sábado, 31 de outubro de 2009

XADREZ NO ESNV - AÇU

XADREZ NO ENSV
O CXA realizou dia 31/out no ENSV mais um torneio de xadrez, desta vezno ritmo de 15 minutos nocaute em quatro rodadas a arbitragem foi de Cleando Cortez.
Cleando Cortez
[bGRUPO PRINCIPAL: 01º Thales Bruno (CESA) 4,0; 02º Thiago Fernandes (CXA) 3,0; 03º Jânio Campelo (CXA) 2,0; 04º Sylvyo André (ENSV) 2,0; 05º Alaôr Júnior (CXA) 2,0; 06º Edivar Gomes (CXA) 2,0; 07º Pedro Lucas (ENSV) 1,0 e 08º João Victor Cortez (ENSV) 0,0.

[bGRUPO B: 01º Halysson Marlon (ENSV) 4,0; 02º Mateus Fonseca (CESA) 3,0; 03º J. Paulo Morais (ENSV) 2,5; 04º Ana Clara Soares (CESA) 2,0; 05º Marcos Arthur (CESA) 2,0; 06º Pedro Vieira (CESA) 1,5; 07º Isaias Dantas (ENSV) 1,0 e 08º Pedro Costa (ENSV) 0,0


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Portal:Enxadrismo

Portal:Enxadrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Principal Enxadristas Estudos Competições WikiProjeto

Eerste prijs Essent 2004 (33%).JPG

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C..

CONHEÇA TODO O PORTAL ACESSANDO EM

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ ESCOLAR



quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARÃES VIANA



O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, e aplicado em Mossoró-RN no ano de 2009 tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares. Na escola Municipal Celina Guimarães Viana situada na Rua Tibério Burlamaqui, bairro Barrocas o programa Mais Educação oferece atividades de Letramento, Matemática, capoeira, teatro e xadrez.
Iniciado no dia 13 de outubro com reuniões e planejamentos, as atividades do jogo de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães ficou a cargo do professor William Pereira que desenvolve suas aulas no laborátorio de informática, na biblioteca e em sala de aula. Foram formadas três turmas A, B e C com alunos do 6º ao 9º ano do turno vespertino, são divididos em turmas de 15, 12, e 10 componentes e as oficinas/aulas ministradas nos dias de terça, quarta e quinta-feira das 8h00min às 11h0min.
De acordo com o programa elaborado com a história do xadrez, nomeclatura do tabuleiro, nome das peças, os movimentos das peças, o xeque e o xeque-mate, jogadas especiais, aberturas, meio-jogo e final, as noções gerais do jogo já foram ministrada para a maioria das turmas que estão tendo um desenvolvimento satisfatório e em pouco tempo estaremos realizando nosso primeiro torneio. As fotos e o acompanhamento de nossas atividades serão ralatas em blog juntamente com as fotos, como também o planejamento e as aulas na parte pratica.
As fotos estarão disponiveis no link a seguir: http://oficinascxpensart.blogspot.com/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NOTICIAS DO XADREZ CEARENSE


  COPA FARIAS BRITO DE XADREZ
No próximo dia 31 haverá a 5ª e última etapa da categoria Infantil (Sub-14) da I COPA FARIAS BRITO DE XADREZ INFANTO-JUVENIL. A Competição está emocionante, pois embora a categoria esteja sendo liderada pelo enxadrista Isaías Rogério de Sousa, somando 14,5 pontos, outros sete atletas podem ultrapassá-lo e tornarem-se Campeão Geral da Competição. A referida categoria até o momento conta com 32 participantes. Veja a programação: LOCAL: Centro de Xadrez – Colégio Farias Brito Aldeota (Av. Dom Luis, 284 - Fortaleza/CE) Acesso pela portaria do Teatro Nadir Papi Saboya .
HORÁRIO: 09h: Confirmação das inscrições / 09h30min: Início da 1ª rodada.
CATEGORIA INFANTIL (SUB-14) – 5ª ETAPA
PÚBLICO ALVO: Jogadores nascidos nos anos de 1999 e 2000.
INSCRIÇÕES: Gratuitas, para o e-mail moezio@fariasbrito. com.br ou pelos telefones: (85) 9135 8767 ou 3486 9086.
 
RÁPIDAS:
 
No torneio de xadrez do II Festival Esportivo do Comércio, realizado no dia 21 de Outubro, na sede do SESC - Clarindo de Queiroz (Fortaleza), o enxadrista Moézio Correia Nunes, representante da Organização Farias Brito, sagrou-se campeão da modalidade.
Nos Jogos dos Colégios Militares das Regiões Norte e Nordeste, realizado no dia 23 de Outubro, na sede do Colégio Militar de Fortaleza, foram obtidos os seguintes resultados:
 
ORNEIO POR EQUIPES MASCULINO
1º Lugar - Colégio Militar de Manaus
2º Lugar - Colégio Militar de Fortaleza
3º Lugar - Colégio Militar do Recife
 
TORNEIO POR EQUIPES FEMININO
1º Lugar - Colégio Militar de Manaus
2º Lugar - Colégio Militar do Recife
3º Lugar - Colégio Militar de Fortaleza
 
INDIVIDUAL MASCULINO
1º Lugar - DARKENWALD PEREIRA REBOUÇAS - Colégio Militar de Manaus 2º Lugar - ELVIS KA FAI LEE - Colégio Militar de Manaus 3º Lugar - LUCAS RAFAEL REBELO RODRIGUES - Colégio Militar de Fortaleza
 
INDIVIDUAL FEMININO
1º Lugar - SAPHÍRIA AOI SHIMIZU - Colégio Militar de Manaus 2º Lugar - BRÍGIDA THAINE FERNANDES CABRAL - Colégio Militar de Manaus 3º Lugar - DANIELLY SABINO DE FARIAS - Colégio Militar do Recife
 
No torneio de xadrez dos jogos dos servidores da 7ª Região do Tribunal Regional do Trabalho, realizado no dia 25 de Outubro, na sede do Sindissétima, os enxadristas José Washington Leitão Farias e Ana Célia (ambos da AEEC) conquistaram os 1º e 3º lugar, respectivamente.
 
Os eventos supra tiveram o apoio institucional da FCX, com participação do nosso Diretor Técnico Antônio José da Silva Bezerra.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

ANA VITÓRIA ROTHEBARTH

Ana Vitória Rothebarth, de 17 anos participa de campeonato de xadrez
(Foto: Arquivo pessoal)

CAMPEÃ DE XADREZ ESCOLAR TREINA PARA CONSEGUIR MEDALHA DE OURO


Pelo amor ao xadrez, Ana Vitória Rothebarth, de 17 anos, já chegou a andar quase três dias de ônibus da sua cidade natal, Cuiabá (MT), até João Pessoa (PB) para participar de um campeonato no ano passado. Voltou de lá com o título de primeira colocada na etapa nacional das Olimpíadas Escolares.
Etapas nacionais das olimpíadas serão em setembro e novembro.
Escolas de SP incluíram jogo em seu currículo obrigatório.

XADREZ HUMANO VIRA BRINCADEIRA EM ESCOLA RIO DE JANEIRO


Professor ensina regras e alunos são as peças.
Crianças aprovaram o novo jogo.Um professor de artes de Resende (RJ) inventou uma forma didática de ensinar xadrez. Cada aluno é uma peça, num grande tabuleiro de xadrez humano.


LEIA A MATÉRIA NO G1

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1352749-5604,00.html

XADREZ- AÇU

**** XADREZ ****
PRÓXIMO TORNEIO
31 de OUT/09
LOCAL: ENSV
Rua AUGUSTO SEVERO, 200 Açu-RN
INSCRIÇÃO: GRÁTIS
RITMO DE JOGO: 15 minutos
DISPUTA POR CATEGORIA
SÁBADO ==> início 14:00


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

domingo, 25 de outubro de 2009

TWITTER/WILPERSIL

  1. REVISTA VIRTUAL WPwilpersil # ICX - LINKS INTERESSANTES RELACIONADOS AO XADREZ -... # OS MELHORES LINKS DE XADREZ http://cxpensart.blogspot.com/
  2. REVISTA VIRTUAL WPwilpersil # XADREZ VENCEDOR - BEATRIZ# TORNEIO DE XADREZ DIA 15 DE NOVEMBRO # LANÇAMENTO: XADREZ, QUE BICHO É ESSE? http://cxpensart.blogspot.com/
  3. REVISTA VIRTUAL WPwilpersil Arigos sobre o xadrez http://cxpensart.blogspot.com/
  4. REVISTA VIRTUAL WPwilpersil Curso de xadrez para crianças em Mossoró no ginásio Pedro Ciarlini apartir de novembro http://cxpensart.blogspot.com/
  5. REVISTA VIRTUAL WPwilpersil Clube de Xadrez Pensart http://cxpensart.blogspot.com/


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CURSO DE XADREZ PARA CRIANÇAS - GERÊNCIA EXECUTIVA DA JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER


PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ
GERÊNCIA EXECUTIVA DA JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER

CURSO XADREZ PARA CRIANÇAS



O Gerente Executivo da Juventude, Esporte e Lazer anunciou no Jornal TCM de hoje, a abertura das inscrições para um curso de xadrez voltado as crianças a partir dos dez anos de idade. O Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, Rua Dix-Neuf Rosado, S/N - centro - Cep.: 59.000 – 000, será o local das atividades. Não será cobrado nenhuma taxa ou haverá despesas para os participantes.

Lupercio Luiz - Gerente

Segundo o site da Prefeitura Municipal de Mossoró:
(http://www.prefeiturademossoro.com.br/2009/noticias.php?codigo=530) o Curso de Xadrez será a partir de novembro, em parceria com a associação de enxadristas local. O gerente Lupércio Luiz informa que a clientela do Curso será composta de crianças a partir dos 10 anos, priorizando os garotos do projeto Craque do Futuro.
Em seguida, serão inscritos alunos de escolas públicas e, por último, da comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, no horário de expediente da Gerencia da Juventude, que funciona no Ginásio Pedro Ciarlini, local de realização do Curso. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, em horários a definir.

Mais informações:

(84)3315-5014
lupercioluiz@prefeiturademossoro.com.br

ARTIGOS SOBRE XADREZ - CENTRAL DO XADREZ



artigo 01 (posto em 20/out/2001)

"A hora e a vez do capivara" - Quando é que o capivara (o jogador de nível muito baixo) adquire chances contra um mestre? Nas simultâneas e nas partidas relâmpago (Blitz - 5 minutos)... Partida 1: Capablanca-Bain (Hollywood sim 1933); Partida 2: Pérez-Alekhine (Madrid Blitz 1943); Partida 3: Reshewsky-Margolits (Haifa sim 1958); Partida 4: Fischer-Dondis (Fichtburg sim 1964); Partida 5: Fischer-Burger (San Francisco sim 1964); Partida 6: Fischer-Palermo (Buenos Aires sim 1971); Partida 7: Ruderfer-Stein (URSS 1972); Partida 8: Kárpov-Mercori (Harvard sim 1992)

artigo 02 (posto em 29/out/2001)

Anderssen foi mais genial do que Morphy? Morphy derrotou Anderssen e foi considerado um gênio à frente do seu tempo. Mas W. Steinitz, primeiro campeão mundial, considerava o mestre alemão mais talentoso do que o norte-americano. Anderssen foi o mago das das combinações, mas na maturidade seu estilo se tornou posicional. Partida: Steinitz-Anderssen (Londres 1866)

artigo 03 (posto em 29/out/2001)

Xadrez e World Trade Center. Em 1995, na torre que seria derrubada pelo ataque terrorista a Nova York, ocorreu um grande evento mundial de xadrez. Os protagonistas vieram de países com numeroso contingente de muçulmanos. Você lembra?

artigo 04 (posto em 18/nov/2001)

Escolha o herói (1) . Estudar partidas de Grandes Mestres do passado e do presente, tentando adivinhar o lance que jogaram, é uma das melhores maneiras de aperfeiçoar o xadrez. Essa é a dica de todos os grandes mestres e treinadores. Leia aqui as sugestões de Kaspárov, Kárpov, Nimzowitsch, T. Petrosian, M. Tal, Polugaevsky, Kótov, Shereshevsky e outros.

artigo 05 (posto em 23/dez/2001)

Alekhine e Lasker se comentam. Comentários de Emanuel Lasker e do próprio Alekhine para uma partida vencida pelo grande campeão russo. Partida 01: Alekhine-Marshall, Baden-Baden 1925. Em seguida, Alekhine comenta uma partida vencida por Lasker. Partida 02: Lasker-Bogoljubow, Nova York 1924.

artigo06 (posto em 17/jan/2002)

Xadrez no ano de 1981. Para matar saudades ou fazer nascer a curiosidade: pPanorama dos torneios e desempenho dos melhores jogadores no mundo, no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, em Niterói RJ em 1981. Partida 01: Karpov-Korchnnoi, Camp. Mundial (14a), Merano; Partida 02: Kaspárov-Yurtaev, Moscou; Partida 03: Timman-Kaspárov, Moscou; Partida 04: Psakhis-Kupreichik, Camp. URSS; Partida 05: Psakhis-Kaspárov, Camp. URSS; Partida 06: Reshevsky-Christiansen, Camp. EUA; Partida 07: Amílcar, H-Sunye, Camp. Brasil; Partida 08: Tsuboi, E-Sunye, Camp. Brasil; Partida 09: Costa Fernandes Jr-Borges, J, Camp. Interior RJ.

artigo07 (posto em 16/fev/2002)

Campeonato da FIDE, Moscou 2001. Resumo do torneio e da carreira dos finalistas. Todas as partidas da Final, entre Ponomariov e Ivanchuk, estão extensamente cometnadas (07 partidas anotadas!).

artigo 08 (posto em 12/03/2002)

Escolha o herói (2). Continuação do artigo 04, que analisava a principal recomendação dos grandes mestres para o amador que quer progredir: estudar com afinco as partidas de um gênio do xadrez. Sugestão de herói: Bobby Fischer. Este artigo inclui a resenha e análise crítica de 18 livros dedicados a Fischer. Além disso, partidas comentadas: partida 01: Fischer-Muzlinger (simultânea, Cleveland 1964); partida 02: Fischer-Bielicki (Buenos Aires 1969); partida 03: Fischer-Spassky (Olimpíadas de Havana 1966); Partida 04: Fischer-Najdorf (olimpíadas Varna 1962); partida 05: Parma-Fischer (Zagreb 1970); partida 06: Parma-Fischer (Bled 1961); partida 07: Parma-Fischer (Havana 1965); partida 08: Fischer-Glover (simultânea, Cleveland, 1964)

artigo 09 (posto em 19/04/2002)

Derrotar Capablanca. O cubano José Raul Capablanca (campeão mundial de 1921 a 1927) raramente perdia uma partida. Somente quatro grandes mestres conseguiram vencer Capablanca mais de uma vez: Alekhine, Em. Lasker, F. Marshall e R. Spielmann. Apresentamos partidas comentadas nas quais Capablanca é o derrotado: partida 01: Marshall-Capablanca (7a do match, N. York 1909); partida 02: Capablanca-Marshall (Havana 1913); partida 03: Capablanca-Ilijin-Genevsky (Moscou 1925); partida 04: Capablanca-Botvínnik (Moscou simultânea 1925); partida 05: Capablanca-Spielmann (Bad Kissigen 1928); partida 06: Riumin-Capablanca (Moscou 1935); partida 07: Tuka-Capablanca (Praga simultânea 1911)

artigo10 (posto em 13/mai/2002)

Xadrez em 1900. Panorama do xadrez mundial nos últimos anos do século XIX, com enfoque especial para o ano de 1900. Avaliação das carreiras de Steinitz, Tarrasch, Lasker, Tchigorin, Schlechter, Maroczy, Pillsbury, Charousek, Blackburne e outros. Partidas comentadas: P01: Trenchard-Tarrasch (Viena 1898); P02: Tchigorin-Sterling (Paris 1900); P03: Pillsbury-Marco (Paris 1900); P04: Maroczy-Mason (Paris 1900); P05: Rosen-Janowsky (Paris 1900); P06: Mason-Schlechter (Paris 1900); P07: Lasker-Mason (Paris 1900); P08: Steiner-Charousek (Temesvár 1898); P09: Janowsky-Steinitz (Londres 1899); P10: Schallope-Gossip (Manchester 1900); P11: Physick-Blackburne (Londres 1900); P12: Mieses-Tchigorin (Paris 1900); P13: Marco-Mortimer (Paris 1900); P14: Mason-Tchigorin (New York 1879).

artigo11 (posto em 30 / set / 2002)

Centenário do Clube de Xadrez São Paulo (1). Primeiro artigo da série que conta um pouco da história do CXSP, o mais destacado do Brasil. Partidas comentadas: P01: Capablanca-Penteado,E (S.Paulo 1927, sim); P02: Réti-Ferreira,F. (simultânea às cegas, S. Paulo 1925); P03: Capablanca-Souza Campos, A. (S. Paulo 1927, sim); P04: Capablanca-Prestes, A (S. Paulo 1927, sim); P05: Miklos-Rezende (S. Paulo 1925); P06: Rezende-Berger,A. (S. Paulo 1925); P07: Godim-Kiss,M. (Sul Americano, S. Paulo 1937); P08: Eliskases-Mangini (S. Paulo, Águas de S. Pedro, 1941); P09: Carvalho,F.-Eliskases (S. Paulo 1947); P10: Najdorf-Lieblich,K (simultênea às cegas, S. Paulo 1947)

artigo12 (última atualização: 20/out/2002)

Match Kramnik- Deep Fritz (Bahrein, 20020. Todas as partidas do match entre o campeão do mundo humano Vladímir Krámnik e o programa alemão Deep Fritz, que roda num computador com oito processadores atuando em conjunto. Deep Fritz é um programa muito superior ao Deep Blue (que derrotou Kaspárov em 1997). Todas as partidas estão extensamente comentadas.

artigo13 (em 15/jan/2003)

Centenário do Clube de Xadrez São Paulo (2) Segundo artigo da série que conta um pouco da história do CXSP, que em 2002 completou 100 anos de existência. Partidas comentadas: P01: O'Kelly-Eliskases (S. Paulo 1948); P02: De Freitas, Márcio Elísio-Szabo (Mar del Plata, 1948); P03: Azevedo, J-De Freitas, Márcio Elísio (S. Paulo 1969); P04: Carvalho Jr, F.-Souza, L. (Camp. Brasileiro, S. Paulo 1952); P05: Najdorf-Hollmann (S. Paulo 1957); P06: Rocha, Antônio-Rossetto, H. (S. Paulo 1963); P07: García,R-Mecking, H. (zonal playoff, S. Paulo 1969)

artigo14 (em 28/jan/2003)

Alekhine no Rio de Janeiro. O campeão mundial Alexander Alekhine visitou o Rio de Janeiro em 1939 e jogou uma simultânea com relógios contra alguns dos melhores jogadores do Brasil da época. Venceu por 6,5 a 5,5. Alguns jogadores nacionais tiveram boa atuação. Partidas com comentários baseados nas análises do GM Erich Eliskases : P01: Alekhine-Dr. Oswaldo Cruz Filho; P02 : Alekhine-Barbosa de Oliveira ; P03 : Alekhine-Walter Oswaldo Cruz ; P04 : Alekhine-Ademar Silva Rocha ; P05 : Alekhine-João de Souza Mendes ; P06 : Octavio Trompowsky ; P07 : Alekhine-Jayme Schreibmann ; P08 : Alekhine-Miguel Pereira ; P09 : Alekhine-Luiz F. Burlamaqui ; P10 : Alekhine-Orlando Rôças

artigo15 (em 18/abr/2003)

Niterói e o Clube de Xadrez São Paulo. Homenagem dos enxadristas de Niterói ao CXSP. Nos anos 1930/1950s havia jogadores de Niterói que alcançaram projeção nacional. Três partidas entre "niteroienses" e "paulistas" daquela época: p01: Engels,L-Almeida Soares, J (partida-treino no CXSP 1947); p02: Oliveira, Washington-Freitas, Márcio Elísio de (Camp. Brasileiro 1947); p03: Carvalho Jr, Flávio-Oliveira, Washington de (Camp. Brasileiro 1947)

artigo16 (em 06/mai/2003)

Livros sobre estratégia do meio-jogo. Selecionamos vinte e um grandes autores (mestres/treinadores) como M. Dvoretsky, J. Nunn, L. Alburt, C. Purdy etc e listamos todos os livros que eles sugerem sobre estratégia do meio-jogo. O campeão de citações foi Mi Sistema de Nimzowitsch (sugerido por 12 autores!). Veja a pesquisa completa a lista total. Assim você irá conhecer os melhores livros de todos os tempos, os que realmente vão te levar à maestria!

artigo17 (em 14/mai/2003)

Centenário do Clube de Xadrez São Paulo (3). Terceiro artigo da série que conta um pouco a história do mais importante clube de xadrez brasileiro, o CXSP. Aborda os importantse torneios internacionais realizados em 1977, 1978 e 1979 e que contaram com a participação de lendas do xadrez como V. Smyslov e V. Korchnnoi. Jogadores brasileiros de destaque: Herman C. van Riemsdjik, Antônio Rocha, Hélder Câmara, Francisco Trois, Rubens Filguth, hoje todos Mestres Internacionais (MIs). Partidas comentadas: P01: Câmara, Hélder-Sanguinetti (S. Paulo 1977); P02: Miles, A.-Trois,F (S. Paulo 1977); P03: Evans,L-Smyslov, V. (S. Paulo 1978); P04: Evans,L.-Van Riemsdjik, Herman C. (S. Paulo 1978); P05: Ivkov,B-Filguth, R (S. Paulo 1978); P06: Andersson,U-Korchhnoi,V. (S. Paulo 1979);

PARA LER OS ARTIGOS ACESSE EM:
FONTE: http://www.centraldoxadrez.hpg.com.br/artigos.htm

XADREZ VENCEDOR - BEATRIZ

XADREZ VENCEDOR
http://xadrezvencedor.blogspot.com/
Após encantar no Campeonato Paranaense de Xadrez Rápido e nos Jogos Comerciários do Paraná, em 2008, a doce menina, agora já com 4 anos, mais uma vez nos surpreende com sua alegria de criança, seu gosto pelo xadrez e, principalmente, sua inteligência sem par. Dessa vez ela está dando aulas de xadrez! Graças ao apoio da TV Norte, de Jacarezinho, emissora afiliada da TC Cultura, a Beatriz é a estrela de uma séria voltada ao ensino de xadrez para crianças. Antes de tudo, ela deu uma entrevista.

Seguem abaixo os links para os vídeos, para ver, aprender e, mais do que tudo, para ficar admirado:


1 – O tabuleiro
2 – As peças no tabuleiro
3 – O movimento do Rei
4 – O movimento da Dama
5 – O movimento do Bispo
6 – O movimento da Torre
7 – O movimento do Cavalo
8 – O movimento do Peão
9 – O roque
10 – O en passant
Fonte: http://paulchess10.blogspot.com/2009/10/beatriz-no-momento-xadrez.html

TORNEIO DE XADREZ DIA 15 DE NOVEMBRO 14H00MIN NO CXPENSART

terça-feira, 20 de outubro de 2009

LANÇAMENTO: XADREZ, QUE BICHO É ESSE?



--- Em ter, 20/10/09, Editora Ciência Moderna <lcm@lcm.com.br> escreveu:

De: Editora Ciência Moderna <lcm@lcm.com.br>
Assunto: Lançamento: Xadrez, que Bicho é Esse?
Para: wilpersil2003@yahoo.com.br
Data: Terça-feira, 20 de Outubro de 2009, 18:14

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Lançamento



R. Alice Figueiredo 46 – Riachuelo – Rio de Janeiro, RJ
CEP 20950-150
Tel: (21) 2201-6662 / Fax: (21) 2201-6896
www.lcm.com.br
Xadrez que Bicho é Esse?
(Primeira edição, 2009)

Autor: Allan de Sousa Siqueira
Número de páginas: 167 pp. Peso 242 gramas
Formato: 16 X 23 cm impressão off-set p/b
Lombada: 1,5 cm
Encadernação: Brochura
Preço: 39,00
ISBN: 978-85-7393-816-6
Código de barras: 9788573938166
Assunto: Xadrez

Após ler este livro o leitor saberá que o xadrez não é um "bicho-de-sete-cabeças" e
encontrará embasamentos teóricos e práticos que irão norteá-lo nos caminhos q
ue desvendam o "JOGO DOS REIS!" "O xadrez é a ginástica da inteligência" (Goethe)
"O xadrez é muita ciência para ser jogo e muito jogo para ser ciência" (Montagne)
Sumário:

Dedicatória – III; Agradecimento – V; Prefácio – VII; Introdução –

1; CAPÍTULO 1 – 3; CAPÍTULO 2 – 49; CAPÍTULO 3 – 65; CAPÍTULO 4 – 91;

CAPÍTULO 5 – 117; CAPÍTULO 6 - 137

Mais informações em nosso site www.lcm.com.br
A Editora Ciência Moderna respeita a sua privacidade e
é contra o SPAM. Caso deseje parar de receber nossos
informativos, clique no link abaixo (Sair da Lista) e
confirme sua exclusão.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SOBRE O CAMPEONATO CEARENSE ABSOLUTO DE XADREZ 2009



--- Em seg, 19/10/09, Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br> escreveu:

De: Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br>
Assunto: SOBRE O CAMPEONATO CEARENSE ABSOLUTO DE XADREZ 2009
Para: "Grupo FCX" <fcx@yahoogrupos.com.br>
Data: Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009, 18:22

 

Prezados Enxadristas,
 
Em reunião no último sábado, 17 de outubro, convocada pela Federação Cearense de Xadrez para tratar sobre o Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto 2009, onde foram convidados todos os jogadores classificados para a referida final, compareceram os seguintes jogadores: Diego Lima Luz, Igor da Paz Palácio, Marcius Gomes Brandão, Moezio Correia Nunes e Vicente Francimar de Oliveira. A reunião foi comandada pelo Diretor Técnico da FCX, Antônio José da Silva Bezerra e foram deliberadas as seguintes questões, as quais levamos ao conhecimento de todos os demais jogadores classificados para o referido torneio.
 
PROGRAMAÇÃO: O torneio será realizado em dois finais de semana, em seis rodadas de 2h nocaute, válido para rating CBX, conforme a seguir:
07 Nov – 15h – Confirmação de inscrições
07 Nov – 15h45min – Congresso Técnico
07 Nov – 16h – Sessão 1
08 Nov – 10h – Sessão 2
08 Nov – 16h – Sessão 3
13 Nov – 19h – Sessão 4
14 Nov – 14h – Sessão 5
15 Nov – 10h – Sessão 6 e Premiação
 
Local: Centro de Xadrez Farias Brito
Emparceiramento: Sistema Suíço (Swiss Perfect)
Participantes: Enxadristas que tenham obtido 50% ou mais dos pontos previstos em torneios CBX promovidos pela Federação Cearense de Xadrez
Critérios de emparceiramento: 1º - Rating FIDE 2º - Rating CBX
Tolerância para atraso: 50min do horário previsto para o início da sessão
Empate de comum acordo validado a qualquer tempo e independente do número de lances.
Inscrição – Valor único de R$ 20,00 até o dia de inicio do torneio.
Destinação dos recursos das inscrições: 75% para o campeão, 25% para auxiliar nas despesas administrativas. Os três melhores colocados ganham troféu.
Critérios de desempate: 1º Buchholtz totais 2º Progressivo 3º Medianos 4º Berger 5º Número de vitórias.
 
Os jogadores que efetuarem sua inscrição através de depósito na C/C 25.606-4 Ag. 3140-2 (Banco do Brasil) favor informar pelo email xadrezcearense@ yahoo.com. br.
 
Outras informações pelos telefones (88) 3412 1672 ou (88) 9956 2849
 
Fernando Alves Lessa
Presidente
(88) 9956 2849 (88) 3412 1672
Blog: http://capivarando. blogspot. com/
www.xadrezcearense. com.br


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

XADREZ NA COMUNIDADE

O enxadrista Rogério Lins esteve incentivando a criançada na pratica do xadrez em sua comunidade. Atitudes como esta devem serem seguidas para dar as crianças mais uma oportunidade de desenvolver suas habilidade para seu progresso. Não basta apenas participar de torneios e campeonatos, precisamos também da ampliação das atividades enxadristicas para difundir o xadrez para todos, inclusive na nossa comunidade.


Rogério Lins com crianças da sua comunidade repassando fundamentos do jogo de xadrez

No mes passado estivemos, eu e Rogério, com o secretario de Esportes do Municipio de Mossoró, Lupercio Luis, para planejar como iremos desenvolver o jogo de xadrez no Ginásio Pedro Ciarlini. Convidamos enxadristas mossoroenses para engajar nesta luta de ampliação das atividades do jogo de xadrez, procurem Rogério Lins no celular 084- 88821749 e professor Willliam no 88287382.
Vale tambem lembrar que Rogério Lins promoveu um torneio de xadrez inédito na Base da Petrobras no Canto do Amaro na semana do coração (ver arquivo deste blog).
Vamos ampliar o xadrez em Mossoró!

domingo, 18 de outubro de 2009

O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O JOGO XADREZ NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

William Pereira da Silva

O programa Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do governo federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares (http://portal.mec.gov.br/) .

Dia oito de outubro estive reunido na Igreja de Mórmons, na cidade de Mossoró, no encontro de diretores, supervisores e monitores no Programa Mais Educação - Educação Integral -. Planejamos sobre as ações que deverão ser iniciadas no dia 19 de outubro com atividades de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães onde estarei sendo o monitor desta modalidade.
As ementas do xadrez Tradicional e xadrez Virtual relatam que o xadrez deverá desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a observação, a reflexão, a analise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar, ainda o gosto dos alunos para atividades de interação com a informática e a inclusão digital por meio do jogo de xadrez virtual.
Este é mais um espaço que irei ocupar no intuito de ampliar e difundir o jogo de xadrez escolar. Aceitei o desafio em saber da falta de pessoas capacitadas para desenvolver a metodologia adequada para estas atividades, o que comprovei no primeiro encontro, no qual relatei algumas das minhas experiências e fiquei de repassar por e-mail conteúdos para os outros monitores interessados. E propus um encontro para tirar dúvidas e  prepara-los com apostilhas.
O Clube de Xadrez Pensart estará presente nas atividades cedendo seu material para os momentos iniciais enquanto chega o material enviado pelo MEC.

Completando trinta anos na rede de ensino de Mossoró o desestimulo bate a nossa porta com freqüência, mas são essas e outras ações do governo que  instiga nosso espírito a experimentar mais uma vez praticas inovadoras no intuito de alimentar nossas esperanças numa educação melhor.

Da para perceber, mesmo antes de começar, as falhas na implantação do programa onde vemos a falta de estruturas físicas, recursos humanos e materiais insuficientes. Alguns monitores despreparados para atuar nas atividades oferecidas, muitos aceitam como uma experiência nova em suas vidas, outros pelo ensejo voluntarioso. Entretanto não devemos desestimular em agir, para mais uma vez tentar mudar algo na educação das crianças e jovens do nosso país dando as mãos e numa ajuda mútua reverter a situação atual do ensino brasileiro.

Os objetivos principais do Programa Mais Educação são louváveis e tem como metas ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais e reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer, visando qualificar a experiência educativa das crianças e jovens das escolas públicas de ensino fundamental. O programa é composto por sete macrocampos, referentes ao acompanhamento pedagógico; ao meio ambiente; ao esporte e ao lazer; aos direitos humanos e à cidadania; à cultura e às artes, à inclusão digital; à saúde, à alimentação e à prevenção.

As atividades no jogo de xadrez com certeza trarão inúmeros benefícios àqueles que porventura aceitar participar destas atividades que é cultura, uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade. Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado. Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento do individuo.
Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo. Proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

 

 

 



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

SEMIDEUSES

Alguma vez os homens foram semideuses, senão, não inventariam o xadrez
Alexander Alekhine – Campeão Mundial de Xadrez

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COMUNICADO - Campeonato Cearense de Xadrez do Interior



--- Em10/09, Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br> escreveu:

De: Federacao Cearense de Xadrez <xadrezcearense@yahoo.com.br>
Assunto: COMUNICADO - Campeonato Cearense de Xadrez do Interior
Para: "Grupo FCX" <fcx@yahoogrupos.com.br>
Data: Outubro de 2009, 12:07

Prezados Enxadristas,

Informamos que o Campeonato Cearense de Xadrez do Interior, marcado para o final de semana passado (10 e 11 de outubro) não foi realizado por falta de quorum. Marcaremos uma nova data e publicaremos nos próximos dias.


Respeitosamente,

Fernando Alves Lessa
Presidente
(88) 9956 2849 (88) 3414 3710

Blog: http://capivarando. blogspot. com/
www.xadrezcearense. com.br



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos
últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 13 de outubro de 2009

XADREZ NO MAIS EDUCAÇÃO

Dia oito de outubro estive reunido na Igreja de Mormons, na cidade de Mossoró, no encontro de diretores, supervisores e monitores no Programa Mais Educação - Educação Integral -. Planejamos sobre as ações que deverão ser íniciadas no dia 19 de outubro com atividades de xadrez na Escola Municipal Celina Guimarães onde estarei sendo o monitor desta modalidade.
As ementas do xadrez Tradicional e xadrez Virtual relatam que o xadrez deverá desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio-lógico promovendo a observação, a reflexão, a analise de problemas e busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar, ainda o gosto dos alunos para atividades de interação com a informatica e a inclusão digital por meio do jogo de xadrez virtual.
Este é mais um espaço que iremos ocupar no intuito de ampliar e difundir o jogo de xadrez escolar.
O Clube de Xadrez Pensart estará presente nas atividades cedendo seu material para os momentos iniciais enquanto chega o material enviado pelo MEC.
Então vamos à luta.

TORNEIO DE XADREZ 12 DE OUTUBRO - Momentos

Campeão Carlos Eduardo 4,0 pontos
Leôncio (árbitro) - Alnavézio (3º) - Marcelo (5º) - Eduardo (1º) - Carlan (2º)
Momentos da 1ª rodada
Carlos Eduardo 1 x 0 William Pereira
Momentos do torneio

Todas as fotos vc encontra no orkut do professor William Pereira

Resultado geral logo abaixo.
As medalhas deste torneio serão entregues no dia 15 de novembro, domingo, quando realizaremos um novo torneio premiando os campeões dos dois torneios.
Parabéns a Carlos Eduardo que vem buscando um título de campeão há vários torneios.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...