sábado, 9 de maio de 2009

MENINAS ESPANTAM PRECONCEITO NO XADREZ

Meninas espantam preconceito no xadrez

FONTE: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL143986-4271,00-MENINAS+ESPANTAM+PRECONCEITO+NO+XADREZ.html
Minoria no esporte, alunas fazem bonito na competição durante as Olimpíadas Escolares
Simone Evangelista Simone Evangelista Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Simone Evangelista
GLOBOESPORTE.COM
Alunas das Olimpíadas Escolares mostram que também podem ser feras no xadrez
Em vez dos gritos e da correria, muita calma e concentração. Depois de seis dias de competições como atletismo e futsal, começaram as disputas de xadrez nas Olimpíadas Escolares, que acontecem em Poços de Caldas (MG). Assim como no futebol, esporte mais popular do Brasil, as meninas também são minoria quando se trata do jogo de tabuleiro.

- Aqui no Brasil, o xadrez é pouco divulgado, especialmente entre as meninas. É como o futebol, parece que só os homens podem jogar. Mas estamos mostrando que isso, de verdade, não tem nada - diz a estudante Gabriela Dourado, do Colégio Militar de Salvador.


Um bom exemplo é a carioca Andreza Silva. Aos dez anos, a menina, que encarava partidas de futebol contra os meninos em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, passou a jogar xadrez, incentivada por seus professores em uma escola municipal de seu bairro. Dona de um grande talento para o jogo, ela logo foi notada pelo professor Pietro Silva, que a convidou a ser bolsista do Centro Integrado Santa Mônica, onde estuda até hoje. A bola ficou para trás, mas a vontade de quebrar barreiras continua firme.

- Já me disseram que jogar xadrez é coisa de CDF, mas eu nem ligo. Gosto mesmo é de competir e quero tirar o primeiro lugar! - garante a carioca, de 12 anos.


Simone Evangelista
GLOBOESPORTE.COM
Professor de Andreza, Pietro Silva diz que esporte ajuda a melhorar notas na escola
Nota dez no xadrez, nota dez na escola
Independentemente do sexo, os técnicos presentes nas Olimpíadas Escolares são unânimes: além de desenvolver o raciocínio e a concentração, jogar xadrez é garantia de boas notas em sala de aula.

- O xadrez melhora a concentração e o raciocínio. Já peguei boletins de alunos e pude fazer a comparação: aqueles que jogavam xadrez tinham sempre as melhores notas na escola - explica o professor Pietro Silva.

A professora Joanésia Carvalho, de Tocantins, faz coro com o colega e lembra que, quanto antes a criança começar a praticar a atividade, melhor.

- O esporte melhora muito a questão da atenção. Com certeza, uma criança que começa no xadrez desde cedo será uma aluna melhor na escola - conta ela, que já teve alunos que jogavam xadrez desde os cinco anos de idade.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

******

NOTA DO BLOG: Esta matéria é do ano de 2007.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...