segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

ASTRONOMIA E XADREZ

 

ASTRONOMIA E XADREZ

William Pereira da Silva

 

Este ano estarei envolvido com a Astronomia, motivado por ser este o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA, no qual estará sendo convocada toda população mundial a se envolver neste processo, especialmente as escolas em geral.

Aconselho a todos que fazem à educação, tomar conhecimento deste evento procurando acessar o site do IYA 2009, http://www.astronomia2009.org.br/, entrar em contato com os promotores para interagir  recebendo todo material disponível como textos, slides, fotos,  logomarcas e vídeos.

Desde o dia 06 de fevereiro de 2009  estão abertas às inscrições para A XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA que será realizada em todas as escolas já cadastradas ou que vierem a se cadastrar até o dia 15 de março de 2009! Informe-se sobre este grande evento nacional.

Como no Xadrez a Astronomia tem  infinidades de opções de estudos e possibilidades para desenvolver em nosso intelecto pensamentos mais abrangentes, mudando totalmente nossa maneira de ver o mundo e o Universo.

Com as novas descobertas da Astronomia a ciência toma novos rumos mudando radicalmente nossos conceitos sobre a Física abrindo um leque infinito de concepções e posso até afirmar que mudará a maneira como o ser humano pensará no futuro.

Imaginem! Vivemos numa galáxia com o nome de via-láctea que tem bilhões de estrelas e materiais cósmicos. Existem no Universo  visível, outros tantos bilhões de galáxias. A galáxia mais próxima da nossa é Andrômeda  que esta a milhares de anos luz da nossa. Dá para perceber que o nosso saber do cosmo é uma parte ínfima daquilo que existe por lá.

Em 2009 pelo menos três escolas de samba tem como tema a Astronomia: Acadêmicos da Asa Norte (DF), Imperial de Atibaia (Atibaia-SP) e Unidos da Tijuca (RJ). É a Astronomia sendo divulgada em uma festa popular, temos de fazer nossa parte também dentro das escolas.

Neste mês de fevereiro, um cometa brilhante, chamado C/2007 N3 ou Cometa Lulin, será visível com simples binóculos (ou até a olho nu, em locais de céu escuro), atravessando as constelações de Libra, Virgem e Leão. Saiba como localizá-lo no céu e observá-lo durante todo o mês acessando o site indicado neste texto. Participe da campanha de observação.

Os torneios de xadrez que o CLUBE DE XADREZ PENSART da escola Estadual Jerônimo Rosado promover durante todo o ano letivo terão nomes de planetas, cometas, constelações, estrelas, enfim, nomes relacionados a Astronomia.

Encerro com Trecho de um Resumo de uma palestra de  Octávio Trompowsky

"...O que poderíamos talvez notar é que uma ciência tão complexa como o xadrez deveria trazer resultados práticos mais evidentes. Eis aí um engano; o xadrez é útil e instrutivo. As sutilezas do manejar das peças não estimularão a meticulosidade em todas as nossas ações? As infindáveis combinações com as quais se terminam uma partida não desenvolverão a análise, ensinando-nos que devemos procurar outras tantas soluções para os nossos problemas de ordem privada?                     

  A verdade é que o Xadrez, tal qual outras ciências, como Matemática e Astronomia, empolga e entusiasma.     Empolga sim mas para um apuro de qualidades, visando o bem da Humanidade.    Escola de virtudes cívicas e morais, eis o que é precisamente o velho jogo de xadrez.    Reparem no salão de um clube especializado: ressalta à primeira vista a comunhão perfeita de idéias entre os seus membros, a camaradagem mais franca, o espírito de colaboração, de mútuo auxílio, de cordialidade e de disciplina..."

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...