segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mossoró, domingo, 23 de agosto de 2009 Gazeta do Oeste 3 mossoró


Torneio da Independência reunirá amantes do xadrez

Os apaixonados pelo xadrez poderão mostrar seus talentos e disputar troféus e medalhas com outros concorrentes no 5º Torneio de Xadrez da Independência. As disputas acontecerão no dia 6 de setembro a partir das 08h no Serviço Social da Indústria (SESI).
As inscrições estão abertas a pessoas de vários níveis e idades diferentes. Elas podem ser feitas até 15 minutos antes das disputas começarem ou através dos telefones 3321-2055 (Leôncio Rodrigues) e 8828-7382 (William Pereira).
O torneio surgiu em 2002 e ocorreu até 2005. Devido a dificuldades foi paralisado nos anos posteriores e somente agora é retomado. A expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 30 participantes. "A competição acontecerá o dia todo e não tem hora para acabar. Quanto mais participantes, mais disputas acontecerão", informa William Pereira, diretor do Clube de Xadrez Mossoroense (organizador do evento).
A forma das disputas será o Sistema Suíço. Nesse tipo de sistema, todos os jogadores são classificados pela pontuação e divididos em duas partes. O primeiro jogador da parte de cima joga contra o primeiro jogador da parte de baixo e assim por diante até que o último jogador da parte de cima enfrenta o último jogador da parte de baixo. O vencedor obtém um ponto e os empates valem meio ponto para cada jogador. Na rodada seguinte vencedores jogam contra vencedores e perdedores jogam contra perdedores. A disputa segue o mesmo procedimento da divisão de listas pela metade, com o emparelhamento das duas. A coordenação e arbitragem da competição ficarão por conta de Leôncio Rodrigues, que também é diretor e fundador do Clube.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...