quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MAIS EDUCAÇÃO SEGUE COM SUCESSO NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA GUIMARÃES

As atividades do jogo de xadrez no Programa "Mais Educação" na Escola Muncipal Celina Guimarães Viana, rua Tibério Burlamaqui, bairro Barrocas na cidade de Mossoró tem prosseguimento normal durante esta semana. Estamos conseguindo os objetivos desejados com os alunos que estão frequentando as aulas nos três dias oferecidos que são nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras das 8h00min às 11h00min.
Começamos com dezessete alunos na turma A, treze na B e quartoze na turma C, totalizando quarenta e quatro participantes, existindo uma inconstância na frequência de alguns, mas sempre existe uma regularidade na participação nas atividades da maioria.
O material didático para o jogo de xadrez custeado pelo Governo Federal ainda não chegou, utilizamos material emprestado do Clube de Xadrez Pensart enquanto aguardamos a vinda dos tabuleiros, peças, apostilhas e possivelmente relogios de xadrez prometidos pelo programa Mais Educação. Várias outras escolas que implantaram a modalidade xadrez estão com dificuldades em realizar suas tarefas pela falta deste material.
Pelo não recebimento da apostilha do MEC estamos utilizando uma apostilha da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro APRENDENDO XADREZ NAS ESCOLAS 2005 e estamos obedecendo a sequência estabelecida pela mesma com o resumo História do Xadrez, A Historia do Xadrez Brasileiro, O Tabuleiro - conceito e estrutura, Notação Algébrica, Diagonais, Centro, Alas da Dama e do Rei, zonas de ataque e defesa. As peças do xadrez, seus movimentos, posicionamento no tabuleiro, jogadas especiais, o xeque e o xeque-mate.
Grande parcela do alunado já entendeu a lógica do jogo e estão dando os primeiros passos preparatórios para nosso primeiro torneio que planejamos realizar na próxima semana, numa sexta-feira. Alguns já demonstram jogar todas as fases do jogo que são, abertura, meio-jogo e final conseguindo concluir executando o xeque-mate. Evidentemente sempre aparecem os alunos destaques que se sobressaem sobre os outros com um desempenho acima da média de aprendizagem da turma.
Sentimos que os objetivos do jogo desenvolvidos na prática já estão demonstrando resultados satisfatórios em alguns alunos modificando seu comportamento agressivo e educando suas ações desordenadas melhorando seus hábitos posturais e éticos. Percebe-se que se aplicarmos corretamente os conteúdos obedecendo as metodologias determinadas pela apostilha da Federação do RJ iremos alcançar as pretensas estruturações mentais que desenvolve a atenção e concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a antecipação; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o auto-controle; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência; a organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras defendidas por Charles Partos professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça),
Foram ministradas sete aulas nas turmas B e C e cinco na turma A e os resultados positivos já aparecem. Acreditamos no sucesso de nossa jornada enquanto os alunos e a escola acreditarem na eficácia dos elementos benéficos que trazem o jogo de xadrez.
As fotos das atividades encontra no Orkut do professor William Pereira, wilpersil2003@yahoo.com.br ou no blog das oficinas do Cxpensart em http://oficinascxpensart.blogspot.com/.
Quem estiver interessado na apostilha que esta sendo utilizada envie solicitação para e-mail wilpersil2003@yahoo.com.br.

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