sábado, 20 de novembro de 2010

19 DE NOVEMBRO DIA MUNDIAL DO XADREZ

O blog do CXPENSART deixou passar desapercebido esta importante data para todos os enxadristas e curiosos que visitam nosso blog, mas nunca é tarde para corrigir um relapso deste, então estaremos hoje postando sobre o assunto.

CRUZES DA MÔNICA

O Dia Internacional do Xadrez é comemorado todos os anos no dia 19 de Novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e o único hispano-americano a sagrar-se campeão mundial. 


IG EDUCAÇÃO



Dia mundial do xadrez
19 de novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo.
A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.

Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.

No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando d. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.
http://www.ig.com.br/paginas/canais/educacao/materias/203501-204000/203550/203550_1.html



CLUBE DE XADREZ MENDES
A FIDE consagrou o dia 19 de Novembro como o Dia Mundial do Xadrez.
http://cxmendes.blogspot.com/2010/11/19-de-novembro-dia-internacional-do.html


O Dia Internacional do Xadrez  é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.



Nome completo, Jose Raúl Capablanca y Graupera

País, Cuba
Nascimento, 19 de novembro de 1888 - Havana, Cuba
Falecimento, 8 de março de 1942 - Nova Iorque, Estados Unidos
Campeão Mundial, 1921 - 1927

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...