terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CANCELADO O CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ 2010 DIAS 20 E 21 DE FEVEREIRO - 13h00min - ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO

CANCELADO CAMPEONATO MOSSOROENSE DE XADREZ 2010

ESCLARECIMENTO

Através do orkut fui comunicado do cancelamento do Campeonato Mossoroense de Xadrez, estranhei que lá estava esclarecendo que o motivo foi problemas com o local de competição, fato este ser erro de informação. Juntamente com Hudson ficou acertado que o local das competições seria o Clube de Xadrez Pensart ou na sala dos professores da Escola Estadual Jerônimo Rosado que durante todo o ano de 2009 realizamos competições com sucesso. Também tinhamos a possibilidade de realizarmos na sala de video que é climatizada. A direção da Escola sempre apoiou nosso eventos e nunca deixamos de realizar um torneio ou campeonato por falta de espaço e material. Portanto a informação que o cancelamento foi por problemas de local é inveridica e desvirtua a verdadeira causa da suspensão do Campeonato e tenho certeza que o fato se deu por opiniões contrarias e adequação de horários para alguns privilegiados, fato que sempre aconteceu nos Campeonatos Mossoroeses. O Clube de Xadrez Pensart esclarece também que a organização do Campeonato é uma Parceria com o Enxadrista Mossoroenses Hudson Willamy que tem se esforçado bastante para renovar o xadrez em Mossoró, mesmo estando morando na Bolívia e de férias aqui, entretando as dificuldades do xadrez em Mossoró não é questão de local ou material e sim de Recursos Humanos disponiveis para incentivar e incrementar o xadrez Mossoroense. Temos enxadristas suficientes para realizarmos torneios com mais de cem participantes na cidade, mas  a maioria se nega a se envolver diretamente para a evolução do Xadrez de Mossoró, cada um com seus problemas ou razões pessoais. Em 2009 realizamos um torneio no SESI CLUBE com sala climatizado, toda uma estrutura com as condições necessárias a eventos de alto nível, tivemos um número minimo de  participantes. LOCAL NÃO É PROBLEMA, PROBLEMAS SÃO PESSOAS COM PROBLEMAS!  O que retarda em muito a evolução do Xadrez Mossoroense a nível de região  e Estado. Informamos que  o xadrez nas escolas evolui consideravelmente com as sementes plantadas pelo Clube de Xadrez Pensart que desde de 2004 cumpre seu papel de difundir o xadrez escolar.




3 comentários:

Cleando Cortez disse...

Lamentável.....

Cleando Cortez disse...

Caro Pereira,

O meu primeiro contato com os enxadristas de Mossoró foi durante o 2º Campeonato Interiorano na cidade de Currais Novos em 1995. Daí em diante sempre procurei incentivar o xadrez mossoroense, distribuí livros, revistas, mantive os enxadristas informados com notícias de Açu e sempre convidava para participar de torneios em Açu, cheguei a disputar partidas amistosas por correspondência, e as poucas vezes em que fui convidado para participar de torneios em Mossoró, participei. E porque eu fazia isso? Simplesmente vejo a cidade de Mossoró, através do seu grande dinamismo econômico, com potencial para competir não só com quantidade, mas também com qualidade no meio enxadrístico regional (RN e CE).

Mas, sempre notei barreiras no desenvolvimento do xadrez mossoroense e uma delas era o longo Campeonato Mossoroense, que devia ser o principal torneio de divulgação, entretanto, era extremamente excludente de novos talentos. Falei, conversei, aconselhei e nada de mudança.

Fui surpreendido com o convite para participar desse último e pensando que: agora vai....
... e não foi!!!

Cleando Cortez disse...

Torneio em cidades de potencial econômico menor do que Mossoró:

Em Quixadá-CE ==> junho/09, VII ABERTO DO SERTÃO - R$ 5.000,00 EM PRÊMIOS.

Em Barbalha-CE ==> maio/09, I Memorial Antônio Garcia Sampaio - 10 mil reais.

Em Petrolina-PE ==> fevereiro/10 sexta-feira, II Magistral Petrolina - rating FIDE.

Será que o xadrez de Mossoró não tem condições de competir com essas cidades?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...