terça-feira, 5 de maio de 2009

O CLUBE DE XADREZ PENSART É NOTÍCIA NO DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO



--- Em ter, 5/5/09, Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com> escreveu:
De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 213 (De que Árvore Você Caiu?).
Para: CLUBE DE XADREZ PENSART
Data: Terça-feira, 5 de Maio de 2009, 9:38

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 213 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com

Mossoró/RN, terça-feira, 05 de maio de 2009 (atualizado à 06h).

Estimados(as) Amigos(as):

Acordei para fechar esta edição, meio saudoso, com saudades dos tempos mais distantes, dos vesperais (Cine Pax, Cid e Cine Caiçara). Saudades das idas ao centro comprar LPs e voltar pra casa tranqüilo sem medo de ser tomados de assaltos, voltar a pé mesmo pois, o trânsito permitia. Talvez, essa saudade dos cinemas seja por ter visto o Filemon Pimenta (fotografado em reportagem no Poranduba) e veio a lembrança de suas intervenções sobre cinema no saudoso Programa Revista de Domingo do amigo e Professor Zé Neto (alguém me dá notícias do Zé Neto?). Falar em trânsito, no centro da cidade sofri 30 minutos num engarrafamento para me descolar das imediações da Igreja Coração de Jesus ao Colégio das Irmãs, fato acontecido na tarde de ontem. Outrora, gastava 15min da Disco-Fitas para o bairro Doze Anos, de a pé e papeando – meio sem pressa mesmo. Boa leitura!

DESABAFO DO AMIGO LEITOR – Recebo do Narciso Júnior o seguinte e-mail: "Estamos no aguardo que a prefeitura de Mossoró tenha a sensatez e o bom senso de restaurar as vias: ruas avenidas em situações precárias, para o trânsito de veículos. Por sua vez tinham projetos equivocados, esperando as chuvas passarem onde os gastos são maiores, do que a prevenção dos próprios, causando um grande impacto na população, danos prejuízos materiais, perdas de vidas. A viabilidade é de ser grande, passar longe de quem chega à cidade".

Nota do editor. O desabafo, acima, foi publicado na edição 072 de 18/05/2008. Então prezado amigo Júnior, muito em voga seu desabafo para ser reeditado. Mossoró não é a mesma, ta pior!

VAI AÍ O 8º MOTO SHOW – A Estação das Artes Eliseu Ventania será palco de mais um moto show, tudo certo para acontecer nos dias 17, 18 e 19 de julho/09. (FONTE: Carcaránews).

PROJETO XADREX NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓA prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino estadual em Mossoró. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez. Muitas são as escolas Estaduais de Mossoró e da jurisdição do 12º DIRED que já atuam com o jogo de xadrez como modalidade esportiva e atividades extra-classe: E.E. Jerônimo Rosado, E.E. Aida Ramalho, E.E. Ewerton Cortez, E.E. Abel Coelho, E.E. Centenário, E.E. Paulo Freire, E.E. Raimundo Gurgel e tantas outras.

A implantação do CLUBE ESCOLAR DE XADREZ, dará preferência a ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO , que já desenvolve o jogo de xadrez há nove anos e tem um CLUBE DE XADREZ ESCOLAR em sala improvisada e recursos escassos. Serão realizadas oficinas com exposição de textos, fotos, murais, demonstração do jogo de xadrez e cursos para professores e alunos em todas as escolas da rede publica estadual ligadas ao 12º DIRED, incentivando a todos a praticarem o Xadrez e freqüentar o CLUBE ESCOLAR DE XADREZ DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO.

O projeto xadrez nas escolas públicas, surgiu da experiência vivida pelo professor autor desse projeto, WILLIAM PEREIRA DA SILVA, durante oito anos desenvolvendo o jogo de xadrez na ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, e como diretor técnico da modalidade xadrez nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte ( JERN'S ), regional Mossoró, desde l996. (FONTE: http://cxpensartdocumentos.blogspot.com).

PLANTÃO DE INVERNO – A população mossoroense que tiver problemas com as chuvas, pode ligar para o Plantão de Inverno que atende pelo telefone 3315-5000. Para o serviço a Prefeitura Municipal de Mossoró está com estrutura e 200 pessoas para executar os pedidos de socorros.

AMBEV PATROCINARÁ "MOSSORÓ CIDADE JUNINA"No lançamento oficial do Mossoró Cidade Junina, ocorrido na noite de quarta-feira (dia 29/04), foi anunciado o patrocínio da AMBEV, fabricante das cervejas Antártica, Brahma e Skol para o evento junino da cidade de Mossoró. Não foram anunciadas as cláusulas do contrato assinado entre a Prefeitura de Mossoró e a indústria cervejeira, mas é quase certo que todos os comerciantes que negociarem com bebidas na área do evento, terão que comercializar uma das marcas do patrocinador. O representante da A-sim, empresa que ganhou a concorrência para administrar  o MCJ, garantiu que começa agora a empreitada para colocar Mossoró no roteiro turístico nacional através dos seu eventos, especialmente o festejo junino. (FONTE: http://ivanaldoxavier.blogspot.com).

BRONCA DO LEITOR (51)Caro Hermes, gostaria de lembrar que este professor que critica a ADUERN é o mesmo que, dias atrás, no seu Democratizando a Comunicação afirmou que o realinhamento salarial de 17%, fruto de uma greve de 64 dias, não viria nos salários de abril dos docentes da UERN. Cabe ainda dizer que a ADUERN sempre esteve na luta e que, inclusive, nos últimos oito anos, tem indicado um de seus sócios para a Direção da ANDES, o nosso sindicado nacional. Geraldo Carneiro.

FIQUE SABENDO... "Manoel Cândido Mariano da Silva Rondon: Dia de Rondon (*1845/+1958)". (Fonte: http://lproweb.procempa.com.br).

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no Estado de Mato Grosso, em 05 de maio de 1865. Foi uma das personalidades brasileiras mais marcantes da história, destacando-se pelos feitos e por seu espírito patriota e humanista. Bacharel em Matemática e Ciências Físicas e Naturais pela Escola Superior de Guerra do Brasil, onde posteriormente atuou como professor de Astronomia e Mecânica, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 1957.

É bom lembrar que o Estado de Rondônia leva este nome em homenagem aos grandes feitos do militar, responsável pela construção de quilômetros de linhas telegráficas, viabilizando a comunicação do centro oeste com o norte.

Rondon teve papel importante como desbravador, descobrindo rios, registrando topografias, e atuando como pacificador de tribos indígenas. De prodigiosa inteligência, chegou a guiar o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, e sua comitiva, a uma viagem pelo interior do Mato Grosso, onde fez novas descobertas.

Em 1910, Rondon organizou o Serviço de Proteção ao Índios. Em 1939, foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Proteção ao Índio e como tal, obteve a demarcação de terras para várias etnias, entre eles os Bororos, Terenas e Oiafés. Tantos são os seus feitos, que não há uma biografia completa que lhe faça justiça.

CONQUISTE SEU EMPREGOCE, A Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte/CE está oferecendo 22 (vinte e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de maio/2009, escolaridade exigida: 1º e 2º Graus. Salários até R$ 697,50. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB – A Universidade Federal da Paraíba - UFPB está oferecendo 235 (duzentas e trinta e cinco) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08 de maio/2009, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários de R$ 1.747,83. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

ü      Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias 125, Semana 18ª e Término 240 dias.

ü     "Caro Hermes. Nessa manhã, cinza, nublada, de previsão de abençoadas, espanto minha melancolia, lendo seu ótimo site. Agora estou me sentindo atualizado com as coisas de Mossoró e do mundo. Amigo, gostaria de ter um endereço para onde, eu pudesse enviar-lhe nosso jornal impresso: PORANDUBA, já em sua XVII edição que sairá no início de maio. É um jornal que, igual a você, fazemos com muita garra, luta suor e prazer. No mais, estamos sempre lendo o Democratizando a Comunicação e aprendendo, me atualizando com os assuntos de interesse da comunidade de maneira imparcial e correta como deve ser a boa mídia. Forte abraço, Rubens Coelho". – O Mestre Rubens postou seu depoimento em 25/04 e uma semana após é que pude respondê-lo. Obrigado mestre e o excelente Poranduba, última edição, já está comigo! O nosso amigo Airton Cilon, seu entrevistado, não lhe contou que também canta o saudoso Raul Seixas? E do seu também excelente programa radiofônico Expressão Cultural que ele apresentava na Fm 96,5, alô Airton volta homem de Deus!!! Mestre Rubens, se possível, me manda as edições anteriores, só tenho edições deste ano, quero te-las as que estiverem disponíveis. Valeu amigo!

ü     "Bom dia! Tudo bem? Li no seu jornal edição 210 o Dia da Sobra (28/04). Vou passar agora mesmo um e-mail para o meu genro, para ele se ligar e não esquecer do dia da sobra! (Risos)". – Esta é da Lúcia Modesto (Natal), modéstia parte D. Lúcia, tive uma sogra por mais de 20 anos (vivinha da silva com 90 anos) e tenho por bem menos tempo e são excelentes pessoas. Viva as Sogras!. Quando é o Dia do Genro mesmo?

ü     Nossos/as leitores/ras: Adilio Juvêncio, Adna Duarte – UERN, Carlos Augusto - Oeste, Carlos Júnior – J. Metropolitano, Cristiano Xavier – Designer, Cristina Pinheiro, Mário Ilo – PT/Mossoró, Mário Melo – Fundac/Mossoró, Taciana Chiquetti – Jornalista e Tica Soares – Gazeta do Oeste;

ü     Há 128 anos (04/05/1881), nasceu Antônio Soares Júnior (+1966), que veio a ser o primeiro médico nascido em Mossoró. Formou-se na Bahia, 1910, foi Deputado Estadual, Vice-presidente da Intendência, Intendente (1923-1925), Prefeito de Mossoró (193-1935) e Professor da Escola Normal.

**********PANO RÁPIDO**********

v      Memória: Na edição no 072/2008 (de 18 de maio), relatamos os seguintes temas: Desabafo do Amigo Leitor (Narciso Júnior), MP Beneficia 700 Mio Militares, Nova Previdência do RN, Demitidos por Collor. FIQUE SABENDO: Rocandores têm mais doenças cardiovasculares;

v      Brasil tem 25 casos suspeitos da nova gripe em 08 estados e DF, diz governo. No mundo são 1.085 casos em 21 países. FONTE: Globo.com, em 04/05/2009;

v      Maio pode ser considerado o mês mais feminino do ano, por agregar um grande número de datas em homenagem às mulheres. Este é o quinto mês do calendário gregoriano e é composto por 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Mas outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes. FONTE: http://www2.portoalegre.rs.gov.br;

v      Hoje é Dia de Rondon, Dia do Campo, Dia Nacional das Comunicações e Dia Nacional do Expedicionário. Amanhã (06) é Dia do Cartógrafo, Dia do Taquígrafo e Dia Nacional da Matemática.

"Quem canta...

Você ama Matemática, eu adoro Português / Me arrependo do que fiz, e você do que não fez / Eu preciso de silêncio e você de multidão / Dois jeitos de ser, num só coração... . ("Matemática" – Composição: Indisponivel. Canta: Peninha).

os males espanta".

DEDICO esta edição aos profissionais da comunicação, aos expedicionários, aos cartógrafos, taquígrafos e professores/ras de matemática.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://professorwilliampereira.blogspot.com.

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Descubra uma nova internet. Internet Explorer 8. Mergulhe.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...