domingo, 9 de agosto de 2009

OS BENEFÍCIOS DO JOGO DE XADREZ PARA A SAÚDE - JORNAL O MOSSOROENSE

Os benefÍcios do jogo de xadrez para a saúde


William Pereira da Silva
wilpersil2003@yahoo.com.br

Um dos homens mais velhos do mundo ganhou uma aposta na Inglaterra. Alec Holden vivia na Inglaterra, tinha 90 anos e dizia que "iria viver eternamente". Com essa brincadeira, Alec apostou em uma casa de apostas que viveria até os 100 anos e voltaria para pegar o prêmio. O "centro de avaliação de chances" (como um amigo meu caracteriza tais lugares) "William Hill" (nome da tal casa) aceitou a proposta e acolheu as 100 libras do jogador, prometendo pagar-lhe, caso ele sobrevivesse mais 10 anos, a importância de 25 mil libras, algo em torno de 100 mil reais. Isso porque a casa avaliou que tal aposta permitia a chance de somente uma vez ser bem sucedida entre 250 tentativas semelhantes. Agora ela sabe que o "velhinho soprou suas 100 velinhas" e amarga um tremendo prejuízo, acaba de subir a idade mínima em casos similares para 110 anos. Não foi informado se Alec quererá renovar sua aposta e concorrer nesse novo, digamos, "patamar etário". Vocês devem estar se perguntando: onde está o xadrez nesta história? É simples! Quando perguntaram sobre o que ele havia feito ao longo de sua vida inteira para não somente atingir o centenário de idade, mas ainda estar com muita saúde, lucidez, disposição e, mesmo que pareça exagero, uma boa dose de jovialidade, ele respondeu: "Eu sempre como mingau no café-da-manhã e jogo xadrez todos os dias! Aha!". O perfeito equilíbrio na vida: mingau para o corpo e xadrez para a mente! Tudo a ver! (extraído do artigo XADREZ: UMA TERAPIA PARA A SAÚDE dos autores professor Adriano Pena Ribeiro Lemos e a enxadrista Daine Geralda da Silva, Bacharel Direito.http://www.clubedexadrez.com.br/download/xadrez_terapia_saude.pdf).
Tenho lido diversos artigos sobre a terapia através do jogo de xadrez. Em 1981, o psicólogo Joan Christiaen em sua tese de doutorado intitulada "Chess & Cognitive Development" comprovou a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo. No Brasil o psicólogo Estevan Matheus trouxe o xadrez para dentro do seu consultório, em São Paulo. Ele explica que o xadrez é um adendo à Ludoterapia (tratamento por meio de brinquedos, divertimentos e jogos) e que há quatro anos vem utilizando no atendimento às crianças e pré-adolescentes. O xadrez também vem sendo usado como ferramenta para a Terapia Ocupacional com adultos.
Quando estamos jogando o xadrez estamos primeiro desenvolvendo a coordenação motora estática, onde colocamos o corpo numa situação de repouso em relação aos movimentos globais, isso nos proporciona o sentido da concentração, tão essencial para a leitura e o estudo em geral, neste estágio conseguimos sair da realidade ao nosso redor trazendo nossos pensamentos para um estado de simbiose mental produzindo o afastamento dos problemas do nosso cotidiano, isto ocasiona o relaxamento das outras estruturas cerebrais. Enquanto jogamos estimulamos as áreas mentais que desenvolvem a memória, paciência e o autocontrole, a imaginação, criatividade, inteligência, além do raciocínio lógico o espírito de decisão e a coragem elementos tão essenciais à nossa vida.
A saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos "Mente sã, corpo são". Uma mente saudável proporciona estímulos benéficos para todo corpo e o jogo de xadrez traz incontáveis benefícios para o cérebro.
Da mesma forma que o fígado, o coração, o baço, os pulmões, os intestinos adoecem a mente também esta susceptível as enfermidades diversas, daí o cuidado da saúde mental se faz necessária para uma melhor qualidade de vida e nada melhor que exercitá-la com atividades relacionadas ao desenvolvimento da capacidade para o pensamento e execução lógicos, autoconsistência e fluidez de raciocínio. Jogos como Damas, Gamão, Dominó e especialmente o Xadrez dá-nos estas capacidades essenciais à nossa saúde cerebral.
FONTE: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/artigos.htm



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...