domingo, 31 de agosto de 2008

O DIA DO PROFESSOR E DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

William Pereira da Silva

Nesta segunda-feira comemorou-se o Dia do Professor e do Profissional de Educação Física, em todo país existem manifestações alusivas ao dia deste educador e profissional desta área. Aqui em Mossoró, estudantes do 1º Período do Curso de Educação  Física, da Universidade Regional do Rio Grande do Norte promovem  um evento para marcar o dia com atividades, cujo tema é, "A Educação Física, como qualquer outra profissão, tem responsabilidade na concretização do processo de formação e desenvolvimento de valores e atitude". Na capital do estado estará sendo realizado  o V Fórum  Norteriograndense de Educação Física e Desporto Escolar  no qual será desenvolvida uma vasta programação durante toda esta semana.

Originalmente o dia do Professor de Educação Física era comemorado no dia 15 de junho, porém com a regulamentação da profissão mudaram para o dia 1º de setembro. Muitos ainda são contra esta regulamentação imposta pelo Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, ramificados pelos Conselhos Regionais de Educação Física – CREF'S -. As discórdias existem motivadas pelas formas como foi implantados estes conselhos, arbitrariamente eles impuseram uma rigorosa ampliação de atuação do Profissional de Educação Física inserindo tudo que  se relacionasse aos movimentos aos sistemas do Conselho, sem respeitar instituições milenares com O KUNG_FU, KARATÊ, DANÇA e tantas outras atividades humanas criadas ao longos dos anos, inclusive a capoeira, como também colocaram os Educadores no mesmo patamar dos profissionais o que é extremamente  errôneo visto que nós educadores somos regidos pelo Conselho Nacional de Educação, não podendo ter dois conselhos. Foi uma interferência abrupta que gerou muita insatisfação na classe dos professores de Educação Física. Enquanto os Conselhos se vangloriam dos milhares dos cadastrados no seu sistema, esses mesmo não vêem uma melhoria significativa em seus salários, o conselho mais arrecada do que dá algo em troca. Sabemos que num sistema capitalista só terá respeito e qualidade de vida quando tem um salário condizente pata ter uma vida sociável mais vantajosa com direito à moradia, saúde, transporte, alimentação, lazer e tudo aquilo que trás uma qualidade de  vida  melhor, fazendo respeitar diante da sociedade em que vivemos e não é com um salário de oitocentos reais que conseguiremos isso. Valorização Profissional significa salários bem maiores.

Considero a Educação Física uma das disciplinas mais importantes dentro da escola, apesar dela ser tão pouco valorizada em algumas, devido ao fato dos dirigentes destas escolas junto com o corpo administrativo não ter o conhecimento necessário para entender o que é a Educação Física e muitos deles durante toda sua vida não foram praticantes de atividades físicas e dos desportos, ocasionando desinteresse por essa disciplina. A educação Física torna-se uma riquíssima disciplina por ser ela a única  utilizar os movimentos nas suas diversas formas como dança, ginástica, esportes, gincanas, jogos, recreação, cânticos, música, teatro, exercícios físicos, natação, atletismo, artes marciais e xadrez. Educação Física significa movimento, muito movimento, não podemos conceber Educação Física somente com aulas teóricas em sala de aulas, precisamos sim de muito espaço para desenvolver nossas atividades, a sala de aula pode ser utilizada, mas com certeza os alunos nas aulas de Educação Física não gostariam de ter aula lá.

Professor ou Profissional de Educação Física, valorize sua atuação demonstrando o  nosso valor, exigindo condições de trabalho e melhores salários, ame-se, demonstrando ser o melhor, aquele que realmente faz a diferença, mostre que ESTE É DE LUTA e homens que lutam são imprescindíveis, segundo Bertold Bretch:

Os que lutam
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis"

 

 



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...