sábado, 30 de maio de 2009

A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E O XADREZ

A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E O XADREZ

William Pereira da Silva

Para muitos o jogo de xadrez é apenas uma brincadeira de crianças num tabuleiro, entretanto, para um bom observador, ele vai muito além.  Karry Kasparov campeão mundial de xadrez cobra honorários de U$ 50.000,00 (cinqüenta mil dólares)  para ensinar sobre administração de empresas, utilizando dos princípios, estratégias e combinações, o enxadrista dá palestras a executivos de diversos países sobre como ter sucesso nos negócios usando estratégias do jogo no qual é gênio. Ele esteve no Brasil em agosto de 2004 na cidade de São Paulo.

Gary Kasparov está entre as personalidades mais requisitadas. Aquele que é considerado o melhor jogador de xadrez do mundo foi  a Portugal, em 2006, como orador no SAP Business Fórum. Passou, também, por multinacionais e instituições financeiras como o Credit Suisse e o Deutsche Bank. O jogador de xadrez cobra cerca de 33,4 mil euros por um dia, a que acresce o IVA e ainda as despesas com as deslocações. Kasparov aconselha os gestores a confiar mais na intuição. Tal como no xadrez, as organizações têm que tomar decisões rápidas (revista Exame, setembro 2007).

Daí pode sentir a magnitude em que o jogo de xadrez esta envolvido. Para um jogador de xadrez com uma boa percepção e entendimento das suas leis básicas ele pode aplicá-las no seu cotidiano, como também em seu ambiente de trabalho. Suas regras, normas, estratégias, técnicas, organizações, dão subsídios suficientes para aqueles que um dia pretender administrar uma empresa, escola e qualquer outra instituição.

Este tratado irá mostrar como  administraria uma escola utilizando dos princípios gerais que norteiam o jogo de xadrez.

O tabuleiro representa a escola, suas sessenta e quatro casas cada departamento ou setor dela. As peças consistiriam em ser a representação da direção, administradores, alunos e funcionários.

O Rei é a peça mais importante do jogo, na escola ele seria o diretor, por ser uma peça fundamental tem de se expor pouco, movimentar-se somente nas horas oportunas,  utilizar de todas as outras peças, dama, bispo, cavalo e torre para lhe assessorarem. Um bom diretor só terá sucesso na sua empreitada se tiver um excelente corpo administrativo ao seu redor lhe auxiliando, caso seus assessores lhe virem as costa terá muita dificuldade em agir, tornará um chefe centralizador e autoritário exposto a muitos erros fracassando na direção da escola. A vice-direção, coordenador administrativo e financeiro, coordenador pedagógico, conselho fiscal e conselho escolar seriam essas peças mais próximas ao Rei que deve utilizar e valorizar todas elas.

Os professores, alunos, funcionários, grêmio estudantil, comunidade em geral estariam representados pelos peões que no inicio do jogo parecem sem muita importância, mas que no decorrer da partida e principalmente no final se tornam as peças mais importantes para decidir o jogo e devem ter atenção especial em cada lance, pois são eles que decidirão o destino do Rei nos momentos cruciais da partida. Os peões conseguindo chegar à oitava casa do adversário serão promovidos e terá sua recompensa em se tornar uma peça importante no jogo.

A primeira atitude de um jogador é organizar as peças no tabuleiro, distribuí-las de forma correta a ficarem pronta para o combate, na escola o diretor tem de arrumar a casa para poder começar seus  trabalhos, escolher sua equipe de trabalho com pessoas responsáveis e com atitudes de compromisso sério com a qualidade de ensino e bom funcionamento da instituição.

Para o inicio da partida devemos ter em mente que devemos começar movimentando cada peça pensando no conjunto delas para no futuro criar as combinações acertadas, nunca agir sozinho lançando-se a frente, sempre uma peça auxiliando, defendendo a outra, a cada decisão todos devem ser consultados para analisar o melhor lance, onde devemos agir sempre com mais sensatez, nada de decisões apressadas e isoladas, todos devem ser ouvidos. Cada jogador tem dezesseis peças para jogar, esse conjunto bem utilizado é que vai levar a vitória a uma boa administração.

Os melhores jogadores do mundo obedecem às regras, elas são fundamentais em qualquer administração, uma escola que não obedece às leis, normas, que não tem um mínimo de respeito à ética não conseguirá ter o respaldo da comunidade, as injustiças aparecerão e predominará a desobediência e a desordem, a disciplina tem ser respeitada por todos os segmentos da escola, como um diretor, professor ou funcionário vão ter o respeito dos alunos se ele for relapso?

O jogo de xadrez exige decisões importantes, bem analisadas, estudadas, planejadas, uma analise de somente uma jogada mal feita pode levar a perder a partida, na escola toda decisão deve ser consultada ao seus assessores, levada aos conselhos, divulgadas e esclarecida a toda comunidade escolar para não incorrer no erro de tomada de decisão que traga prejuízo a todo o conjunto da escola.

Portanto um bom diretor tem ser um bom estrategista, obediente às regras, paciente, gostar de leitura, ter pulso firme para tomar decisões difíceis, excelente analista, valorizar a cultura em geral, utilizar da eloqüência, respeitar os anseios da comunidade, utilizar da ética para não  incorrer na corrupção com favorecimentos ilícitos, respeito ao adversário, utilizar de todos os subsídios que o jogo de xadrez trás para uma excelente administração.

Outra grande virtude de um bom administrador é pensar por si não deixar que as decisões venham sempre dos outros, o jogo de xadrez dá esta grande capacidade a todos aqueles que o praticam.

 "Pensar com arte é pensar com sabedoria, a arte de pensar é uma viagem ao mundo da libertação, é saber ir mais além, ver o mundo pelos seus próprios olhos." William Pereira da Silva.

 



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