Conversei com o Secretário de Juventude, Cultura e Esporte, José Emídio de Oliveira, sobre a possibilidade de revitalizarmos a prática do xadrez em Dix-sept Rosado. Ele afirmou a intenção de colaborar e auxiliar qualquer iniciativa. Pediu que formulássemos um projeto para ser analisado pela prefeita.
xadrez5A intenção também é corroborada por vários amigos enxadristas locais. Falei com Eduardo Andrade, Ernesto Neto, Dilvan Paula, David Emerson, Edgleuson entre outros. Pretende-se organizar torneios em intervalos de tempo longos, de forma a possibilitar que todos os enxadristas possam participar, até os que trabalham. Outra possibilidade é resgatar o antigo Clube Dixseptiense de Xadrez, entidade informal que chegou a reunir quase cinqüenta xadrezistas locais e organizar vários campeonatos de âmbito local e regional.
Estou buscando encontrar a última lista do ranking local, mas infelizmente ainda não tive êxito. Se algum amigo tiver, por favor me envie. A pretensão inicial é retomar os pontos, anos atrás conquistados.
Ainda sobre xadrez, soube que o amigo Eduardo Andrade participou de dois torneios em Mossoró, onde no primeiro conseguiu a terceira colocação e, semana passada, ele conseguiu vencer o torneio 12 de outubro. O torneio aconteceu na Escola Estadual Jerônimo Rosado, e contou com a arbitragem de Leôncio Rodrigues. Eduardo é o primeiro colocado no ranking local. Abaixo publico as imagens do torneio, reproduzidas do blog CXPensart (http://cxpensart.blogspot.com/).
cxp 
Em novembro acontecerá um torneio de equipes, envolvendo quatro enxadristas dixseptienses e outros quatro mossoroenses. A disputa vai acontecer a pedido da turma de Mossoró, ainda não sei quem são todos, mas já há confirmação da participação de Leôncio Rodrigues, um dos melhores jogadores da vizinha urbe. Os quatro jogadores locais serão: eu, Dilvan, Eduardo e Ernesto Neto. O encontro foi idealizado pelo ex-prefeito Gilberto Martins, e acontecerá em seu sítio, em data de novembro ainda por confirmar.