sábado, 28 de fevereiro de 2009

MAIS UMA VEZ

MAIS UMA VEZ

William Pereira da Silva

 

Para mim a Gestão Democrática nas escolas Estadual do RN foi jogada no lixo. MAIS UMA VEZ a inspeção veio nas escolas e de forma sorrateira e arbitraria fez um estardalhaço na vida dos servidores públicos estaduais sem um mínimo de respeito, sem usar nenhum  critério em respeito às leis que protegem os servidores. Medidas foram tomadas ao bel prazer das inspetoras que por acharem ter o respaldo da Secretária de Educação através de uma portaria fizeram remoções, fechou escolas, turnos, proibiram escolas de realizarem matrículas e tantas outras arbitrariedades. Presenciei na 12ª DIRED uma senhora de sessenta anos chorando por não saber o que fazer e para qual escolar irá  ser lotada, estando prestes a ser aposentada, ela foi removida sem um mínimo de consideração ou respeito a sua situação. São casos e mais casos de injustiças praticadas por esta inspeção. Servidores com trinta anos de serviço são removidos sem serem ouvidos com direito a defesa, professores são removidos sem haver um parecer legal que justifiquem tais ações.

Entendo que a Secretaria de Educação tem de fazer seus ajustes, adequar seu quadro funcional as suas reais necessidades, porem não entendo a maneira como isto esta sendo feito. Creio que a comunidade escolar deveria ser ouvida primeiramente antes das inspeções fazer seus levantamentos e tomar atitudes (muitas das vezes irresponsáveis), esclarecendo  todos através de portarias, pareceres, leis, normas que justifiquem suas ações. Creio que  deveríamos ser ouvidos antes de terem nossas vidas "viradas de cabeça para baixo". Creio ser um crime a forma como agem estas inspeções. As Promotorias de Justiça deveria se pronunciar, intervir,  esclarecendo aos servidores como poderiam se defender diante desta nefasta ação das inspeções. Deveríamos em conjunto acionar a justiça para esclarecer se temos o direito à defesa.

Porque a inspeção não tem coragem de convocar a comunidade escolar e numa reunião anunciar suas medidas diante de todos? Porque adiaram o inicio das aulas para realizar tais ações? Porque a Direção das escolas em conjunto com o corpo administrativo, conselho escolar e segmentos da escola, alunos, pais, comunidade em geral não puderam ser ouvidas e esclarecidas dos ajustes que devem ser feitos, respeitando a Gestão Democrática. Talvez essas burocráticas não saibam o que é isso, elas entendem mesmo de obedecer cegamente às portarias mal elaboradas da Secretaria de Educação desrespeitando a LDB, REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, ESTATUTO DO MAGISTÉRIO e  a GESTÃO DEMOCRÁTICA que jogaram no lixo junto com o restante das leis.

Sabemos que existem sinecuras, funcionários relapsos, desvios de funções, funcionários fantasmas e muitos outros favorecimentos ilícitos dentro das escolas, mas isso justamente acontece porque esses funcionários têm proteção de algum político ligado a pessoas influentes dentro do Governo. Na  escola que leciono, tem um professor que fazia dois anos que não aparecia na escola, estava lotado no rol, passou pelo censo e só Deus sabe onde ele será lotado agora para não trabalhar protegido por algum figurão. Pergunto se essa inspeção terá ousadia de verificar tal situação e punir este funcionário e muitas e muitas situações "cabeludas" que acontecem nocontexto escolar e fecham os olhos para não verem. Voto seguro na próxima eleição. O velho curral eleitoral. GESTÃO DEMOCRÁTICA POLITIQUEIRA. Até quando iremos suportar isso?

 Sabemos que os consultórios dos cardiologistas e psiquiatras estão cheios de servidores estadual fazendo tratamento por não suportar tantas incertezas e injustiças.

Encheria mil páginas das arbitrariedades dentro das escolas com respaldo de Diretores e funcionários influenciado por políticos influentes. Essas inspeções teriam coragem de inspecionar tais fatos? Elas vão pelo lado mais fraco da corda, é óbvio.

MAIS UMA VEZ fico decepcionado, estarrecido, perplexo, estupefato, revoltado como tratam à educação e os servidores públicos no Rio Grande do Norte, sem um mínimo de respeito. Obrigado Sr Secretário e senhoras inspetoras por respeitar a nossa  "ESTABILIDADE"

QUEM IRÁ NOS PROTEGER DEFENDENDO NOSSOS DIREITOS? QUEM?

Fico triste em não poder expressar aqui meus sentimentos pensamentos verdadeiros em relação a isso tudo que esta acontecendo, talvez fosse perseguido, discriminado, preso, mas quem tiver coragem de sentir como penso leia em http://textuariowpereira.blogspot.com/2009/02/marcas-da-maldade.html e terá a real dimensão da minha revolta.

Ainda sonho com a criação de uma ONG para defender nossos direitos sem interferência de partidos políticos ou qualquer instituição que tenha ligação com o Governo do Estado, independente, com coragem, bravamente, igual a um GREENPEACE. Lutar cara a cara sem temor, sem subterfúgios, sem acordos eleitoreiros,  contra os burocratas e corruptos que atuam dentro da educação. SONHAR É PRECISO.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...