terça-feira, 12 de maio de 2009

O QUE MUDA NAS LEIS DO XADREZ - FEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ

FONTE http://www.xadrezcearense.com.br/lei_xadrez_2009_principais_mudancas.php

FCXFEDERAÇÃO CEARENSE DE XADREZ
CNPJ: 07.884.653/0001-20
Fundada em 15 de agosto de 1949 / Filiada à Confederação Brasileira de Xadrez
Rua José de Queiroz Pessoa, S/N - Quixadá/CE - CX. POSTAL 46 - CEP: 63900-000
Telefones
: (85) 9933 8628 / (88) 8842 3914 / (88) 9956 2849 / (88) 3412 1672
Presidente: Fernando Alves Lessa
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14210919849429585399
Email/MSN: xadrezcearense@yahoo.com.br

Seja bem-vindo(a) à Federação Cearense de Xadrez.
HOME - DIRETORIA - CALENDÁRIO - ÁRBITROS - PGTO DE TAXAS - RATING - JOGADORES EM DIA

O QUE MUDA NAS LEIS DO XADREZ A PARTIR DE 01/07/2009?
Comentários do AI Antônio Bento e adaptação do AN Fernando Alves
1) Partidas de 60 minutos para cada jogador passam a ser ritmo de xadrez pensado.
As partidas no ritmo de xadrez rápido passam a ficar no intervalo [15' a menos de 60'] e as de xadrez clássico no ritmo a partir de 60'.
2) Jogador que não chegar no horário marcado perderá a partida.
A tolerância será zero para atraso. Isso ainda não está aprovado, vai depender do 'Board' da FIDE que deverá se reunir ainda no início deste ano.
3) O árbitro deverá corrigir os tempos de relógios que estejam incorretos.
O texto da lei atual é impreciso, fala sobre ajuste dos tempos antes de começar a partida e sobre substituição de relógios defeituosos. Agora fica bem claro que o árbitro pode intervir e ajustar os tempos dos relógios, caso seja necessário.
4) Organizadores poderão proibir empates por acordo.
A partir de 1º de julho o regulamento de uma competição poderá especificar que os jogadores não poderão empatar de comum acordo num determinado número de lances, ou mesmo que não poderão empatar em hipótese alguma sem o consentimento do árbitro. Esta é um regra polêmica. É possível que vigore apenas nos torneios com premiação alta e naqueles com cobrança de ingresso para os espectadores. É triste você pagar um ingresso caro para assistir uma partida entre dois Super GM e sair frustrado depois de vê-los empatar numa partida insossa, digamos de 10 lances, sem luta.
5) Punição para reivindicação de empate indeferida.
As solicitações de empates por repetição de posições (Art. 9.2) e 50 lances (Art.9.3) feitas incorretamente será apenas de acréscimo de 3 minutos para o adversário do jogador reivindicante. Na lei atual o ritual é complicado e é empecilho para a padronização de arbitragem.
6) Jogador não será obrigado a parar o relógio para reivindicar empate baseado no Art. 10.2.
Nas reivindicações de empate com base no art. 10.2 o jogador deverá chamar o árbitro e poderá (ou não) parar os relógios. Na lei atualmente em vigor, o jogador é obrigado a parar o relógio antes de chamar o árbitro. Os árbitros não são obrigados a intervir quando a reclamação não segue o ritual de parar o relógio antes de proceder com a reclamação.
7) Sem permissão do árbitro é proibido portar celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico exceto se estiver desligado.
Entretanto, se o celular soar ou o dispositivo produzir ruído, o jogador perderá a partida. O texto da lei atual é impreciso e prejudica a padronização de arbitragem.
8) O jogador poderá apelar contra qualquer decisão do árbitro.
A menos que o regulamento da competição especifique de outra forma, o jogador poderá reclamar sobre qualquer decisão do árbitro. O texto demonstra preocupação do legislador com as decisões do árbitro que são definitivas (não cabem recurso), como por exemplo, as baseadas no Art. 10.2. No entanto, abre a possibilidade de o organizador ou árbitro regular esta questão no regulamento técnico da competição. Atualmente, se o organizador criar tal dispositivo colide com a Lei e a FIDE pode recusar o registro bem como o cálculo do rating ou aprovação de eventual norma.
9) Fumar é permitido somente na área determinada pelo árbitro.
Fica bem claro onde é permitido fumar durante a realização das partidas. Assim, o árbitro poderá aplicar punição mais rigorosas porque não mais cabe advertência. Na lei atual, a questão do fumo é tratada 'en passant' e refere-se a 'area reservada para fumantes'.
10) Expectador pode informar ao árbitro (e somente a ele) se observar alguma irregularidade durante a partida.
Trata-se de novidade. A lei atual é mais rígida e proibe qualquer interferência do espectador. Claro que o espectador terá de ser discreto quando observar a irregularidade e dar conhecimento somente ao árbitro.
11) Foi estendida a todos a proibição de portar qualquer dispositivo eletrônico na sala de jogo e áreas contíguas, a menos que devidamente autorizados pelo árbitro.
Excelente medida porque alguns jogadores costumam não portar o celular e deixá-lo com outra pessoa que tenha acesso ao ambiente do torneio.
12) Foi estendida a todos a proibição de portar qualquer dispositivo eletrônico na sala de jogo e áreas contíguas, a menos que devidamente autorizados pelo árbitro.
Na lei atual a proibição é restrita ao uso de celular.
13) É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer maneira.
Isto inclui reclamações sem cabimento, ofertas de empate também sem cabimento ou introduzir qualquer fonte de barulho na área de jogo. Isso significa que o jogador não poderá pertubar o adversário fazendo qualquer tipo de barulho na sala de jogo, como por exemplo, enquanto estiver sentado à mesa de jogo, comer fazendo barulho no manuseio de alimentos ou de garrafas d'água, chacoalhar ou bater peças na mesa, entre outros exemplos de mau comportamento com a finalidade de quebrar a concentração do adversário.
14) O árbitro poderá intervir nas partidas de xadrez rápido e blitz.
Nas partidas de xadrez rápido e blitz se houver adequada supervisão da arbitragem (em pelo menos 3 partidas) as regras de competição se aplicam. Isso significa que o árbitro poderá intervir conforme estivesse numa competição de xadrez pensado.
15) Na partida de rápido e blitz em que não haja adequada supervisão de arbitragem, o árbitro poderá intervir se as duas setas estiverem caídas.
Nas partidas de blitz lances ilegais não poderão ser corrigidos a menos que os jogadores concordem. Isso, no meu entendimento, já está subentendido na Lei Atual. É absurdo pensar que uma partida tecnicamente acabada poderia prosseguir indeterminadamente. Isso certamente causa embaraço à arbitragem e programação do torneio. Com as duas setas caídas o árbitro poderá intervir e encerrar a partida homologando o resultado.
16) Faculdade de anotação de lances.
Será facultativa a anotação, na planilha, de xeque, xeque-mate ou captura de peça. Na lei atual somente está claro que é facultativa a anotação de xeque ou xeque mate.
17) Apêndice regulará o Chess960.
O xadrez randômico criado pelo ex-campeão mundial Bobby Fischer (e desenvolvido por outros adeptos) será contemplado com uma alínea no apêndice da nova Lei. O assunto ainda depende de definição do 'Board' da FIDE.
FONTE: http://www.xadrezcearense.com.br/lei_xadrez_2009_principais_mudancas.php


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...