domingo, 31 de janeiro de 2010

Hitler e Lênin jogando xadrez em Viena, em 1909


Hitler e Lênin jogando xadrez em Viena, em 1909

Uma imagem inédita que mostra Adolf Hitler ainda jovem jogando xadrez com Vladimir Lênin, há 100 anos, foi recentemente revelada e está sendo leiloada por cerca de R$ 122 mil. A foto, que teria sido tirada pela professora de arte do ditador alemão, a judia Emma Lowenstramm, em Viena, no ano de 1909, no verso, o retrato está assinado por ambos.
Na ocasião em que a gravura foi feita, Hitler tinha perto de 20 anos e Lênin, aproximadamente o dobro de sua idade. O alemão era um artista amador e Lênin encontrava-se exilado na capital austríaca. A casa, onde foi retratado o encontro entre os dois, pertenceria a uma importante família judia e serviria de palco para discussões políticas no período. Com a Segunda Guerra Mundial, a família precisou fugir e acabou dando muitos dos seus bens, incluindo a foto em questão,  para os seus empregados. E é justamente o tataraneto da governanta desta família que agora tenta vender tanto o registro histórico, quando as peças do antigo jogo de xadrez.
Embora ele afirme ter documentos comprovando a autenticidade do quadro, intitulado "Um jogo de Xadrez: Lênin com Hitler – Viena 1909", especialistas questionam a autenticidade da obra, em especial a presença de Lênin. Porém, de acordo com Richard Westwood-Brookes, que está negociando as peças.  As assinaturas a lápis no verso da foto têm cerca de 80% de chance de serem verdadeiras. - Admito que parece bom demais para ser verdade, mas temos evidências muito fortes de que os itens são genuínos.
Polêmicas a parte, a gravura irá à venda em 1º de outubro, na casa de leilões inglesa Mullock's.
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...