segunda-feira, 6 de abril de 2009

Matemática - Plano de Aula Ensino Médio - Lances e chances

Matemática

Plano de Aula  Ensino Médio

Lances e chances

Bases Legais
Ciências da Natureza e Matemática
Objetivos
Utilizar conceitos matemáticos na resolução de problemas envolvendo o jogo de xadrez

Conteúdo relacionado

Reportagem da Veja:
Introdução
Parece que alguns mestres (do xadrez, que fique bem claro) vêm se inspirando nas colas usadas pelos fraudadores de provas e vestibulares. VEJA revela o truque de certos ases do tabuleiro: nas pausas para ir ao banheiro, eles recebem pelo celular as dicas para os lances seguintes, feitas por programa de computador. A máquina leva vantagem sobre o homem diante das peças, mas é incapaz de criar os movimentos desconcertantes dos pesos-pesados do chamado esporte dos reis. A análise das possibilidades oferecida pelo software e indicada na reportagem pode ser o lance inicial para uma proveitosa fusão de xadrez com Matemática. Sem maracutaia.

Atividades
aula - Para começar, verifique o que os alunos sabem sobre xadrez. Eles o praticam com regularidade? O que pensam dessa atividade que envolve estratégia, concentração, memória, criatividade... enfim, uma grande variedade de atributos? Leia a reportagem com a turma para evidenciar que nem sempre essas qualidades são fruto do empenho do jogador. Também ali existe trapaça, o que desvirtua a competição. Conte que, à parte isso, há bons assuntos que serão examinados, além dos exercícios de movimentação de peças. Um deles é a lenda sobre a origem do jogo, contada ao califa de Bagdá Al-Motacen Bilah por Beremiz Samir, o personagem de Malba Tahan em O Homem que Calculava. O livro incentiva a prática do xadrez e oferece a oportunidade de discutir seqüências geométricas. Traga um exemplar do romance na aula seguinte.

aula – Explore o texto do capítulo XVI, em que o jovem Lahur Sessa leva ao príncipe hindu Iadava um tabuleiro com 64 casas e 32 peças e o ensina a jogar xadrez. Como recompensa, solicita ao nobre: "Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e, assim dobrando sucessivamente, até a sexagésima quarta e última casa do tabuleiro". Eis a resposta ingênua do príncipe: "A recompensa que me pedes é ridícula".

Pergunte quanto representa, em grãos de trigo, a retribuição sugerida por Sessa. Para determinar esse valor, a moçada pode utilizar diferentes estratégias:

• Elevar 2 à sexagésima quarta potência e obter o resultado por meio de uma calculadora científica; ou
• Adicionar os valores determinados em cada posição: 2 + 4 + 8 + 16 + 32...

Nesse caso, questione qual é a relação entre os números dessa seqüência. Que seqüência numérica é essa? Dá para calcular a soma de seus termos? Ensine que se trata de uma progressão geométrica de razão 2 cuja resposta é 18446744073709551615.

Aproveite o trecho em que Sessa explica as regras essenciais do jogo para explorar o significado, os movimentos e a forma de captura de cada peça da coleção. No caso do peão, que se desloca sempre na vertical e captura em diagonal, proponha a estratégia conhecida como Batalha dos Peões. Com essas peças nas posições originais (segunda e sétima linhas) no tabuleiro convencional, o estudante que atingir a primeira linha do adversário ganha a partida.

aula – Exercite a turma na movimentação em L dos cavalos. Coloque duas peças brancas e duas pretas num tabuleiro 4 por 4 e lance um desafio. Com quantos movimentos podemos inverter suas posições? Faça um esquema para demonstrar que são necessárias 16 jogadas.

A seguir, apresente o exercício proposto no diagrama do quadro abaixo. Sugira que os adolescentes repitam essas duas últimas atividades com outras peças do jogo. Comente que existem muitas alternativas para brincar com o xadrez. Afinal, de um jogo que permite 101050 possibilidades de configurações, não se pode esperar pouco.

Para você, professor
Tabuleiro a galope
O diagrama mostra uma das opções de movimentos do cavalo para cobrir todas as casas de um tabuleiro 4 por 4, a partir do canto inferior esquerdo. Há outras configurações possíveis que se oferecem em cada lance. Verifique que todas resultam em 16 jogadas. Compare com o mínimo necessário para as demais peças.
 

Veja também:

Bibliografia
O Ensino de Xadrez na Escola
, Abel Segura Fontarnau, Ed. Artmed, tel. 0800 703-3444
O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, tel. (21) 2585-2000
 
 
Consultoria Cristiane Akemi Ishihara
Pesquisadora do Mathema, de São Paulo
Consultoria Neide Antonia Pessoa dos Santos
Pesquisadora do Mathema, de São Paulo


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...