sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Similaridade Entre Dois Artesãos

     Jogo de Xadrez Cangaceiros
Jogo de Xadrez Cangaceiros

Todo trabalho artístico nasce essencialmente da sensibilidade daquele que o traduz para o resto do mundo. Ao artista, cabe a missão de expressar vida através da sua arte, o que é um desejo comum e inerente a todos que a ela dedicam sua própria história.
O que não é habitual de se ver no universo das artes, porém, é que dois artistas, com exatamente as mesmas características e de personalidades complementares se encontrem um dia, passando a dividir até mesmo sua trajetória, ao que muitos chamariam de "encontro de almas gêmeas". Assim são Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda, carinhosamente conhecidos entre os amigos como "Pebinha e Lulu", respectivamente.
Esses dois artesãos de mão-cheia desenvolvem um trabalho inusitado, que por incrível que possa parecer, tem seus respaldos moral e artístico muito mais reconhecido na capital cearense e no resto do Brasil do que, no próprio sul do Ceará, onde estão suas origens (Crato e Juazeiro do Norte).
À arte, eles se dedicam de forma intensa. Através dela, conseguem falar sobre a cultura, a sociedade e a política regionais, sempre usando a criatividade e a inovação como ferramentas diárias sob temáticas variadas. Mas, sempre únicas!
Por trás de cada escultura modelada, percebe-se claramente que nela existem características que, a princípio, parecem ser completamente antagônicas, mas que são, por eles, facilmente implementadas. É um misto de simplicidade e requinte. Simplicidade nas idéias e requinte nas formas e nos detalhes, sendo estes, o principal diferencial que lhes é atribuído.
Durante anos de dedicação à criação artística, e em variadas fases dela, os dois desenvolveram diversas técnicas, inclusive, em se tratando do próprio material a ser utilizado. Atualmente, uma das suas peças mais conhecidas é o "Jogo de Xadrez" feito em três temáticas – Canudos, Cangaço e Reisado – e eles desenvolveram uma massa feita à base de fécula de mandioca, que permite um manuseio e texturas incomuns.
Ainda tomando como exemplo o "Jogo de Xadrez", o que mais impressiona aqueles que admiram as peças, por eles, adaptadas, como já dito, é a minuciosidade nos acabamentos, é o detalhamento na temática resultante de toda uma pesquisa histórica, e, finalmente, a pessoalidade que é atribuída à obra. E foi essa mesma minuciosidade que chamou a atenção do escritor Inácio de Loyola Brandão, que encantado com o trabalho, escreveu uma crônica sobre o casal publicando-a em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo.
Sendo principalmente, um trabalho que relata a história da cultura e da política do Nordeste, eles têm o cuidado em fazer toda uma narrativa nas próprias peças, através da observância do "chão rachado" de um sertão sofrido, dos "olhares e posturas típicos dos sertanejos" que misturam a resignação, a fé e a esperança desse povo, "as peculiaridades das armas da época" presentes tanto na guerra de Canudos quanto no Cangaço, bem como, nos rituais de dança folclórica (Reisado), etc.
Na "Banda Cabaçal", outro trabalho destes artesãos, parece que a musicalidade está realmente ali, presente nas expressões estampadas no rosto e no corpo de cada escultura. Nesses grupos nordestinos, encontramos cinco integrantes, cada um com seu instrumento próprio e com sua particularidade musical. Nesse contexto, Demóstenes e Lusyennir, surpreendentemente, conseguem expressar tudo isso em fécula de mandioca! Cada "homenzinho" feito pelas suas mãos é um personagem único e que parece ter vida própria.
Em indiscutível merecimento desses dois artistas plásticos (porque não chamá-los assim?), vários prêmios já lhes foram concedidos, dentre eles, Concurso Anual de Presépios Artesanais (2003, 2004, 2005 e 2007), Concurso Cultural Brascola 2007, além de expor seus trabalhos em eventos como: Feira Espanha Mostra Nordeste em Brasília, Mostra de Arte Cearense 2006, Corredor das Artes CasaCor Ceará 2006, dentre outros. A Secretaria de Cultura do Estado, através da CEART (Central de Artesanato do Ceará), reconhece e divulga suas obras que também podem ser encontradas em diversos estados brasileiros, que valorizam um verdadeiro resultado artístico.
Seu artesanato há muito ultrapassou as paredes do seu atelier cheio de livros, de instrumentos de trabalho e de discos com a melhor música. Ele já é visto além das fronteiras do país e viaja pelo mundo. Mas, quando um trabalho artístico é singular sob a ótica criativa, tudo o que vem depois se revela em uma continuidade da idéia já elaborada. Como já disse um pensador: "quando um artista cria uma obra de arte, aquilo deixa de ser dele e passa a ser dos outros, mas a essência, a raiz da descoberta, deve ser respeitada e preservada". Em outras palavras, o que Demóstenes e Lusyennir criam com fécula de mandioca é o resultado da junção de toda uma técnica própria, sensibilidade e criatividade, conhecimento cultural e histórico, e, acima de tudo, da espiritualidade artística e da dedicação em tudo o que fazem. Com muita propriedade!
O seu trabalho está sendo repassado, ele já é "do mundo", e suas esculturas fazem parte do acervo particular de muitos que valorizam a boa arte. Esta mesma arte que é revelada por trás de cada peça produzida por eles, seja ela qual for, é essencialmente e originariamente única. Neles se enraizou e é o reflexo de toda uma diversidade cultural que existe no Nordeste e que se renova a cada dia, com novas caras e novas idéias.





Imagens


Jogo de Xadrez Canudos


Grupo de Beatos Cilíndricos


Banda Cabaçal Rústica


Banda Cabaçal Cilíndrica Marfim


Trio de Forró Cilíndrico Marfim



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...