alunos e funcionários.
 
O Rei é a peça mais importante do jogo, na escola ele seria o diretor, por ser uma peça fundamental tem de se expor pouco, movimentar-se somente nas horas oportunas,  utilizar de todas as outras peças, dama, bispo, cavalo e torre para lhe assessorarem. Um bom diretor só terá sucesso na sua empreitada se tiver um excelente corpo administrativo ao seu redor lhe auxiliando, caso seus assessores lhe virem as costa terá muita dificuldade em agir, tornará um chefe centralizador e autoritário exposto a muitos erros fracassando na direção da escola. A vice-direção, coordenador administrativo e financeiro, coordenador pedagógico, conselho fiscal e conselho escolar seriam essas peças mais próximas ao Rei que deve utilizar e valorizar todas elas.
 
Os professores, alunos, funcionários, grêmio estudantil, comunidade em geral estariam representados pelos peões que no inicio do jogo parecem sem muita importância, mas que no decorrer da partida e principalmente no final se tornam as peças mais importantes para decidir o jogo e devem ter atenção especial em cada lance, pois são eles que decidirão o destino do Rei nos momentos cruciais da partida. Os peões conseguindo chegar à oitava casa do adversário serão promovidos e terá sua recompensa em se tornar uma peça importante no jogo.
 
A primeira atitude de um jogador é organizar as peças no tabuleiro, distribuí-las de forma correta a ficarem pronta para o combate, na escola o diretor tem de arrumar a casa para poder começar seus  trabalhos, escolher sua equipe de trabalho com pessoas responsáveis e com atitudes de compromisso sério com a qualidade de ensino e bom funcionamento da instituição.
 
Para o inicio da partida devemos ter em mente que devemos começar movimentando cada peça pensando no conjunto delas para no futuro criar as combinações acertadas, nunca agir sozinho lançando-se a frente, sempre uma peça auxiliando, defendendo a outra, a cada decisão todos devem ser consultados para analisar o melhor lance, onde devemos agir sempre com mais sensatez, nada de decisões apressadas e isoladas, todos devem ser ouvidos. Cada jogador tem dezesseis peças para jogar, esse conjunto bem utilizado é que vai levar a vitória a uma boa administração.
 
Os melhores jogadores do mundo obedecem às regras, elas são fundamentais em qualquer administração, uma escola que não obedece às leis, normas, que não tem um mínimo de respeito à ética não conseguirá ter o respaldo da comunidade, as injustiças aparecerão e predominará a desobediência e a desordem, a disciplina tem ser respeitada por todos os segmentos da escola, como um diretor, professor ou funcionário vão ter o respeito dos alunos se ele for relapso?
 
O jogo de xadrez exige decisões importantes, bem analisadas, estudadas, planejadas, uma analise de somente uma jogada mal feita pode levar a perder a partida, na escola toda decisão deve ser consultada ao seus assessores, levada aos conselhos, divulgadas e esclarecida a toda comunidade escolar para não incorrer no erro de tomada de decisão que traga prejuízo a todo o conjunto da escola.
 
Portanto um bom diretor tem ser um bom estrategista, obediente às regras, paciente, gostar de leitura, ter pulso firme para tomar decisões difíceis, excelente analista, valorizar a cultura em geral, utilizar da eloqüência, respeitar os anseios da comunidade, utilizar da ética para não  incorrer na corrupção com favorecimentos ilícitos, respeito ao adversário, utilizar de todos os subsídios que o jogo de xadrez trás para uma excelente administração.
 
Outra grande virtude de um bom administrador é pensar por si não deixar que as decisões venham sempre dos outros, o jogo de xadrez dá esta grande capacidade a todos aqueles que o praticam.
 
 "Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos" - William Pereira da Silva.
 
Favoritos / Compartilhe

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

XADREZ TOTAL VIA TWITTER

 AI Mauro Amaral 
O portal www.xadreztotal.com.br está recebendo muitos pela  com   e  comentada pelo MF ! 

INFORMATIVO DO CLUBE DE XADREZ PENSART 2010-2011

CXPENSART - INFORMATIVO 2010-2011



O Clube de Xadrez Pensart desde o mês de  agosto de 2010 esta com sua sede desativada, motivado pela grande  reforma na parte física  na Escola Estadual Jerônimo Rosado. No ano de 2010 nossas atividades foram bastante reduzidas, tivemos vários contratempos que impediu o funcionamento normal do CXPENSART, entre eles a descontinuidade de apoio de alunos para compor a diretoria, alunos gazeando aulas para permanecer no clube, o professor coordenador teve dificuldade em atuar satisfatoriamente tendo de se afastar para cuidar de familiares, estar atuando em duas escolas sobrecarregando sua carga horária de Educação Física em três turnos, prejudicando seu desempenho, entre outros fatores. Entretanto realizamos alguns torneios no primeiro semestre,  sediamos os Jogos Escolares Municipal, JEMS 2010, modalidade xadrez, realizamos oficinas nas Escolas Estadual Maria das Graças e Pereira Lima, auxiliamos na realização dos 40º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte Regional Mossoró - JERNS 2010,  modalidade xadrez, cedendo material e auxiliando na arbitragem e com participação de cinco alunos da escola.
Para este ano de 2011 não temos ainda nenhuma perspectiva na elaboração da nossa programação, sabemos que na rede pública estadual de ensino do RN não há autonomia para desenvolvermos nossas atividades plenamente como desejamos e com a mudança de Governo temos de esperar as decisões das autoridades competentes para saber como iremos atuar no ano letivo de 2011. Temos em mente ampliar o Projeto de Xadrez Escolar oferecendo não somente o xadrez, mas também atividades que desenvolvam o raciocínio lógico e fluidez de pensamentos, o RLFP, como damas, gamão, palavras cruzadas, sudoko, pôquer... inserindo atividades da Neúrobica, porem o Xadrez será a prioridade máxima ocupando mais horários em seu funcionamento no CXPENSART.
As aulas da rede pública Estadual serão retomadas a partir de 14 de fevereiro, neste período permaneceremos de férias, mas o blog do CXPENSART continuará ativo com postagens do xadrez das atividades em nossa cidade, no Estado, no Brasil e no Mundo.

William Pereira da Silva 
Professor coordenador do CXPENSART

FEDERAÇÃO DE XADREZ DO PARANÁ - JOGOS ABERTOS

FEXPAR

FEXPAR

@FEXPAR Paraná
Federação de Xadrez do Paraná

 FEXPAR 
Acompanhe os Jogos Abertos do Paraná em www.fexpar.com.br

sábado, 22 de janeiro de 2011

O XADREZ NO TWITTER


 Xadrez Portugal

 Xadrez Torre21
Tudo sobre o xadrez!

 ACR Xadrez

 Gênio do Xadrez
Se eu tivesse tempo para twitter, assim seria.

 Internet Xadrez Club
Servidor Brasileiro de Xadrez Online. Iniciou na web em 24/04/2000 Há Mais de 10 anos o IXC apoia e investe no Xadrez Brasileiro! Divulgue o que é nosso.

 O Xadrez na Internet
O IXC é um Servidor de Xadrez online Brasileiro que há mais de 10 anos apóia e investe aqui no Nosso Xadrez! Divulgue e apoie o que é nosso. www.ixc.com.br

 leandro xadrez

 CXOL-Clube de Xadrez
O Clube de Xadrez On-Line é o site da comunidade enxadrística e está no ar desde 1º de junho de 2000. Tem hoje mais de 8.400 artigos publicados.

 AXP-Ass Xadrez Porto
xadrez que vai acontecendo na região do Porto

 Pontex - Xadrez
Dejar de seguir
 
 
 Grupo Xadrez Porto
O clube de xadrez mais antigo da Peninsula Ibérica

 Problemas de Xadrez
Problemas de Xadrez no Brasil - Chess Problems in Brazil

 Xadrez
Atendimento online

 Xadrez Web Studio

 Clube Xadrez Mendes
Xadrez

 Xadrez
ACX - Associação Caxiense de Xadrez, sediada no salão da Igreja de São Pelegrino. Compareça e jogue!

 Xadrez Unicamp

 Garoto Calças Xadrez
Erick é um adolescente problemático que se vê obrigado a ir morar com seu pai biológico. Erick terá que aprender a lidar com seus problemas e sua nova família.

 Projeto X - Xadrez

 Floresta Xadrez
As idéias Mais loucas; os Monstros mais Macabros. Floresta Xadrez Oficial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...