sábado, 16 de maio de 2009

Xadrez no Ceará: Memorial Cel PM Francisco Alves




XADREZ NA SEMANA DA POLÍCIA MILITAR

 

Nos últimos cinco anos a Federação Cearense de Xadrez, tendo a frente o presidente Fernando Lessa firmou parceira com a AORECE – Associação dos Oficiais Militares da Reserva e Reformados do Estado do Ceará no intuito de promover o xadrez como parte integrante da Semana da Policia Militar do Ceará. Este ano o Memorial Cel PM Francisco Alves chega a sua 13ª edição e será realizado no Auditório do Quartel do Comando Geral da PM (Av. Aguanambí, 2280 - Bairro de Fátima - Fortaleza/CE). Válido pelo ranking mundial de xadrez, o torneio será disputado no período de 21 a 24 de maio com distribuição de premiação em dinheiro, além de troféus e medalhas para os melhores colocados. O sistema de disputa será suíço em seis rodadas para cada jogador, com cadência de duas horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Federação Cearense – www.xadrezcearense.com.br.

 

CURSO AVANÇADO PARA ÁRBITROS DE XADREZ

 

Arbitrar torneios de xadrez tem se tornado uma responsabilidade cada vez maior para os serventes dessa modalidade esportiva, dado o alto nível técnico que tem alcançado os jogadores brasileiros. Concomitantemente, as competições tornam-se cada vez mais profissionais do ponto de vista organizacional, exigindo dos árbitros e diretores de torneios um nível de conhecimento técnico e logístico crescentemente mais apurado. Mesmo as competições onde a maioria dos jogadores são iniciantes requerem dos responsáveis por estes torneios a aplicação de técnicas logísticas, e dos árbitros especial atenção à aplicação das leis do xadrez. Ademais, torneios que contam com a participação de jogadores renomados o rigor das ações tendem a ser cada vez mais necessárias, de forma a garantir um bom resultado, tanto para quem promove, quanto para quem patrocina.

 

Com intuito de garantir melhor qualidade técnica ao árbitros o presidente da Federação Cearense de Xadrez e também árbitro da World Chess Federation (FIDE) ministrará curso de aperfeiçoamento para árbitros já graduados nas categorias AA e AR. O Curso Avançado de Organização e Arbitragem de Torneios de Xadrez prevê além do conhecimento técnico necessário ao bom desempenho das funções, a discussão sobre a necessidade do árbitro de xadrez ser um formador e colaborador do desenvolvimento ético, social e humano dos praticantes do xadrez, seja ele como esporte de competição ou apenas como atividade sócio recreativa. Além disso, o curso é pré-requisito para a solicitação de promoção de graduação no quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Xadrez, entidade que chancela o curso.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

__._,_.___
FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
Entidade Máxima do Xadrez no Ceará
Site: http://www.xadrezcearense.com.br
Blog: http://xadrezcearensenews.blogspot.com
e-mail: xadrezcearense@yahoo.com.br
Telefones: (88) 3412 1672 / 9956 2849 / (85) 9933 8628

DIRETORIA 2009/2010
PRESIDENTE: Fernando Alves Lessa
VICE-PRESIDENTE: João José Monteiro Lima
SECRETÁRIA: Ediléia Patricia da Silva Sousa Lessa
TESOUREIRO: Alessandro Marinho Bezerra
DIRETOR TÉCNICO: Antônio José da Silva Bezerra
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...