quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARÃES VIANA



O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, e aplicado em Mossoró-RN no ano de 2009 tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares. Na escola Municipal Celina Guimarães Viana situada na Rua Tibério Burlamaqui, bairro Barrocas o programa Mais Educação oferece atividades de Letramento, Matemática, capoeira, teatro e xadrez.
Iniciado no dia 13 de outubro com reuniões e planejamentos, as atividades do jogo de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães ficou a cargo do professor William Pereira que desenvolve suas aulas no laborátorio de informática, na biblioteca e em sala de aula. Foram formadas três turmas A, B e C com alunos do 6º ao 9º ano do turno vespertino, são divididos em turmas de 15, 12, e 10 componentes e as oficinas/aulas ministradas nos dias de terça, quarta e quinta-feira das 8h00min às 11h0min.
De acordo com o programa elaborado com a história do xadrez, nomeclatura do tabuleiro, nome das peças, os movimentos das peças, o xeque e o xeque-mate, jogadas especiais, aberturas, meio-jogo e final, as noções gerais do jogo já foram ministrada para a maioria das turmas que estão tendo um desenvolvimento satisfatório e em pouco tempo estaremos realizando nosso primeiro torneio. As fotos e o acompanhamento de nossas atividades serão ralatas em blog juntamente com as fotos, como também o planejamento e as aulas na parte pratica.
As fotos estarão disponiveis no link a seguir: http://oficinascxpensart.blogspot.com/

2 comentários:

minha escola minha vida disse...

Uma das oficinas que mais incentivou os alunos, desenvolvendo o seu raciocínio, obrigada professor pereirinha pelo incentivo. aguardamos sua visita.

minha escola minha vida disse...

Uma das oficinas que mais tem prendido a atenção dos alunos é o xadrez. valeu Diego

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...