sábado, 20 de junho de 2009

"Xadrez poderia ser mais aproveitado..."

"Xadrez poderia ser mais aproveitado..."

Fonte: http://clxba.blogspot.com/2009/06/xadrez-poderia-ser-mais-aproveitado.html
 
Assim refere o pedagogo Eric Augusto Piassi que critica a forma que o esporte está sendo usado dentro da sala de aula. Não é de admirar-se. Conversando com um professor Doutor em Educação, sobre a importância do xadrez como instrumento de auxílio na aprendizagem, ele teve a tolice de dizer-me que muitas pessoas hoje deixavam de jogar xadrez porque "era difícil". Ainda há restrição inclusive por parte das autoridades no assunto... Segue a entrevista fornecida ao Jornal da Cidade.

Tirar o maior proveito pedagógico possível do xadrez nas escolas. Esse é o objetivo do pedagogo, jogador e professor de xadrez Eric Augusto Piassi. Com a disputa de um mundial no currículo e uma pesquisa inédita sobre a prática e o ensino do esporte nas escolas de Bauru e região, Piassi, aos 23 anos, possui autoridade suficiente para criticar a forma que os professores estão abordando o xadrez nas escolas. "Os professores que usam o xadrez nas aulas não estão capacitados e os que estão capacitados não compreendem a noção pedagógica do jogo", sentencia. O envolvimento de Piassi com o xadrez começou com a ajudinha do irmão mais velho, que aprendeu o esporte primeiro. A paixão, porém quase termina se não fosse a persistência da mãe de Piassi. "Eu era um garoto pobre jogando no Bauru Tênis Clube (BTC). Minha mãe chegou a vender o café que a gente tinha para beber para comprar livros de xadrez", recorda. Hoje, ele conta que a recompensa está nos alunos que ajudou a formar. A idéia de trabalhar a pedagogia do xadrez surgiu aos 16 anos, quando estava na frente de alunos de uma 4.ª série. "O que eu vou fazer para despertar o interesse desses alunos? Mas eu não queria apenas ensinar por ensinar, eu queria que eles vivenciassem", lembra. Atualmente, Piassi continua disputando torneios - como o Franco Motoro, da Federação Paulista de Xadrez, que conquistou com sua equipe semana passada. Ele dá aulas de xadrez na rede particular, promove competições solidárias na rede pública, desenvolve sua pesquisa e ainda passa as noites treinando. Confira os trechos da entrevista.

Jornal da Cidade
O que você constatou com sua pesquisa?
Eric Augusto Piassi – Constatei que os professores estão desperdiçando o potencial pedagógico do jogo de xadrez nas salas de aula. É igual àquelas aulas de educação física, em que o professor dá uma bola e manda as crianças jogarem futebol. Eles deixam as crianças jogando e não exploram o valor pedagógico que o xadrez possui. Eles não desenvolvem as competências com seus alunos. Eu fiz essa pesquisa em Bauru e região e acabei vendo que os professores que usam o xadrez nas aulas não estão capacitados e os que estão capacitados não compreendem a noção pedagógica.

LEIA TODA ENTREVISTA EM: http://clxba.blogspot.com/2009/06/xadrez-poderia-ser-mais-aproveitado.html
 
IMPERDÍVEL!


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...