domingo, 31 de maio de 2009

O TABULEIRO E O REI

 O Tabuleiro e o Rei

 

black king

Sempre tentei criar uma analogia entre um jogo de xadrez e uma empresa. Por um acaso, ano passado, no programa final do aprendiz de 2008 os participantes tiveram que escolher com qual peça do xadrez eles se identificavam, não sei se a resposta realmente decidiriaquem ganharia o jogo até porque acho que não existem respostas certas. Mas nas minhas tentativas de analogia com o jogo eu vejo o "Quem é Quem" da seguinte maneira:

  • O Rei: seriam os acionistas ou donos que não gerenciam a empresa, são aqueles que realmente importam na empresa;
  • A Dama: seria o diretor da empresa, o CEO. Apesar de ser importante no jogo a empresa pode perdê-lo e conseguir um novo "promovendo" um peão. A Dama assim como o CEO pode fazer quase todos os movimentos dentro da empresa, exceto o movimento do cavalo.
As demais peças foram difíceis de caracterizar como algo na empresa, segue a idéia mais "trabalhada" que consegui:
  • O Cavalo: seria o setor de P&D, os avanços deste setor assim como da peça em questão podem atingir várias áreas. Se olharmos as casas de alcance de um cavalo podemos pensar no quanto os avanços das pesquisas podem atingir vários produtos;
  • O Peão: por conseqüência são os diversos produtos de uma empresa, que por diversas vezes num jogo ficam suportados pelo cavalo, ou seja, pela pesquisa do setor de P&D;
  • A Torre: seria o conselho da empresa que pode dar suporte a qualquer ação de qualquer peça;
  • O Bispo: seria o departamento de marketing que consegue atravessar os mercados.
É claro que existem milhares de outras maneiras de pensar, a torre, por exemplo, poderia ser o departamento de produção, o bispo uma consultoria geral.
Comentem, digam o que acham, o que cada peça do tabuleiro representa melhor na concepção de vocês?
Abraço!
Cassius Busemeyer, Estudante de Gestão da Informação - UFPR. Desenvolvi pesquisa na área de Inteligência Competitiva, Cenários Prospectivos, Mapeamento de Competências Tecnológicas.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...